Inteligência Intrapessoal: O que Significa – Como Desenvolver

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Inteligência Intrapessoal: O que Significa – Como Desenvolver

Por: Coach Iracema Rodrigues

Desde que nascemos somos estimulados a desenvolver duas inteligências: linguística e lógico/matemática. O que pouca gente sabe é que existem pelo menos mais 7 outras inteligências e nesse artigo nós iremos refletir sobre a Inteligência Intrapessoal, essa não foi ensinada na escola e muitos de nossos professores também não a conhece, nossos pais também provavelmente nunca ouviram falar. E agora?

inteligencia intrapessoal

 

Inteligência Intrapessoal – O que é ?

A inteligência intrapessoal é a capacidade do indivíduo em identificar as próprias emoções
e sentimentos, orientando-se de maneira favorável para lidar com as situações e necessidades ou seja, tem a ver com a capacidade de auto-compreensão.

Trata-se de um dos componentes das inteligências múltiplas propostas por Howard Gardner, psicólogo de Harvard que sugeriu a existência de diversos tipos de inteligência em seu livro.

É uma característica que quando desenvolvida, permite que a pessoa tenha domínio sobre seu comportamento e tome decisões favoráveis em sua vida. Pessoas com essa características conhecem muito bem todos os pontos que as envolvem, como quais são suas ambições, o que as motiva, o que as desanima, seus sonhos e missão, enfim, aonde elas querem chegar.

Assim, a inteligência intrapessoal está associada ao acesso à própria vida emocional e sentimental. É, por conseguinte, a faculdade da pessoa para se conhecer a si mesma.

Objetivamente é possível observar algumas características recorrentes nas pessoas que têm bem desenvolvida a inteligência intrapessoal:

  • Introspecção calculada e orientada para o entendimento de si mesmo;
  • Capacidade de elevar a autoestima uma vez que conhece e aprecia seus pontos fortes;
  • Sabe reconhecer com facilidade quais são as suas qualidades e os pontos que ainda precisa melhorar;
  • É capaz de compreender as suas emoções e as adequar às necessidades que tenha ou às situações que esteja a viver;
  • Consegue se manter no presente, minimizando assim os efeitos de tristezas do passado e ansiedades pelo futuro
  • Administração dos próprios pensamentos evitando assim, se ligar em negatividades
  • É alguém que, na hora de se estabelecer metas, tem sempre consciência da realidade. A partir daí, fixa objetivos que sabe que é capaz de cumprir congruentes com suas possibilidades.

Ao identificar as suas emoções, a pessoa pode interpretá-las e orientar o seu comportamento. A meditação e a reflexão figuram entre os meios que contribuem para aumentar o autoconhecimento e desenvolver o relacionamento intrapessoal.

 

Os especialistas afirmam que a inteligência intrapessoal ajuda no sentido de cada indivíduo percebe como é na realidade e aquilo que realmente deseja. Desta forma, ao ver com clareza os seus verdadeiros desejos, pode orientar a sua conduta para esses objetivos.

 

Exercícios

benefícios inteligencia intrapessoal emocionalMuitas são as atividades e exercícios que existem na hora de qualquer pessoa poder empreender para uma melhoria da sua inteligência intrapessoal. Destacarei aqui algumas delas:

  • Escrever uma autobiografia ou um diário. Isso ajuda a pessoa a se perceber, se entender. Frequentemente as pessoas se lembram de fatos remotos a muito tempo esquecido e que se conecta com sua realidade atual. Sempre passo esse exercício pra todos os meus coachees (clientes de coaching).
  • Realizar uma lista com todas as qualidades que se tem e que sejam vantajosas. Pode ser usado em diversas situações como por exemplo quando se está em busca de emprego ou de um companheiro ou companheira, relações sociais e em tudo o mais na vida.
  • Lista dos pontos de melhoria. Estamos nesse planeta para nos desenvolver e evoluir, mas não conseguiremos se negarmos nossas falhas, também não precisamos brigar com nossas imperfeições. Quando fazemos a lista nos permitimos olhar pra isso, e olhar pra qualquer situação já é um primeiro passo para cura.
  • Refletir acerca do ponto em que se está e fazer por aquilo onde se quer ir. Isso também é uma passo “corriqueiro” no coaching e na PNL. Se você vir me visitar e estiver perdido, quando me ligar perguntando qual caminho deve seguir, a primeira coisa que vou te perguntar é: onde você está? Assim, lembre-se de duas coisas fundamentais: onde você está e onde quer chegar? Pra quem não sabe onde quer chegar nenhum caminho é o certo.
  • Estabelecer metas claras, mensuráveis e alcançáveis de curto, médio e longo prazo.

E por último, se você puder, faça um processo de coaching com PNL para desenvolver sua Inteligência Intrapessoal, assim você terá acesso a mais técnicas e ferramentas para gerenciar as próprias emoções, sentimentos e comportamentos em seu próprio benefício.

Faça o download e Leia Meu eBook em PDF: Sucesso na Vida à Luz da Constelação Familiar ►►Saiba Mais 

 

Não Confundir Inteligência Emocional/Interpessoal com Inteligência Intrapessoal

A Inteligência Emocional é um conceito proposto pelo psicólogo Daniel Goleman no livro Inteligência Emocional. “Está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas ajudando-as a liberarem seus melhores talentos e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns”. (Gilberto Vitor)

Logo, ao meu ver a inteligência emocional/interpessoal está mais relacionada a manipulação (controle/ administração) das emoções de si e das pessoas com quem se convive, seja na vida social, familiar ou profissional, enquanto que a Inteligência Intrapessoal está mais ligada à compreensão das próprias emoções/sentimentos e alinhamento dessas com os comportamentos, é uma linha bem tênue, mas que faz muita diferença.

 

Mais Algumas Características da Inteligência Intrapessoal
  • Capacidade de despertar o melhor de si em todas as situações.
  • Foco e concentração nas atividades desempenhadas;
  • Facilidade de resolução de conflitos;
  • Determinação e persistência para atingir os resultados desejados;
  • Disciplina;
  • Auto-compreensão;
  • Independência para criar o próprio caminho;
  • Maior capacidade de realização;
  • Comportamento congruente com princípios e valores;

Desejo que esse material tenha sido útil a você. Se puder curta e compartilhe em suas redes sociais, quem sabe você seja um elo entre esse conhecimento e alguém que esteja precisando muito dele?

Calma na Alma

Com carinho,

Coach Iracema Rodrigues

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Iracema Rodrigues

Sobre o autor | Website

Apaixonada por desenvolvimento humano e de negócios, formou-se em Administração pela Universidade Católica de Brasília; Em Coaching pela Academia Brasileira de Coaching, certificada pelo BCI - Certificadora internacional. Em PNL pelo Instituto Ânima de Desenvolvimento Humano; Em Hipnose Clínica pelo NAVE - Núcleo de Apoio à Vida em Expansão e em Constelação Familiar pelo Instituto Adoleser com Ternise Torres Atualmente atende online por vídeo chamada e presencial em Brasília - Águas Claras DF onde atende individual, casal e conduz grupos de Constelação Familiar. Tem uma vasta experiência em orientação a empreendedoras autônomas com Coaching, PNL e princípios da Administração de Empresas. Para falar com Iracema Rodrigues Clique neste link (https://opoderdoser.com/contato-iracema)

Despertar Interior

Junte-se à Nós e embarque em uma viagem de autoconhecimento e espiritualidade

Somos Contra Spam