5 passos para desenvolver a Inteligência emocional

Inteligência interpessoal – desvendando as emoções


o poder do ser
Olá, no artigo anterior falei sobre a primeira dica para desenvolver a inteligência emocional : autoconhecimento. Esta dica vou incluir nesse artigo, dentro dos 5 passos para utilizar a inteligência emocional com qualidade.
Esta classificação foi baseada na obra deDaniel Goleman : inteligência emocional. Ah aliás , se quiserem ler o livro, aconselho, baixe ele aqui.

5 passos para utilizar a inteligência emocional

Primeiro passo: conhecer as próprias emoções

Creio que esse seja um dos passos mais importantes e difícil. Reconhecer nossas falhas e pontos a melhorar são difíceis, pois fomos criados para sempre escondermos nossas imperfeições debaixo do tapete.
Queremos mostrar sempre o nosso melhor às pessoas, e nossas emoções negativas são ignoradas,  sendo consideradas fatores da nossa personalidade e ponto final.
Se quisermos realmente mudar,  temos que olhar para dentro de uma forma neutra,  sem pré– conceitos e apontar nossas falhas,  perceba as emoções negativas que surgem, e descobrirá facilmente o motivo delas aparecerem.
A auto sabotagem é  um fenômeno onde a pessoa foge da realidade dos fatos,  baseado na sua formação pelo sistema de crenças.
Enquanto isso não for desfeito, teremos dificuldades em nos conhecer por completo. Comece hoje com decisão e seja neutro no que encontrará.
A partir daí,  você saberá do que estará tratando e não será mais vítima de si mesmo.

Segundo passo: lidar com as emoções

As emoções são inevitáveis em nossa vida,  portanto viver sem elas,  é ir contra nossa natureza e ser infeliz. O que podemos fazer é equilibrar nossas emoções durante a nossa jornada. Não exagerar,  não perder o controle, pois a mente não é a gente.

Nos a possuímos,  e com o uso correto, podemos desenvolver paz e serenidade, aquietando a mente para perceber-nos a beleza da vida sem distorções .

=>> Leia também sobre O Efeito Sombra

Terceiro passo : Motivar-se

Nosso cérebro emocional pode criar desordem em nossa vida se utilizado de forma errada, ou nos motivar, que é o fator indispensável para conseguirmos nossos objetivos.
opoderdoser
A motivação équando colocamos sentimento,  emoção positiva no que pretendemos fazer.  É o motivo para a ação,  mas o motivo deve vir com sentimento de entusiasmo. Só nos temos o poder de nos motivar.
Existem pessoas mais iluminadas ao nosso redor que podem nos mostrar o caminho,  mas a decisão de seguir, é inteiramente nossa.

Quarto passo: reconhecer as emoções nos outros

Este domínio de reconhecer as emoções nas pessoas,  facilita a sua resposta em relação a isso.  Quando conseguimos nos colocar no lugar da pessoa e compreendermos que suas atitudes são baseadas em sua formação,  suas crenças,  iremos tratá-las com mais amor e compreensão.
o poder do serNo momento que sabemos que a pessoa tem um comportamento específico dentro dele,  o que nos resta, senão compreender e não se espelhar nas emoções negativas quando são despertadas nos outros, auxiliando na transformação dessas emoções através do amor.

Quinto passo: lidar com os relacionamentos

Este passo é atingido,  obtendo autoconhecimento, identificando as emoções nas outras pessoas e em você mesmo,  e saber administrar isso com sabedoria.
Um dos piores vilões na arte de se relacionar, é as reações condicionadas pela mente. Desconstrua as reações negativas em você.

São sujeiras impregnadas na mente,  que são disparadas em momentos de fúria,  ou uma situação que remete ao passado, situação essa que lhe causou desconforto.

Conclusão

Seguindo estes passos com maturidade, nos tornaremos seres humanos melhores e mais capacitados a lidar com as situações da vida e a paz incondicional. O poder do ser está em se enxergar além de seus pensamentos conflitantes.
Não sejamos reflexo do passado e aspirantes do futuro  e sim senhores do presente.
Obrigado por ler o artigo,  caso gostem, recomendem no Facebook e Google +.

Continuar Lendo abaixo:

Fabio Alves

Sobre o autor (a) | Website

Meu nome é Fabio Alves, e criei o blog http://opoderdoser.com/, com o intuito de compartilhar conteúdo sobre desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, além de dar espaço para profissionais da área fazerem o mesmo. Muito Obrigado por você estar aqui

FAÇA PARTE e RECEBA Conteúdos sobre Desenvolvimento Pessoal e Espiritualidade GRATUITAMENTE

100% seguro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. CLEIDE J S disse:

    Gostei. Claro, simples e sucinto. Forma bem didática de passar a informação.