Autoestima Baixa: O que fazer | Sintomas | Porquê Ocorre e Dicas

Hoje vamos falar de autoestima baixa, mas antes vamos só entender melhor  o que é autoestima.

A Autoestima , como o próprio nome diz, significa ter estima por si próprio. Ter amor incondicional, respeito, admiração pela pessoa que você é.

É preciso ter cuidado com algumas armadilhas, exemplo: Comparação com outras pessoas, seja com intuito de se sentir melhor ou mesmo pra se depreciar, cada pessoa é única, sendo impossível uma comparação justa, além do mais quando você se compara às outras pessoas, não está se amando incondicionalmente, mas sim, manifestando carência e dependência afetiva.autoestima-baixa-como-aumentar

Sendo assim, apenas desenvolvendo o verdadeiro amor  pelo simplesmente fato de você ser, é que se libertará de uma vez por todas das dependências externas materiais ou sentimentais que mascaram sua essência verdadeira.

A autoestima costuma ser confundida com autoconfiança e auto-aceitação. De fato as diferenças são muito sutis e não é nosso objetivo aprofundar na questão conceitual, mas sim, entender que autoestima tem a ver com o valor que a pessoa se atribui, ou seja, é algo bem subjetivo, de ordem emocional, como reconhecemos nossas qualidades e, sobretudo o quanto a gente sente merecedores do que há de melhor.

 

Autoestima Baixa: O que fazer?

“Antes mundo era pequeno

Porque Terra era grande

Hoje mundo é muito grande

Porque Terra é pequena…” (Gilberto Gil).

Aí você pensa: A coach tá doida, o que tem a ver essa música com baixa autoestima? Eu explico… É que fiquei pensando no quão rápido estão as coisas, o quanto o mundo anda exigindo cada vez mais agilidade, desempenho, objetividade da gente…

“Aí a gente vai seguindo a boiada…

Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro

É duro tanto ter que caminhar

E dar muito mais do que receber

E ter que demonstrar sua coragem

À margem do que possa parecer

E ver que toda essa engrenagem

Já sente a ferrugem lhe comer

Êh, oô, vida de gado; Povo marcado; Êh, povo feliz! ” (Zé Ramalho)

Pessoas amadas, o primeiro passo pra resolver a questão da autoestima é identificá-la e pra isso você precisa PARAR. Isso mesmo PARE, pare de correr, pare de resolver coisas pare de dar satisfação para o externo e olhe pra dentro de você…

“Tudo é uma questão de manter
A mente quieta
A espinha ereta
E o coração tranquilo” (Walter Franco, cantada por Leila Pinheiro)

Sim, pare um pouco, seus filhos não vão morrer, seu chefe não vai te demitir, a bolsa de valores não vai cair por você sair um pouco da confusão mental a que somos expostos com tantas distrações, tantos ladrões de tempo e energia (um deles a internet, se você fizer mau uso dela) respire, pergunte-se QUAL É A SUA necessidade. Sim, porque uma das características de quem tem autoestima baixa é dar prioridade às necessidades dos OUTROS.

Identifique quais são as suas necessidades e vontades, perceba seu corpo, talvez ele esteja precisando de algum nutriente, de algum hidratante, de algum chamego… Dê você mesma (o) o que o seu corpo precisa, porque outra característica de quem tem autoestima baixa é esperar dos outros aquilo que nem a própria pessoa se dá. Sacou?

Agora pensa comigo, se você não se prioriza… Porque outra pessoa iria fazer isso? As pessoas em sua volta tendem a gostar do mesmo que você, então se ame e multiplicará por um milhão as chances das outras pessoas também te amarem.

 

Quais São os Sintomas da Autoestima Baixa?

baixa-autoestima-oquefazer-sintomas

Já falei acima algumas características e elas também já servem como sintomas, mas vamos ampliar as possibilidades de entendimento desse mal tão sorrateiro, que surrupia a nossa qualidade de vida, te rouba a capacidade de sentir-se merecedor(a) de tudo o que há de melhor, sim, perceba que eu me refiro ao que há de melhor, é isso que todos nós merecemos.

 

Sintomas:

Não gosta do que vê no espelho. Amada, amado… O corpo que você recebeu de Deus através dos seus santos pais, (sim, seus pais são maravilhosos, te possibilitaram a vida neste planeta e enquanto você não os “tomar”, como diz Bert Hellinger, criador das Constelações Familiares, sua vida não fluirá com leveza).

Esse corpo que você recebe é o que melhor atende às suas necessidades nessa vida, se você causou a ele algum dano, ele pode ser revertido, então AME-O, não importando se ele é parecido com a da miss tal ou da atriz tal, ou se não é parecido com o do galã tal.

É o seu corpo, é o único que você tem e se o que você não gosta nele for alguma questão que já saiu da “fábrica” assim, então é que você tinha a necessidade de experimentar uma existência com um corpo ASSIM. E ponto! Sem mimimi…

Aí você pensa, nossa ela começou tão meiga e agora tá tão, tão brava… É que isso é muito importante, realmente não há autoestima pra quem detesta seu corpo, se você não gosta do seu corpo, faça as pazes com ele. Sinta-o, ame-o. A repetição é de propósito. Pra entrar na sua cabeça kkk

Nunca se conecta consigo mesma (o). Conectar-se consigo mesmo tem a ver com respirar, meditar, estar no presente;

Medo constante de perder o parceiro ou parceira. Por mais que o seu cônjuge diga que te ama, que gosta de estar contigo, você tem medo de perdê-lo? Shiiii, se isso acontece é um sinal de baixa autoestima, no fundo você não se acha muito interessante, atrativa;

Sistema Imunológico fraco. Sistema imunológico sempre fraquinho tem a ver com quem quer chamar a atenção, a pessoa usa esse recurso inconscientemente pra ter os entes queridos ao seu lado, às vezes é o último recurso que o inconsciente pensa ter pra receber carinho e cuidados.

Para que esse artigo não fique muito grande, deixarei aqui somente esses quatro sintomas, mas você pode fazer a avaliação dos 10 itens que considero como sintomas de autoestima baixa clicando nesse link: http://bit.ly/autoestma_vencer, caso ainda não tenha feito.

 

Dicas de Comportamentos que desenvolve a Autoestima

autoestima-baixa-oquefazer-sintomas-porque-dicas

Para terminar, vamos às dicas que aumentam a autoestima:

 

PROCURE DESENVOLVER PENSAMENTOS FORTALECEDORES. Fique atenta, fique atento aos seus pensamentos, perceba se são enfraquecedores ou fortalecedores. Ex.: Se vai fazer uma entrevista, foque sua atenção nos seus pontos fortes e não naquilo que ainda tem a melhorar.

Quando pensar no relacionamento que tem ou que deseja ter, pense da mesma forma nas suas qualidades, no amor que você tem a oferecer e assim por diante.

AFIRMAÇÕES POSITIVAS. Esse método amplamente divulgado pela escritora americana Louise Hay é muito poderoso. Utilize durante o dia afirmações positivas sobre si, uma frase que gosto muito é: “eu me amo e me aceito profunda e completamente

PEÇA AJUDA. “Pelamor”… Se você tem baixa autoestima, não espere isso se transformar em uma depressão ou em uma somatização no seu corpo, peça ajuda AGORA, pois pedir ajuda não é sinal de fraqueza, é sinal de sensatez.

Todos nós precisamos de ajuda em uma ou em outra área da vida. Deus quis que fosse assim, não colocou nenhum ser nesse mundo auto-suficiente. Pense, só pra nascer já precisamos de dois outros seres, e mais um tanto de outras pessoas envolvidas no nosso nascimento.

Assim é… E aí a primeira pergunta de tudo mundo é: Quanto custa? Aproveito pra te perguntar: Quanto custa sua paz, sua qualidade de vida, seu bem estar, quanto vale?

E se você estiver completamente sem grana procure as universidades, geralmente eles têm atendimentos gratuitos nos cursos de psicologia.

Boa sorte fique na paz, conte sempre comigo. Se você acredita que mais alguém possa se beneficiar desse artigo, compartilhe em suas redes sociais e deixe seu comentário.

 

Iracema Rodrigues é apaixonada por desenvolvimento humano e das organizações, formou-se em Administração pela Universidade Católica de Brasília; em Coaching pela Acadêmica Brasileira de Coaching, certificada pelo BCI – certificadora internacional; Em PNL pelo InstitutoÂnima de Desenvolvimento Humano; Em hipnose clínica pelo NAVE – Núcleo de Apoio à Vida em Expansão. Aprendiz de Constelação Familiar

Criadora do Programa Autoestima na Prática, atende presencialmente no Guará-DF e online via Skype. Agende sua sessão pelo WhatsApp 61 98565-2526

Veja Também:
Augusto Cury
Augusto Cury
Acessar
Gerenciando a Ansiedade com Augusto Cury
Descobrindo meu Propósito
Descobrindo meu Propósito
Acessar
Acesse as Aulas Gratuitas
Desvendando o Segredo
Desvendando o Segredo
Acessar
Se você leu ou viu o livro ou DVD ...
Fitoenergética
Fitoenergética
Acessar
O Poder Oculto das Ervas: Participe da série Gratuita de Vídeos

Iracema Rodrigues

Sobre o autor | Website

Apaixonada por desenvolvimento humano, formou-se em Coaching pela Academia Brasileira de Coaching, certificada pelo BCI - certificadora internacional. Em PNL pelo Instituto Ânima de Desenvolvimento Humano; Em hipnose clínica pelo NAVE - Núcleo de Apoio à Vida em Expansão. Aprendiz de Constelação Familiar, a sua primeira formação foi em Administração pela Universidade Católica de Brasília. Valor mais precioso: Amorosidade. Um desejo: Servir. Atendimentos presencial e online Canais para informações e contratações de atendimento individual palestras e workshop: E-mail: iracema.pnl@gmail.com Facebook: Iracemacoach Site: http://iracemasillva.blogspot.com.br/ YouTube: coach iracema rodrigues WhatsApp: +55 61 98565-2526 Conte Sempre Comigo

FAÇA PARTE e RECEBA Conteúdos sobre Desenvolvimento Pessoal e Espiritualidade GRATUITAMENTE

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!