Técnicas de Persuasão Positiva para ter Melhores Relacionamentos

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Existem comportamentos, muitas vezes sutis, que afastam ou aproximam pessoas, e nesse artigo vamos falar de alguns erros que podemos estar cometendo na forma de lidar com o outro, e algumas técnicas de persuasão para aprender a compreender a si mesmo e o comportamento das pessoas ao seu redor.

 

O que Significa Persuadir?

Persuadir  a princípio, pode soar em um sentido pejorativo, como sendo características de alguém que sabe iludir uma pessoa para que ela faça o que o outro deseja. Certamente, existem enganadores que utilizam a persuasão para se aproveitarem das pessoas e isso é absolutamente condenável.

Entretanto, a persuasão pode e deve ser usada como forma de melhorar as relações humanas e profissionais na sociedade em que vivemos.

Mais do que isso, utilizamos a persuasão a todo o momento, em diálogos onde queremos expressar nosso ponto de vista e até no momento em que nos dispomos a ajudar alguém.

Técnicas de Persuasão ou Técnicas de Convencimento? Muitas pessoas confundem o ato de persuadir com o de convencer, mas saiba que para convencer alguém se abrange mais a razão, porém, persuadir envolve todas as áreas do cérebro, como a emocional e a área que envolve risco, estimulando a vontade interior da própria pessoa em mudar ou fazer algo.

Alguém pode estar convencida de algo racionalmente, mas mesmo assim prefere não mudar, pois seus motivos emocionais são mais fortes e acabam justificando suas escolhas.

Sendo assim, a persuasão é a capacidade de influenciar alguém utilizando fatores além do racional a tomar uma atitude ou responder da maneira que você deseja.

A seguir, listarei algumas dicas de como podemos nos comportar de uma forma mais assertiva e persuasiva nos relacionamentos em geral para evitar conflitos.

 

Evite Criticar as Outras Pessoas

técnica de persuasão positivaImagine que em uma empresa, uma colega de trabalho foi promovida antes de você, e ao invés de reconhecer isso, faz críticas a outras pessoas sobre o ocorrido. Nesse momento, você está expondo mais seu comportamento do que a pessoa em si.

Quando Pedro fala de Paulo, Pedro fala muito mais de Pedro do que de Paulo”. Lise Bourbeau

 

Por isso que em uma entrevista de emprego por exemplo, é proibido fazer críticas aos seus chefes anteriores, pois na cabeça do recrutador da vaga, pode ficar a impressão que você coloca a responsabilidade nos outros, agindo como vítima e incapaz.

Procure ser empático, se colocar no lugar da pessoa ou do fato, ao invés de criticar, pois dessa forma, será visto como uma pessoa de grande valor e confiança.

 

Como Despertar o Interesse da Pessoa te Ouvir?

Você já passou por uma experiência de contar algo extremamente relevante para uma pessoa, e ela simplesmente não dar a importância devida ao assunto? Sim, isso acontece muito e um dos fatores que explica isso é a ausência de expectativa.

Essa mesma expectativa é utilizada com maestria nas novelas através de uma ferramenta chamada “loop”. Já reparou como as cenas de novelas nunca se fecham, e sempre tem algo que “vai acontecer”, fazendo com que você crie expectativas e imagine como será o desfecho.

O loop é feito quando se entrega somente parte de uma informação, despertando o desejo da pessoa de concluir tal assunto ou história, aumentando a expectativa e despertando a curiosidade.

Perceba que quando se entrega uma informação extensa e sem expectativas, o impacto sobre o assunto é bem fraco e a resposta não será a altura de igual peso.

Nas relações pessoais e profissionais pode ser usado esse recurso quando você quer dialogar com alguém, mas antes, desperta o interesse nela antes para ouvir o que você tem pra falar.

Com isso, será bem menor a quantidade de assuntos mal compreendidos ou ignorados em uma relação, tornando-o uma pessoa que é sempre ouvida com atenção, facilitando o entendimento da sua mensagem.

 

As Decisões São Mesmo Racionais?

Pensamos estar no controle das situações através da nossa capacidade racional de decidir e resolver problemas, mas não é assim que pensam muitos especialistas em comportamento humano, como o psicólogo Daniel Kahneman, ganhador do premio Nobel de economia onde defende a seguinte tese:

No processo de decisão do cérebro humano, a intuição, emoção e os sentimentos se sobressaem à razão.

Isso significa que as decisões são tomadas sob influência de fatores emocionais, e a racionalidade apenas validam como coerente ou não, criando justificativas para as decisões.

 

Muitas vezes queremos algo emocionalmente falando, e utilizamos justificativas racionais para realizarmos determinada tarefa ou tomada de decisão. Economizamos esforço do cérebro racional, chamado neocórtex, pois ele é mais lento e demanda mais energia do nosso corpo, logo, os fatores emocionais e experiências anteriores influenciam mais no processo de decisão.

Por exemplo: Quando se quer tomar um refrigerante, sabemos que racionalmente ele faz mal a saúde, porém, justificamos dizendo ”se eu tomar somente agora, não fará tão mal assim”.

Sabendo disso, podemos nos relacionar melhor com as pessoas nos preocupando em demonstrar o lado emocional de uma situação racional, e também respeitar e compreender o lado emocional do outro.

 

Como Você Pode se Expressar Melhor

 

Em primeiro lugar, não devemos copiar as outras pessoas, querendo ser e agir como elas para só assim nos expressarmos melhor, porque cada pessoa tem sua característica única de ser.

Uma dica realmente prática para se expressar melhor é gravar suas apresentações ou algum conteúdo que você quer comunicar para alguém. Dessa forma, você verá todos os seus erros, que talvez nem tivesse percebido ainda, e poderá trabalhar em cada um deles passo a passo.

Alguns pontos devem ser observados como a expressão facial e corporal que se tem durante a comunicação, o tom de voz, velocidade e energia com que se transmite uma ideia. Tudo isso fazem parte das técnicas de persuasão que influenciam as pessoas inconscientemente, facilitando a compreensão e aceitação de suas idéias.

 

Como Terminar uma Discussão?

como terminar uma discussão

Quando entramos em uma discussão, dois fatores são preponderantes para que isso ocorra: Você se importa com a pessoa que está a sua frente e quer resolver aquele determinado assunto.

Entretanto, quando começamos uma discussão calorosa, subindo o tom de voz, o cérebro muda a chave interna e se prepara para uma verdadeira guerra onde a intenção é somente vencer a discussão.

Durante a “guerra” da discussão, são trazidas armas do passado, como justificativas para convencer que se tem a razão e vencer a discussão, como por exemplo:  “você lembra aquela vez que você fez isso ou aquilo…”

Com isso, o assunto inicial a ser resolvido acaba sendo esquecido e a discussão se torna destrutiva para ambos, fazendo com que no final, nunca haja um vencedor.

Sim, mesmo aquele que teoricamente vence a discussão, não sairá vencedor, pois a outra pessoa ficará chateada.

Mas afinal de contas, como terminar uma discussão? Não entre nela.

Simplesmente abandone a discussão e lhe dê 5 minutos para que seu cérebro saia do “modo de guerra”, e com isso, surgirá mais clareza e sabedoria para resolver o assunto inicial de forma harmônica.

No entanto, o outro pode não sair do modo de guerra da mesma forma que você, por isso o melhor a se fazer para evitar que a discussão destrua a relação é estabelecer um acordo prévio com a pessoa que você gosta, sendo um amigo, esposa, marido, etc…

O intuito é que combinem que quando entrarem em uma discussão faça algum sinal ou diga algo que sinalize que a discussão deve ser encerrada naquele momento, e conversada posteriormente com mais tranqüilidade.

► Veja também: Os Benefícios do Tai Chi Chuan para a Saúde Física e Mental 

 

Como Fazer uma Pessoa Gostar de Você?

Já reparou que quando uma pessoa te ouve com atenção, entende seus sentimentos e simplesmente está focada em saber sobre você, te desperta uma simpatia, um sentimento bom por ela imediatamente?

Isso ocorre porque quando nos dão plena atenção, nosso ego é enaltecido, se sente bem, assim como uma carência natural que existe em nós é suprida e confortada pela pessoa.

Todas as pessoas querem atenção, e por isso que, quando você dá atenção exclusiva para o que a pessoa está falando, se importando realmente com ela, entrando em seu universo, com certeza você passará uma ótima impressão e a tendência é que ela goste de você. Por isso, é uma das melhores técnicas de persuasão para criar conexão.

 

Como Dizer Que Uma Pessoa está Errada?

 

Primeiro, evite dizer claramente que a pessoa está errada. Quando fazemos isso, despertamos o instinto de defesa da pessoa ou de exigência com ela mesma, tornando a situação muito desagradável.

Existem maneiras de dizer que a pessoa está errada sem afirmar claramente. Galileu dizia que uma pessoa não pode ser confrontada e sim conduzida, até que ela encontre a verdade dentro de si própria.

Quando a pessoa estiver errada, ao invés de afirmar, faça perguntas, questione e insira novas colocações para que a própria pessoa reflita e ela mesma tome consciência do seu erro.

Quando você afirma categoricamente que a pessoa está errada, seu ego pode se elevar, e conseqüentemente o ego da pessoa ficará na mesma altura para contestar a afirmação, como instinto de defesa.

No entanto, se você se colocar em uma postura despida de ego, a pessoa também tende a se desarmar, e a chance dela compreender que estava errada será bem maior, pois não haverá confrontos e sim, uma condução para um senso comum. Técnicas de persuasão como essa pode evitar muito conflito desnecessário, acredite.

Conclusão sobre as Técnicas de Persuasão Para Melhorar Relacionamentos

É importante conhecermos a nós mesmos para podermos lidar com o outro, pois todos nós somos movidos pelo mesmo instinto de sobrevivência, em busca de amor próprio e acolhimento das pessoas que a gente ama.

Sendo assim, é essencial que desenvolvemos o lado empático nos relacionamentos, para que da mesma forma, as pessoas acolham nossos erros com muito mais leveza.

Espero que as técnicas de persuasão apresentadas neste artigo façam a diferença positiva na harmonia de suas relações.

Veja também: Artigo sobre Autoestima Baixa

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Redação O Poder do Ser

Sobre o autor | Website

Em nossa jornada de espiritualidade e autoconhecimento, você é peça fundamental. Nossos conteúdos visam desbloquear seu potencial máximo. Celebre essa descoberta conosco, compartilhe nosso propósito com quem você ama. Juntos, crescemos. Obrigado por se juntar a nós!

Despertar Interior

Junte-se à Nós e embarque em uma viagem de autoconhecimento e espiritualidade

Somos Contra Spam