Aprender com os Erros é Assumir a Responsabilidade

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Como aprender com os erros? Como que podemos ter uma nova visão dos erros, procurando entender que a forma de interpretação deles fará diferença em nossa evolução em todas as áreas da vida.

Aprender com os erros é uma habilidade que pode ser melhorada, para que não haja sofrimento desnecessário perante os fatos da vida.

 

Aprender com os Erros

aprender com os erros

Parece algo óbvio que o erro faz parte do aprendizado, mas na prática algumas vezes, não reconhecemos os erros que praticamos, talvez por medo de nos sentirmos inferiores, por uma defesa de um ego influenciado ou também por um excesso de cobrança pela perfeição em tudo que se faz.

Perfeição essa, que pode ter sido influenciada através de crenças aprendidas na infância, na qual muitos pais repreendiam os erros dos filhos com violência.

Sendo assim, cada pessoa enxerga um erro de forma diferente, de acordo com seus filtros armazenados na mente.

De fato, reconhecendo o erro como caminho para o aprendizado, o peso desnecessário será aliviado e a vida passa a ser mais leve e os desafios mais animadores.

 

A interpretação dos Erros

 

Antes de tudo, é importante reconhecer um erro (resultado indesejado) de forma humilde e consciente, pois só assim, é possível analisar para fazer diferente da próxima vez.

A excelência em qualquer atividade que se faça é baseada em dois fatores principais: Método e Treino.

Logo, utilizando qualquer método que conheça, terá que treinar e errar muitas vezes para que evolua, como se vê, por exemplo, em esportes olímpicos, com atletas que treinam e erram por muitas horas diárias para atingir a excelência no que faz.

Quando o erro é interpretado como caminho natural para o aprendizado e que reconhecê-lo é primordial para que ocorra as mudanças, todas as coisas entram em harmonia.

 

Menos Cobrança, Mais Entendimento

A cobrança só é bem vinda quando compreendida como uma forma de incentivo para o aprendizado. Porém, ela pode ser prejudicial no momento em que há culpa e insatisfação com o processo envolvido.

A compreensão de um erro cometido possibilita a menor distância para o acerto.

Sejamos gratos quando temos a chance de errar para aprender e sermos responsáveis para assumir as conseqüências de nossos atos.

 

O Caminho Natural do Aprendizado

Existe uma curva de aprendizado natural, então não adianta lamentarmos pelos nossos erros do passado, mas sim, dar novo significado a eles, e utilizarmos como experiência positiva para não cometê-los novamente.

A tendência natural é sempre evoluir, cabe a nós diminuir o tempo com que lidamos com os erros cometidos e tirar grandes lições para nossa existência.

 

Resultados Diferentes Fazendo da Mesma Forma?

 

Muita gente lamenta e acaba se conformando com os erros, alegando que são traços da sua personalidade. No entanto, vejo isso como uma autossabotagem, uma dificuldade de reconhecer seus próprios erros, porque demanda esforço para mudar maus hábitos de seu comportamento, e isso, nem todo mundo está disposto a fazer, pois podem existir sombras que não estão sendo reconhecidas e aceitas.

Se cometermos os mesmos erros, teremos os mesmos resultados e nada é transformado. O reconhecimento da importância dos erros é a chave para progredir incessantemente em tudo que quiser.

 

Hábitos Enraizados

Muitas vezes o mesmo erro está associado a hábitos instalados no subconsciente. O cérebro procura encontrar um padrão em diversas tarefas do dia a dia, inclusive no comportamento, para que a resposta a um evento seja mais rápida possível e com o menor esforço.

Logo, é importante ter consciência se o erro cometido está ocorrendo mediante uma repetição de padrão já registrada no subconsciente e reprogramar a mente inserido um novo hábito.

 

 

Conclusão sobre Aprender com os Erros

Finalizando, espero que através dessa reflexão, possamos nos conscientizar e assumir a responsabilidade pelos nossos erros, para que a evolução no aprendizado aconteça em todas as áreas da vida, minimizando as repetições de experiências.

Cabe lembrar que, a abordagem da palavra “erro” é interpretada mediante um contexto. Cada experiência de vida traz desafios, e devemos encarar os erros como “experiências” para se alcançar um objetivo, como o crescimento pessoal e profissional.

Caso tenha gostado do artigo, peço a você que curta e compartilhe no Facebook. Muito Obrigado.

Conteúdo Recomendado Grátis para Baixar em PDF

 

Veja também: Tai Chi Chuan Benefícios

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Redação O Poder do Ser

Sobre o autor | Website

Fabio Alves é um profissional dedicado ao desenvolvimento pessoal e bem-estar, formado em Gestão de Recursos Humanos e especialista em PNL e hipnose. Ele é um dos autores do blog O Poder do Ser, um espaço de reflexão e crescimento. Obrigado por se juntar a nós!

Despertar Interior

Junte-se à Nós e embarque em uma viagem de autoconhecimento e espiritualidade

Somos Contra Spam