Tai Chi Chuan: História, Origem, Benefícios à Saúde Física e Mental

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

A intenção deste artigo é esclarecer aos leitores os principais aspectos que envolvem a arte do Tai Chi Chuan e principalmente seus benefícios relacionados à saúde física e mental que tem contribuído grandemente no controle de várias patologias que acometem os seres humanos da atualidade.

Também não podemos nos esquecer de que o Tai Chi Chuan é uma arte de autodefesa, e que a China foi constantemente ameaçada por guerras, tanto internas como externas e desta maneira os chineses tornaram-se exímios lutadores defendendo suas famílias e suas próprias vidas.

 

Tai Chi Chuan: O que é / Origem

tai chi chuan benefícios

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial oriental interna com suas origens na China. Há duas histórias sobre a criação do Tai Chi Chuan. A primeira é: na Dinastia Yuan e Ming.

Há aproximadamente 700 anos, Chang Sanfeng, que viveu no Templo Shaolin por alguns anos, muda-se para a Montanha WuDang, onde o Tai Chi foi criado a partir da observação de uma garça azul lutando contra uma serpente.

A história conta que os movimentos da garça eram sempre duros, porém a serpente podia se desviar e seguir a garça. Dessa maneira, a serpente não perdeu a vida para a garça. Tem-se aí uma das observações do Tai Chi Chuan: o duro é controlado pelo suave.

Outra teoria é que o tai Chi Chuan foi criado pela Família Chen, há mais ou menos 300 anos pelo Mestre Chen Wangting (Fonte: site Associação Internacional de Tai Chi Chuan).

Há na China cinco estilos tradicionais de Tai Chi Chuan reconhecidos pelo governo chinês. Devo lembrar que quando falamos de estilos, estamos nos referindo ao sobrenome da Família tradicional na China, que são: família Chen, Yang, Wu, Wu Hao e Sun.

Originalmente, o Tai Chi Chuan foi criado com propósitos de combate, como uma arte marcial para o desenvolvimento externo e interno. Mas com o passar dos séculos esta função foi diminuindo e se colocou mais ênfase nos propósitos relativos ao desenvolvimento da saúde.

Tai significa “o supremo”. Isto significa melhorar e progredir em direção ao ilimitado; significa a existência imensa e o grande eterno.
Os verdadeiros e dedicados mestres permaneciam nas montanhas e junto com seus seguidores levavam uma vida monástica com o objetivo de manter a arte pura. Eles meditavam e praticava diariamente para elevar o espírito, a condição da mente, disciplinar o corpo e elevar a essência.

Desta forma, o sistema original foi preservado mais ou menos intacto, com as disciplinas da mente e do corpo sendo incluídas no treinamento.

Desde um grande esforço e concentração, como firme dedicação, eram requeridas para se atingir qualquer nível de evolução no Tai Chi. Um sistema monástico rapidamente se desenvolveu e participar disto tornou-se um privilégio exclusivo.

Aqueles que atingiram altos graus tornaram-se líderes do sistema e, seguidos por seus entusiastas, eles formaram um relacionamento de treino único entre mestre e discípulo.

 

Benefícios do Tai Chi Chuan

tai chi

Os benefícios do Tai Chi Chuan são inúmeros relacionados à nossa saúde.

A vida moderna nos trás alguns desequilíbrios que influenciam diretamente em nosso corpo físico e mental.

Nós já sabemos o que nos fazem mal. A qualidade do ar que respiramos, a qualidade da água que ingerimos, o nosso modo de vida, o excesso de agrotóxico, hormônios e antibióticos dos alimentos, a qualidade dos nossos pensamentos, as emoções e situações de conflitos que vivemos, noites mal dormidas, excesso de álcool e tabaco.

Todos esses fatores irão desorganizar os nossos ventos interno, estou me referindo aqui aos meridianos, que são os canais de energia que percorrem o nosso corpo, o nosso sopro vital, a nossa energia interna, o Chi.

Todo desequilíbrio nos trás desconfortos, que podem começar com dores musculares, tensão, cansaço, perturbação mental, confusão e por fim as inúmeras patologias que acometem os seres humanos.

Por si só o sedentarismo já está causando um mal terrível ao nosso corpo e a prática regular do Tai Chi Chuan pode começar a nos ajudar desde ai já que é praticado em pé.

Segundo os chineses a nossa ¨batata da perna¨ (os músculos gastroquinêmio), considerada para os chineses como o nosso segundo coração, para os ocidentais, coração venoso periférico, tem um papel fundamental para bombear o sangue venoso estimulando o retorno para o coração.

O que eu quero dizer com isso?  É que o primeiro exercício que o praticante de Tai Chi Chuan faz é (ou deveria fazer) fortalecer as pernas trabalhando com a flexão dos joelhos todo o tempo da prática, transferindo o peso lentamente de uma perna para outra. Ao flexionar os joelhos estamos estimulando o fortalecimento dos músculos das pernas. Há um trabalho muito eficiente do sistema músculo esquelético.

Ao transferirmos o peso de uma perna para outra estamos estimulando a circulação sanguínea e o retorno venoso para o coração como mencionado anteriormente, assim,ajudando a evitar ou minimizando as doenças cardiovasculares.

Fundamentalmente o Tai Chi Chuan trabalha com movimentos circulares das articulações de todo o corpo, são elas: a articulação do pescoço, dos ombros, cotovelos, punhos, quadris, joelhos e tornozelos). Durante as aulas enfatizamos muito os movimentos circulares de todas estas articulações, estimulando assim, a lubrificação dos líquidos sinoviais, evitando as inflamações, tendinites, bursites, epicondilites e outras inflamações próprias destas regiões causadas por má postura, acidentes entre outros.

Indicado para um sem número de doenças, o Tai Chi Chuan também atua como uma maneira de preveni-las. Pode sim reabilitar pessoas em processos pós -cirúrgicos, é claro que cada caso deve ser avaliado individualmente e seguir orientações médicas. Ele pode ser adaptado para pessoas com limitação de movimentos ou também pode ser praticado por adultos sadios, que buscam manter o corpo e a mente equilibrados.

Na prática do Tai Chi Chuan e do Chi Kung, estamos estimulando a respiração profunda e lenta todo o tempo, ajudando a diminuir a pressão arterial e consequentemente diminuindo o uso contínuo dos medicamentos, é claro, com acompanhamento do cardiologista. Por consequência ao estímulo da respiração, também diminuímos a ansiedade.

 

O Yin e Yang 

yin yang

Este conceito ou energias está em tudo, ele faz parte da cultura do povo chinês deste sempre.  Estas duas energias são opostas, mas também se complementam.Para compreender essas duas energias devemos aplicá-las em nosso dia a dia e principalmente na observação da natureza, ação pouco comum nos dias atuais.

Devemos pensar na característica da energia Yang e na característica da energia Yin.

Vamos tentar entender essas duas forças, a energia Yang está relacionada com o masculino, o pai e o céu. Também com o movimento de ir para frente, para cima e para fora.

A energia Yin está relacionada com o feminino, a mãe e a terra. Também com o movimento de ir para trás, para baixo e para dentro.

O dia é Yang, a noite é Yin, assim tentamos compreender a característica destas energias em nosso cotidiano, em nossas emoções e em nossa personalidade.

Ao falar de emoção podemos exemplificar esta compreensão do Yin e Yang em perceber se estou depressivo ou triste, eu estou Yin. Sinto vontade de dormir o tempo inteiro, não quero me relacionar com as pessoas, não quero sair de casa.

Quando estou me sentindo feliz estou Yang, me expresso, quero sair, quero me relacionar.

Então podemos afirmar que Yin e Yang também é um ¨estado¨? Sim.

Pode fazer parte da nossa personalidade? Sim.

Estas energias também são mutáveis e algumas vezes me sinto com uma característica mais Yin, outras vezes me sente com uma característica mais Yang. Estas energias são opostas, mas também se complementam e têm uma relação de interdependência.

Algumas pessoas podem ter uma natureza mais Yang, ser mais comunicativas, mais expressivas, ter um tom de voz mais alto. Outras de natureza mais Yin, então são pessoas mais tímidas, mais introspectivas, usam um tom de voz mais baixo e muitas vezes tem dificuldade de se relacionar, são tímidas.

Então este conceito aplica-se a tudo.

 

A Diferença entre o Tai Chi Chuan e Outras Atividades Físicas

onde fazer preço horário

A principal diferença é o fato de não ter impacto nos exercícios, e sim, uma fluidez nos movimentos que estimulam as articulações a se tornarem mais flexíveis e fortes, sendo assim, recomendado para todas as idades.

A prática do Tai Chi Chuan além de fazer bem a saúde do corpo físico, estimula um relaxamento mental, promovendo a atenção para si mesmo, seus movimentos sincronizados com a respiração, popularizou o termo: Meditação em Movimento, pelo fato da mente estar totalmente presente e concentrada na execução dos movimentos, além de diminuir a frequência cerebral e focada nas sensações internas no momento da prática.

Os seus praticantes tem muitos benefícios por ser uma opção de exercício adequado para o resto das nossas vidas e todas as idades. Onde quer que você esteja, em uma praça, em um parque, de férias em uma praia ou no campo, e principalmente, pelo fato de ser recomendado para todas as idades.

 

Conclusão

A prática constante do Tai Chi Chuan promove inúmeros benefícios para o corpo e mente, e através da sua simplicidade e leveza de movimentos, podem ser realizadas por todas as pessoas. Faça uma experiência na prática com o Tai Chi e você não se arrependerá. Este será o melhor investimento para você ao longo de toda a sua vida, colhendo benefícios grandiosos, além de prevenir doenças.

Espero que você tenha gostado do artigo, e tendo interesse em saber mais sobre a prática, eu deixo o endereço da minha escola e outros contatos. Compartilhe o Artigo caso tenha gostado! Muito Obrigada

supremo Supremo- Centro de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental

Rua Cuxiponés, 114 – Próximo ao metrô Vila Madalena – Pompéia – SP

WhatsApp (11) 98288-2772  |  (11) 3862-5762

Site: www.supremotaichi.com.br  | e-mail: [email protected]

https://www.facebook.com/supremotaichi

 

Veja também:

Os 35 Benefícios Incríveis do Chi Kung (Qigong) para a Saúde

Técnica para Melhorar os Relacionamentos

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Valéria Sanchez

Sobre o autor | Website

Valéria Sanchez dá aulas de Tai Chi desde 1999 no Supremo Tai Chi Chuan & Cultura Oriental (antes Interação Corporal). É formada e credenciada pela Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e colabora como juíza no Sistema de Ranking da Associação Internacional, através da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental. Certificações: Em fevereiro de 2011, recebeu a certificação International Yang Family Tai Chi Chuan Association Affiliated School, escola afiliada da Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang. Em julho de 2008, obteve o 4° nível (Tigre de Cobre) no ranking do sistema Estilo Yang de Tai Chi Chuan. Esta é uma certificação internacional que a habilita a dar aulas do Estilo Tradicional Yang em qualquer parte do mundo, bem como participar de encontros de diretores de centros no Yang Cheng Fu Tai Chi Chuan Center de todo o mundo.

Despertar Interior

Junte-se à Nós e embarque em uma viagem de autoconhecimento e espiritualidade

Somos Contra Spam