Constelação Familiar Sistêmica: O Que é, Como Fazer e PDF pra Baixar

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Nesse artigo você vai aprender o que é Constelação Familiar Sistêmica, Como Fazer, Baixar um PDF incrível que vai lhe ajudar muito, além de outros materiais ao final do artigo.

Então, se você deseja embarcar nesse conhecimento vamos entender primeiro o que é Constelação Familiar Sistêmica e o conceito por trás da experiência.

O que é uma Constelação Familiar?

constelação familiar sistemica

Constelação Familiar é uma técnica terapêutica que utiliza de representação espacial e conhecimentos sobre ancestralidade para identificar a raiz das dores daqueles que vêm em busca de alívio para suas dores.

Numa Constelação Familiar os vínculos de destinos são revelados, seus resultados aparecem imediatamente, trazendo consciência ao cliente e determinando assim uma mudança da percepção do tema em conflito.

A Constelação Familiar Sistêmica foi desenvolvida por um alemão pedagogo, filósofo e teólogo chamado Bert Hellinger e trás influência de várias outras abordagens terapêuticas como: Grito primal, PNL, terapia familiar de Virginia Satir e outros mais.

Em uma Constelação Familiar nos utilizamos das informações de um campo muito sutil de informações ele vem sendo chamado de campo morfogenético e foi explicado pela primeira vez por um biólogo chamado Rupert Sheldrake.

Como Funciona a Constelação Familiar

Segundo esse cientista, os campos morfogenéticos são estruturas invisíveis que se estendem no espaço-tempo e moldam a forma e o comportamento de todos os sistemas do mundo material.

Todo átomo, molécula, célula ou organismo que existe gera um campo organizador invisível e ainda não detectável por qualquer instrumento, que afeta todas as unidades desse tipo.

Assim, sempre que um membro de uma espécie aprende um comportamento, e esse comportamento é repetido vezes suficiente, o tal campo (molde) é modificado e a modificação afeta a espécie por inteiro, mesmo que não haja formas convencionais de contato entre seus membros.

Durante a sessão de constelação o terapeuta acessa esse campo de informação, ele é tão sutil que por vezes o cliente (constelado) tem a impressão de que o terapeuta está “adivinhando”, mas não, não se trata de adivinhação e sim de percepção do campo que a pessoa trás consigo. Todos nós temos nosso campo e qualquer um com treino pode perceber “ler”.

Como Fazer?

Atualmente a Constelação Familiar tem sido desenvolvida em três formatos:

  1. CONSTELAÇÃO EM GRUPO

Essa forma é a mais antiga e até hoje a mais usual. Neste formato, as pessoas comparecem a um grupo para assistir e/ou representar. Geralmente a pessoa que vai fazer a sua constelação se inscreve antes, mas pode acontecer de “Sentir o chamado” no decorrer do encontro.

Existem algumas variações, mas um formato bastante utilizado é:

  1. O terapeuta faz uma breve palestra de um tema à luz da constelação. Exemplo: “Dinheiro”;
  2. A pessoa que se inscreveu ou decidiu constelar durante a palestra é chamada a sentar-se próximo ao terapeuta e falar brevemente para que todos ouçam o tema que quer constelar;
  3. O terapeuta pode escolher/ convidar os primeiros representantes ou pedir que o cliente faça isso.
  4. O terapeuta vai “lendo” as informações, formulando hipótese, conferindo com o constelado se as hipóteses formuladas fazem sentido pra pessoa e inserindo novos representantes conforme a necessidade.
  5. O terapeuta pergunta aos representantes como eles estão se sentindo e quais movimentos têm vontade de fazer.
  6. O constelado observa os movimentos, ouve as explicações (decodificações) que o terapeuta oferece e geralmente fica muito tocado e emocionado com as “descobertas” feitas, porque nunca tinha visto a sua questão por aquele ângulo.
  7. O terapeuta propõe as frases de solução.

Depois de uma constelação familiar as pessoas costumam utilizar palavras como:

Gratidão, entendimento, liberdade, leveza.

  1. CONSTELAÇÃO FAMILIAR INDIVIDUAL

Esse formato é muito especial porque consegue atender pessoas que não conseguiriam se expor em um grupo, também tem a vantagem de se adaptar a qualquer horário que fique bom para as duas partes (terapeuta e cliente/ Constelador e Constelado).

Nessa modalidade são utilizados bonecos de playmobil ou quaisquer outros objetos que sirvam para visualização das dimensões espaciais, tais como : tapetes, almofadas, papeis etc, etc…

Podem ocorrer variações mas geralmente os passos são:

  1. O cliente fala brevemente sobre a questão que quer constelar;
  2. O terapeuta pede para que o cliente escolha os primeiros representantes e os posicione na mesa (no caso dos bonecos de playmobil)
  3. O terapeuta vai construindo junto com o cliente as novas posições  e hipóteses, mas como o terapeuta formula essas hipóteses baseado em várias informações – do campo, da fala do cliente, da emoção denunciada em cada palavra etc…essas hipóteses geralmente são confirmadas pelo cliente que fica surpreso sobre “porque ainda não tinha pensado nisso”.
  4. O terapeuta propõe as “frases de solução”, essas podem ser frases que remetem a: auto-perdão; liberação de cargas que o cliente carregava, mas que não lhe pertencem; inclusão de membros que haviam sido esquecidos ou não honrados. Etc… Veja um exemplo de frase de solução: Querido filho (abortado), você faz parte!
  5. CONSTELAÇÃO FAMILIAR ONLINE

Essa modalidade vem crescendo e é muito útil para atender pessoas que moram em localidades onde não há acesso à metodologia. Nela é possível baixar o valor do investimento ao cliente porque não há despesas com local, transporte e outras que o formato presencial exige.

Nessa modalidade o terapeuta que fez um curso presencial, tem expertise com as ferramentas tecnológicas necessárias e sente permissão interna para fazê-lo oferece seu trabalho com amor e segue basicamente os mesmos passos da constelação individual presencial.

O efeito e as possibilidades são as mesma de uma constelação presencial.

Tomar Pai e Mãe – O Que é, Como Fazer e Avaliação

tomar pai e mãe

Afinal, o que é tomar Pai e Mãe? Para Constelação Familiar, tudo começa com os pais. Bert Hellinger, criador da técnica diz que temos que “tomar os pais”.

E isso significa dizer que precisamos ir em direção a eles (em nosso coração) e dizer: “Querida mamãe, você é a mãe certa para mim”, e “Querido papai você é o pai certo para mim”. Sim, “apenas” isso!

Não é fazer de conta que eles como pessoa não têm defeitos, porque eles são humanos assim como nós, mas enquanto pais eles foram perfeitos, porque foram 100% bem sucedidos em nos trazer ao mundo.

E agora que estamos vivos podemos conquistar nesse mundo TUDO o que quisermos, desde que tenhamos na alma a certeza de que temos os pais certos, porque enquanto julgarmos qualquer característica deles, estamos nos julgando também porque eles são parte de nós.

Então quando em meu coração acredito por exemplo que meu pai é errado, acredito secretamente que também sou errada, e me achando errada, tolho minhas possibilidades na vida.

Quem não toma os pais com certeza está com uma ou várias áreas da vida mergulhadas em escassez, doenças ou alguns desajustes.

Tomar pai, tomar a mãe é se abrir a novas e maravilhosas possibilidades!

Em que Se Baseia ?

Bert Hellinger identificou três leis ou ordens do amor. Assim, sempre há sofrimento na vida de uma pessoa sabemos que alguma dessas três leis foi desobedecida, e às vezes, mais de uma. Veja abaixo quais são elas.

  1. LEI DO PERTENCIMENTO

Essa lei diz que todos temos direito a pertencer ao grupo familiar onde nascemos, mais do que um direito, o senso de pertencimento é um anseio de todas as almas e quando alguém sente esse direito sendo ameaçado pode fazer coisas terríveis consciente ou inconscientemente.

Isso nos remete a outro a outro tema:

Culpa e Inocência

Para Constelação Familiar culpa e inocência não tem nada a ver com “mal e bem”, se alguém percebe o seu direito de pertencer sendo ameaçado pode fazer coisas terríveis sem nenhuma culpa, pelo contrário sente-se inocente. Veja a citação abaixo do livro “A simetria oculta do amor”:

“A Pertinência exige a Exclusão dos que são Diferentes. Se a consciência, agindo a serviço da pertinência, liga, nos uns aos outros no grupo, também nos leva a excluir os que são diferentes e a nega-lhes o direito de participação que reclamamos para nós. Então tornamo-nos uma ameaça para eles. A consciência que defende a nossa pertinência induz-nos a fazer com ela… Portanto, inocência e culpa não são a mesma coisa que bem e mal. Perpetramos ações destrutivas e más em plena consciência quando elas favorecem os grupos necessários à nossa sobrevivência, e empreendemos ações construtivas com a consciência pesada quando ela ameaça a nossa participação nesses mesmos grupos”.

 

Percebe agora porque é tão difícil “evoluir”? Porque é tão difícil mudar, empreender em nossa vida novas perspectivas de prosperidade, abundância, relacionamentos saudáveis, uma saúde inabalável? É porque inconscientemente buscamos honrar nossos ancestrais na dor, foram várias gerações fazendo as coisas de um jeito, quando tentamos fazer de outra forma sentimos uma grande culpa, é como se estivéssemos traindo eles e nos afastando de nosso clã.

Por sorte, como diz Bert Hellinger: o amor que adoece é o mesmo que cura, ao passo que é muito difícil ter uma boa vida quando olhamos para trás e não vemos que nossos ancestrais tiveram também, é muito fácil se “liberar para o mais” quando internamente podemos dizer a eles: “Por favor me abençoem se eu tenho uma boa vida”. Sim, simplesmente repetir essas palavras não vai fazer mudar o seu mindset, mas a constelação tem uma forma de fazer para que isso fique bem ancorado na sua alma, basta se permitir.

 

  1. LEI DA ORDEM

Esta lei organiza os indivíduos dentro do tempo em que chegaram no grupo, assim, aqueles que nasceram primeiro têm precedência sobre aqueles que nasceram por último. Assim os pais têm precedência sobre os filhos.

Uma coisa bastante interessante e que costuma atrapalhar muitas relações é quando um dos pais ou os dois colocam os filhos em primeiro lugar. Geralmente as mulheres cometem mais esse erro. Ao colocar os filhos em primeiro lugar o casamento enfraquecem e muitas vezes é até desfeito porque desrespeita-se aí a lei da ordem.

Neste exemplo, a criança também não se sente bem, pode passar toda uma vida carregando a culpa de ter “separado os pais” ainda que essa separação seja “apenas” emocional, ainda que “oficialmente” continuem casados.

Entre os irmãos, os mais velhos têm mais direito de serem ouvidos, em contrapartida os mais novos são mais cuidados, eles recebem mais.

Então agora você já sabe que além do direito de pertencer, todos temos nosso direito a posição dentro do grupo familiar. Isso nos remetem a outro tema:

Os Pais Dão, os Filhos Tomam

É assim, quando os filhos se ocupam em retribuir a vida aos pais ou quando querem cuidar dos pais, ficam extremamente enfraquecidos e não têm força para seguir com sua própria vida, é o caso de filhos que não conseguem se relacionar, ou construir uma carreira. Atualmente existem muitos casos de pessoas que se separam e retornam para casa dos pais, “esqueceram algo lá”, esqueceram-se de reverenciar A ORDEM.

 

  1. LEI DE EQUILÍBRIO

Essa lei trata da importância entre de dar e receber na mesma proporção há algumas exceções a principal exceção é na relação entre pais e filhos porque não há nada que possamos fazer para compensar os pais pela vida, outra exceção é com relação aos mestres. No caso dos pais nós diminuímos um pouquinho a nossa conta quando damos a eles os netos, e no caso dos professores, quando passamos a frente o que aprendemos ou construímos algo que fique para posteridade com o que nos ensinaram.

Então nos relacionamentos, sejam eles: amorosos, de amizade e até no trabalho, aquele que quer sempre receber está em desarmonia e aquele que quer sempre dar, também está em desarmonia.

Geralmente quem sempre quer receber são as pessoas com tendência ao vitimismo, se acha sempre o coitado e pensa que os outros não estão fazendo mais do que a obrigação em lhes favorecer em tudo. Aqueles que sempre querem dar, normalmente são os controladores, eles dão, mas em troque, secretamente desejam a submissão do outro.

Para que Serve a Terapia de Constelação Familiar Sistêmica

Uma Constelação Familiar serve para identificar quais são os emaranhamentos sistêmicos que estão conduzindo a pessoa ou negócio para um determinado resultado. Constelar é olhar com amor aquilo que estava agindo sobre nós de forma oculta.

O que temos visto é que quando a pessoas entendem qual fato de sua ancestralidade está lhe mantendo em uma situação desfavorável, os meios para alterar essa situação lhe surgem com muito menos esforço ou com esforço nenhum.

A Constelação Familiar é indicada especialmente para aqueles casos em que a pessoa já vem um tempo tentando resolver aquele problema e não teve grandes sucessos com outras abordagens. Qualquer tema pode ser constelado.

Veja alguns exemplos: separações, dificuldade de fazer dinheiro, problemas na sexualidade, falências, heranças, filhos problemáticos, traições, negócios mal sucedidos, dificuldade de encontrar trabalho, adoecimentos em geral, dificuldade de relacionamento com os pais, e tantos outros casos têm ganhado novas esperanças e soluções com a Constelação Familiar.

Curso Online Completo baseado na Constelação Familiar

É possível ter muitos benefícios através dos ensinamentos e aplicação da Constelação Familiar como: lidar com conflitos com dinheiro, insatisfação com o trabalho, a dificuldade de prosperar e a repetição de padrões nos relacionamentos que impedem que o casal tenha harmonia.

Sentimento de tristeza recorrente e outras emoções nocivas podem ser tratadas através da Constelação Familiar Sistêmica e se você tem interesse em dar um passo além e saber mais sobre um Curso Online Baseado na Constelação Familiar Clique Aqui ou na imagem abaixo:

constelação familiar curso online grátis

PDF para Baixar Baseado na Constelação Familiar Sistêmica

Você Gostaria de ler um eBook PDF sobre Constelação Familiar que te mostre exercícios práticos para tomar pai e mãe e com isso, se abrir para novas possibilidades em questões financeiras, profissionais e relacionamentos mais equilibrados?

Te convido a conhecer o material abaixo e investir na sua qualidade de vida e na melhoria das relações com as pessoas ao seu redor

constelação familiar pdf baixar

Saber mais sobre Constelação Familiar com Iracema Rodrigues

Atualmente atende online por vídeo chamada e presencial em Brasília – Águas Claras DF onde atende individual, casal e conduz grupos de Constelação Familiar.

Tem uma vasta experiência em orientação a empreendedoras autônomas com Coaching, PNL e princípios da Administração de Empresas.

Para falar com Iracema Rodrigues Clique Aqui 

Conheça um dos maiores canais do Instagram sobre constelação familiar. Para conhecê-lo click no ícone do insta.

Desenvolve materiais online para Autoconhecimento dentro da perspectiva sistêmica, conheça o Clube Conexãouma área de membros onde você terá acesso a Aulas Vivenciais Online (com exercícios baseado na constelação familiar).

Uma dessas aulas é a CONEXÃO COM A MÃE que já foi assistida por dezenas de pessoas e conta com vários lindos depoimentos de pessoas que ressignificaram anos de sofrimentos depois de assistir e praticar os exercícios propostos.

Muito obrigado por ter chegado até aqui e se gostou, compartilhe o artigo com mais pessoas a quem você possa ajudar apresentando a Constelação Familiar Sistêmica.

Veja também :

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Iracema Rodrigues

Sobre o autor | Website

Apaixonada por desenvolvimento humano e de negócios, formou-se em Administração pela Universidade Católica de Brasília; Em Coaching pela Academia Brasileira de Coaching, certificada pelo BCI - Certificadora internacional. Em PNL pelo Instituto Ânima de Desenvolvimento Humano; Em Hipnose Clínica pelo NAVE - Núcleo de Apoio à Vida em Expansão e em Constelação Familiar pelo Instituto Adoleser com Ternise Torres Atualmente atende online por vídeo chamada e presencial em Brasília - Águas Claras DF onde atende individual, casal e conduz grupos de Constelação Familiar. Tem uma vasta experiência em orientação a empreendedoras autônomas com Coaching, PNL e princípios da Administração de Empresas. Para falar com Iracema Rodrigues Clique neste link (https://opoderdoser.com/contato-iracema)

Despertar Interior

Junte-se à Nós e embarque em uma viagem de autoconhecimento e espiritualidade

Somos Contra Spam