Shiatsu: O que é, Benefícios | Massagem Terapêutica

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Como Funciona o Shiatsu? Assim como a comida a massagem também é necessária do nascimento à morte. Massagem preserva a energia do corpo, atuando como um purificador, remove as toxinas para fora do corpo através do suor, urina e muco, consequentemente resguarda o organismo da deterioração .

Os orientais  costumam aplicar a massagem desde o primeiro dia de nascimento. Após os três anos de idade a massagem diária é substituída pela semanal, até o sexto ano de vida. Depois disso a criança é capaz de massagear outras pessoas e receber a troca, isto continua até o individuo começar praticar esporte ou exercícios físicos.

Os ocidentais já estão descobrindo os benefícios da massagem, nos dias atuais onde há stress nos nervos a todo momento e existem choques artificiais  atingindo o sistema nervoso, as tensões aumentam não nos poupando com isso das dores musculares. Os benefícios da massagem foi tomando forma através da mídia em principalmente como elemento terapêutico natural ,  e o aumento da demanda pelo Shiatsu aconteceu.

 

O que é Shiatsu e Como Funciona

shiatsu preço atendimento

Essa técnica de massagem , consiste na aplicação de pressão dos dedos sobre o corpo; de grande potencial preventivo as manobras servem para elevar, reajustar e restabelecer a energia, fortalecendo e equilibrando o individuo, corrigindo deficiências internas.

 

História: A Origem do Shiatsu

Shiatsu é uma pratica japonesa desenvolvida por Toru Namikoshi, que aborda a condição músculo – esquelético e orgânica.

Diferente do  do-in, que pode ser auto aplicado o tratamento pelo Shiatsu é realizado por um massoterapeuta, por apresentar resultados significativos no dia a dia, vem crescendo a procura por esta técnica. Normalmente é utilizada em combinação com outras formas de massagens tais como: Relaxante, Moxabustão, Ventosa, Manipulação de vértebras,  Tui-ná, etc…

 

Benefícios do Shiatsu

A pressão dos dedos e da palma da mão sobre os meridianos do corpo usado pela acupuntura, bem como movimentação das articulações, visando tratar distúrbios orgânicos e dores musculares, harmoniza e equilibra o organismo, além de ser uma das melhores sensações que o ser humano pode experimentar.

O toque ou massagem são artes que se começa a aprender e nunca termina, a experiência se torna continuamente mais e mais profunda. Aprende-se a estar nos dedos e, nas mãos como se todo o ser, toda a alma ali estivesse, sendo assim devocional.

Shiatsu é entrar em sincronia com a energia do corpo de alguém e sentir onde ela está faltando, sentir onde o corpo esta fragmentado e torná-lo completo, é ajudar a energia do corpo de modo que ela não seja mais estagnada, pois quando alinhadas é como uma orquestra.

(…)A ciência médica , sabe que nós  não somos tão sábios quanto o corpo é. Os médicos mais proeminentes disseram que nós não podemos curar o corpo: O corpo cura a si mesmo – nós podemos apenas ajudar(…)      Osho em “ O livro da cura –  da medicação para a meditação

Os orientais muito mais que os ocidentais associam o impulso continuo do “ qi “  que significa energia, sopro vital  à todos os fenômenos e reações animadas ou inanimadas. Ela seria também responsável pela criação do universo por meio de dois aspectos opostos e complementares: o Yin e o yang.

 

Os 12 Meridianos do Shiatsu + Vídeo

A energia yin (negativa) tem em principio, o mesmo valor de yang (positiva). A exarcebação ou deficiência de uma delas gera um desequilíbrio, intervindo na harmonia homeostática, isso significa que o fluxo harmonioso é o responsável pelo equilíbrio do organismo.

A teoria do yin e do yang é de suma importância na aplicação do shiatsu que utiliza os meridianos como forma de ação nos tratamentos. Assim órgãos e vísceras contém duas polaridades.

A energia yang desce do céu para a Terra e se desenvolve em energia yin, que retorna ao céu, e se transforma em yang, havendo constantes interações e mudanças de uma única energia que se manifesta por meio de duas polaridades: yin e yang.

A teoria dos cinco elementos : madeira, fogo, terra, metal e água, é básica para medicina oriental chinesa. Todos os meridianos yin sobem dos pés para o tronco e daí para as mãos. Os meridianos yang saem das mãos para a cabeça e dai para os pés a ordem manifestada  por meio deste movimento contidos na natureza é básica para se compreender, que o “Qi” flui por esses canais invisíveis, chamados de meridianos, distribuídos sob a pele, chegando a todas as partes do corpo .

 

Representação dos cinco elementos:

B=bexiga                                 E=estomago                                     P=pulmões

BP=baço pâncreas                F=fígado                                             R=rins

C = coração                             ID=intestino delgado                      TR=triplo-aquecedor

CS= circulação e sexo            IG=intestino grosso                        VB=vesícula biliar

Fogo: ID-TR CS –C   Terra: E-BP     Metal: IG-P    Água: B-R     Madeira: VB e F

Os doze principais meridianos devemos entender: O nome de cada meridiano vem do(s) órgão(s) ou vísceras(s) ao(s) qual(is) está vinculado, embora a função não se limite ao órgão mas toda a função metabólica.

A madeira domina a terra: suas raízes penetram na terra.

A terra domina a água: as margens determinam o curso de água.

A água domina o fogo: a água apaga o fogo

O fogo domina o metal: o calor do fogo derrete os metais.

O metal domina a madeira: o metal tem a capacidade de cortar a madeira

 

Veja abaixo um vídeo ilustrativo com os principais meridianos do corpo humano:

 

Para Quem é Indicado?

Muitas vezes sentimos o corpo travado, por causas diversas:  competitividade, stress, ansiedade, tristeza, dores intimas que a todos atingem nos expondo a situações extremas.

Por meio de um mecanismo de defesa, o corpo reage exteriorizando em somatizações  atingindo o nosso principal órgão de choque músculo-esquelético  reagindo em forma de contraturas localizadas, como dor na região cervical, toráxica, ciática.

O shiatsu é uma poderosa arma da manipulação corporal, por trabalhar físico e energia simultaneamente, recomendado àqueles que sofrem dos males  da atualidade.

 

Quem sou Eu

Mais ou menos vinte anos atrás, racional ao extremo eu trabalhava com estatística, e após quinze anos neste trabalho estava estressada, somatizando doenças em meu corpo, e neste momento me  vi obrigada a mudar o ritmo da minha vida.

Procurei então os cuidados de um massoterapeuta, que cuidou do meu corpo e até da minha alma. Nossa alma é o lugar de espontaneamente amor, conhecimento e bem aventurança.

Hoje sou formada em Massoterapia pelo SENAC , trabalho com as terapias: oriental chinesa e indiana. A arte da massagem entrou na minha vida, para nunca mais sair e nestes 15 anos de formada, muitas situações gratificantes experenciei , apenas sentindo e intuindo . Existe a técnica, mas não é somente uma questão de perícia… É uma questão de amor…

 

Veja Meus Atendimentos

As pessoas que já sentiram o beneficio das massagens  em seus corpos, pelo menos duas vezes no mês me procuram para receber:

Shiatsu: Utiliza-se  da pressão das mãos e da manipulação para ajustar e harmonizar a estrutura energética ou fluxo do “qi” (energia vital)

Massagem clássica relaxante: Energética, com movimentos de amassamentos pressão e deslizamento com óleos, afim de induzir a um estado de relaxamento total, estimulando a circulação e aliviando dores musculares.

Massagem Cervical: Expressa, feita na maca de forma vigorosa, aliviando pontos de extrema tensão. A aplicação é feita somente na parte superior do corpo como ombros e cervical.

Reflexologia podal: Massagem nos pés com pressões em pontos específicos das terminações nervosas

Drenagem linfática: Tem a finalidade de drenar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação através d . nas vias linfáticas  e nos linfonodos.

Massagem Ayurveda abhyanga: Conforta e alivia tensões com banho de óleo aquecido, nutre o corpo inclusive as articulações, fortalece o sistema imunológico.

Massagem Ayurveda Udwardana: Alivia a retenção de líquidos, com o uso de pó de ervas, esfoliando e revigorando, ideal para obesidade e celulites.

 

Qual é o Preço e Como Fazer?

Se você deseja investir em si mesma(o) de uma forma transformadora, não tenha receio. Experimente! O preço da sessão de Shiatsu ou de outra técnica pode ser informado a você quando entrar em contato comigo.

Entre em contato através deste e-mail: [email protected] e conversamos caso a caso, tudo bem?

Muito obrigado por ter chegado até aqui, se você gostou do conteúdo peço que compartilhe para que mais pessoas possam se beneficiar.

 

Veja também: Como funciona as Barras de Access

Termos relacionados: zen shiatsu, massoterapeuta, atendimento shiatsu domicílio, terapia, contra indicações, massagem terapêutica

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Marcia Ares

Sobre o autor | Website

Formada em Massoterapia pelo SENAC , trabalho com as terapias: oriental, chinesa e indiana. A arte da massagem entrou na minha vida, para nunca mais sair. Informações e Agendamento através do e-mail: [email protected]

Despertar Interior

Junte-se à Nós e embarque em uma viagem de autoconhecimento e espiritualidade

Somos Contra Spam