Aromaterapia Funciona? História, Benefícios, Curso…

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Descubra como funciona a Aromaterapia, os benefícios, porque aprender, onde e como fazer um curso online completo. Se você deseja se aprofundar, recomendo o conteúdo abaixo clicando na imagem ou continue lendo.aromaterapia como funciona

 

 

O que é Aromaterapia e Seus Benefícios

Aromaterapia é uma forma alternativa de terapia holística que utiliza óleos essenciais para ajudar a melhorar e equilibrar você emocionalmente e fisicamente, ao mesmo tempo ajudando você a ter tempo para si mesmo, para ser consciente e se reconectar com você mesmo, por um momento.

Os aromas experimentados através de aromaterapia e óleos essenciais têm um efeito dinâmico na mente e no corpo.

 

Quando Surgiu

A história da aromaterapia e a exploração de suas origens é bastante fascinante. Embora o termo aromaterapia não tenha sido usado até o século 20, o uso de plantas aromáticas e óleos aromáticos remonta a milhares de anos. A destilação e o uso de óleos essenciais remontam a quase mil anos.

 

História da Aromaterapia

Os chineses podem ter sido uma das primeiras culturas a usar plantas aromáticas para o bem-estar. Suas práticas envolviam queimar incenso para ajudar a criar harmonia e equilíbrio.

Mais tarde, os egípcios inventaram uma máquina de destilação rudimentar que permitia a extração bruta do óleo de cedro. Alguns pensam que a Pérsia e a Índia também podem ter inventado máquinas de destilação, mas muito pouco é conhecido.

Óleos de cedro , cravo , canela , noz – moscada e mirra foram usados ​​pelos egípcios para embalsamar os mortos. Quando uma tumba foi aberta no início do século 20, traços das ervas foram descobertos com partes intactas do corpo. O cheiro, embora fraco, ainda era aparente.

Embora o cedro que os egípcios usavam fosse destilado por um processo de destilação bruto, os outros óleos que os egípcios usavam provavelmente eram óleos infundidos.

Os egípcios também usavam óleos infundidos e preparações de ervas para uso espiritual, medicinal, perfumado e cosmético.

Acredita-se que os egípcios cunharam o termo perfume , do latim per fumum, que se traduz pela fumaça.

Homens egípcios da época usavam fragrâncias tão prontamente quanto as mulheres. Um método interessante que os homens usaram para se perfumar foi colocar um cone sólido de perfume em suas cabeças. Ele gradualmente derreteria e os cobriria em fragrância.

Os gregos aprenderam muito com os egípcios, mas a mitologia grega aparentemente credita o dom e o conhecimento dos perfumes aos deuses.

Os gregos também reconheciam os benefícios medicinais e aromáticos das plantas. Hipócrates, comumente chamado de “pai da medicina”, praticava fumigações para benefícios aromáticos e medicinais.

Um perfumista grego chamado Megallus criou um perfume chamado megaleion. O perfume incluía mirra em uma base de óleo graxo e servia a vários propósitos: (1) por seu aroma, (2) por suas propriedades anti-inflamatórias em direção à pele e (3) por curar feridas.

O Império Romano se construiu sobre o conhecimento dos egípcios e gregos. Dioscórides escreveu um livro que descreveu as propriedades de aproximadamente 500 plantas. Também é relatado que Dioscórides estudou a destilação. Destilação durante este período, no entanto, concentrou-se na extração de águas florais aromáticas e não óleos essenciais.

Um evento importante para a destilação de óleos essenciais veio com a invenção de um tubo de resfriamento enrolado no século XI. De origem persa, Avicena inventou um tubo espiral que permitia que o vapor e o vapor da planta esfriassem com mais eficácia do que os destiladores anteriores que usavam um tubo de resfriamento reto. A contribuição de Avicena leva a um maior foco nos óleos essenciais e seus benefícios.

No século XII, uma abadessa da Alemanha chamada Hildegarda de Bingen destilou a lavanda por suas propriedades medicinais.

No século 13, a indústria farmacêutica nasceu. Este evento incentiva a grande destilação de óleos essenciais.

Durante o século 14, a peste negra atingiu e matou milhões de pessoas. Preparações de ervas foram usadas extensivamente para ajudar a combater este terrível assassino. Acredita-se que alguns perfumistas possam ter evitado a peste por seu constante contato com os aromáticos naturais.

No século XV, mais plantas foram destiladas para criar óleos essenciais, incluindo incenso, zimbro, rosa, sálvia e alecrim. Um crescimento na quantidade de livros sobre ervas e suas propriedades também começa no final do século.

Acredita-se que Paracelso, um alquimista, médico e pensador radical, cunhou o termo Essence e seus estudos desafiaram radicalmente a natureza da alquimia e ele se concentrou no uso de plantas como remédios.

Durante o século 16, pode-se começar a comprar óleos em um “boticário”, e muitos outros óleos essenciais foram introduzidos.

Durante os séculos XVI e XVII, a perfumaria tornou-se uma forma de arte, e foi mais claramente definida como seu próprio campo.

Durante o século XIX, a perfumaria continuou sendo uma indústria próspera. As mulheres teriam seu joalheiro para criar uma garrafa especial para guardar seu perfume precioso. O século XIX também foi importante cientificamente, à medida que os principais constituintes dos óleos essenciais ficaram isolados.

Durante o século 20, o conhecimento da separação dos constituintes dos óleos essenciais foi usado para criar produtos químicos sintéticos e drogas.

Acreditava-se que separar os constituintes principais e usar os constituintes isoladamente ou em forma sintética seria benéfico terapeuticamente e economicamente. Essas descobertas ajudaram a levar à “medicina moderna” e fragrâncias sintéticas. Isso realmente enfraqueceu o uso de óleos essenciais para benefício medicinal e aromático.

Durante a primeira parte do século XX, um químico francês chamado Gattefosse interessou-se pelo uso de óleos essenciais para uso medicinal. Anteriormente, ele se concentrou no uso aromático de óleos essenciais, mas seu interesse em seu uso medicinal cresceu ainda mais com o uso do óleo essencial de lavanda após um acidente.

Aparentemente, acredita-se que Gattefosse cunhou o termo aromaterapia em 1928 dentro de um artigo em que ele apóia o uso do uso de óleos essenciais em seu todo, sem dividi-los em seus constituintes primários.

Em 1937, Gattefosse escreveu um livro chamado Aromathérapie; les huiles essentielles hormones végétales, que mais tarde foi traduzido para o inglês e chamado aromaterapia de Gattefosse . Ainda está em impressão e amplamente lido.

Outros aromaterapeutas altamente respeitados do século 20 incluem Jean Valnet, Madame Marguerite Maury e Robert B. Tisserand. Jean Valnet é mais lembrado por seu trabalho usando óleos essenciais para tratar soldados feridos durante a guerra e por seu livro, A Prática da Aromaterapia , originalmente intitulado Aromathérapie em francês.

A austríaca Madame Marguerite Maury é lembrada como uma bioquímica que estudou avidamente, praticou e ensinou o uso da aromaterapia para obter benefícios principalmente cosméticos.

Robert B. Tisserand é um aromaterapeuta inglês que é responsável por ser um dos primeiros indivíduos a trazer conhecimento e educação sobre aromaterapia para nações de língua inglesa.

Ele escreveu livros e artigos, incluindo a altamente respeitada publicação de 1977, The Art of Aromatherapy.. A Arte da Aromaterapia foi o primeiro livro de aromaterapia publicado em inglês.

Do final do século 20 até o século 21, há um ressurgimento crescente da utilização de produtos mais naturais, incluindo óleos essenciais para benefícios terapêuticos, cosméticos e aromáticos.

O uso de óleos essenciais nunca cessou, mas a revolução científica minimizou a popularidade e o uso de óleos essenciais em sua vida cotidiana. A maior conscientização de hoje em relação ao uso de produtos sintéticos, juntamente com o aumento da disponibilidade de informações sobre aromaterapia nos livros e na Internet, reabasteceu o uso de óleos essenciais para uso terapêutico, cosmético, perfumado e espiritual.

 

Quais São os Benefícios da Aromaterapia

Os benefícios de saúde mais comuns da aromaterapia são explicados em maiores detalhes abaixo:

Alivia o estresse

Talvez o uso mais difundido e popular da aromaterapia seja o alívio do estresse . Os compostos aromáticos de muitos óleos essenciais diferentes são conhecidos como relaxantes e podem ajudar a acalmar sua mente e eliminar a ansiedade.

Isso é o que a maioria das pessoas que fazem aromaterapia em casa usam, pois as misturas são muito simples e a pesquisa sobre esse aspecto da aromaterapia é muito bem conhecida e amplamente estudada.

Alguns dos melhores óleos essenciais para alívio do estresse são os óleos essenciais de óleo de limão , lavanda, bergamota e hortelã-pimenta . Certos estudos também mostraram que o óleo de limão pode melhorar o humor e reduzir explosões de raiva.

 

Atua como antidepressivo

Em segundo lugar, para alívio do estresse, aromaterapia é muito frequentemente utilizado para eliminar os sentimentos de depressão, e devido aos efeitos secundários muito complicados de farmacêuticos antidepressivos.

Esta é uma função muito importante da aromaterapia. Embora isso seja útil como um tratamento complementar, deve-se buscar ajuda psicológica ou aconselhamento se a depressão continuar ou piorar.

Em termos dos melhores óleos essenciais para reduzir a depressão, a maioria dos especialistas sugere hortelã-pimenta, camomila, lavanda e jasmim.

 

Gerenciando Transtornos Psiquiátricos
Estudos também mostraram a eficácia da aromaterapia na gestão de uma série de transtornos psiquiátricos . Certos óleos essenciais, como o óleo de lavanda, podem ajudar a aliviar a ansiedade e melhorar seu humor (Karadag E et al., 2017).

Óleo de hortelã-pimenta e óleo de incenso são conhecidos por ajudar a controlar a dor crônica, certos distúrbios cognitivos, insônia e até depressão.

 

Aumenta os níveis de energia

Todos nós podemos usar mais energia para superar as tarefas diárias agitadas da vida moderna. No entanto, estimulantes como café , cigarros, pílulas energéticas ou mesmo substâncias ilegais podem ter efeitos muito prejudiciais para o corpo.

Enquanto dieta e exercício também podem ajudar, muitas pessoas recorrem à aromaterapia para colocar um pouco mais de ânimo no seu passo. Sabe-se que muitos óleos essenciais aumentam a circulação, elevam os níveis de energia e geralmente estimulam o corpo e a mente, sem os efeitos colaterais perigosos de outras substâncias estimulantes.

Os melhores óleos essenciais para dar-se um impulso de energia incluem pimenta preta , cardamomo , canela, cravo , angélica, jasmim, chá árvore, alecrim e sálvia .

 

Acelera a cura

Como estimulantes, muitos óleos essenciais podem ajudar a aumentar a taxa de cura em todo o corpo.

Isso pode ser devido ao aumento do fluxo de oxigênio e sangue para feridas, bem como processos de cura mais internos, como aqueles que seguem cirurgias ou doenças. As propriedades antimicrobianas de certos óleos essenciais também mantêm o corpo protegido durante esses delicados estágios de cura do corpo.

Alguns dos óleos essenciais mais populares para acelerar o processo de cura do corpo incluem óleos essenciais de lavanda, calêndula , rosa mosqueta, eterno ( Helichrysum). Alguns desses óleos fazem mais do que apenas curar feridas; eles também podem reduzir a gravidade e desconforto de condições de pele como a psoríase e eczema .

 

Reduz dores de cabeça

Todo mundo fica com dor de cabeça de vez em quando, e o incômodo é grande. Em vez de depender de produtos farmacêuticos ou distribuir muito dinheiro para uma massagem cara , a aromaterapia pode ser uma solução maravilhosa que pode não apenas curar sua dor de cabeça atual , mas também reduzir o estresse e a ansiedade.

Alguns dos melhores óleos essenciais que foram ligados à redução de dores de cabeça e enxaquecas são os óleos essenciais de hortelã-pimenta, eucalipto , sândalo e alecrim.

Você também pode misturar esses óleos em um óleo transportador e espalhar esse óleo em sua pele, couro cabeludo, pescoço e têmporas. Alguns dos melhores óleos transportadores para dores de cabeça incluem amêndoa , abacate , coco, semente de damasco e óleos de gergelim .

 

Regula o sono

Não dormir o suficiente pode exacerbar ou causar uma enorme variedade de condições médicas e pode nos deixar improdutivos e desprovidos de energia.

Felizmente, a aromaterapia pode nos proporcionar uma programação de sono mais equilibrada e pode até mesmo realinhar nossos ritmos circadianos para que nosso corpo naturalmente se canse em um momento apropriado, durma tranquilamente durante a noite e seja energizado pela manhã para enfrentar o dia.

Os melhores óleos essenciais para gerenciar os hábitos de sono e ter um efeito saudável e sedativo no corpo incluem os óleos essenciais de lavanda, camomila, jasmim, benjoim, neroli, rosa, sândalo, manjerona e ylang-ylang.

 

Fortalece o Sistema Imunológico

É muito melhor prevenir do que tratar, como a maioria dos profissionais da área médica diz, e a aromaterapia pode dar um grande impulso ao sistema imunológico, se usado adequadamente.

Os efeitos antimicrobianos, antifúngicos e antibacterianos de vários óleos essenciais podem protegê-lo de inúmeras doenças e infecções que podem danificar seu sistema. Esta área de aromaterapia é muito popular e amplamente estudada.

Os óleos essenciais mais eficazes que impulsionam o sistema imunológico incluem os óleos essenciais de orégano , olíbano , limão, hortelã-pimenta, canela e eucalipto .

 

Alivia a dor

Os analgésicos podem ter muitos efeitos colaterais diferentes no corpo, mesmo que aliviem a dor. No entanto, se a aromaterapia pode aliviar dezenas de tipos diferentes de dor sem nenhum dano, então por que não aproveitar?

O alívio da dor é uma das aplicações mais úteis da aromaterapia. Os principais óleos essenciais, tanto para uso profissional e pessoal, incluem óleos essenciais de lavanda, camomila, sálvia, zimbro, eucalipto, alecrim e hortelã – pimenta .

 

Melhora a Digestão

Embora esta não seja a área mais amplamente pesquisada da aromaterapia, problemas digestivos certamente podem ser tratados com aromaterapia. Pode aliviar a constipação , a indigestão, o inchaço e acelerar o metabolismo para que a comida seja digerida mais rapidamente.

Os óleos essenciais cítricos são normalmente os melhores para o tratamento de condições digestivas , incluindo limão e laranja, mas também existem alguns estudos que citaram o gengibre , o endro , o funcho , a camomila, a sálvia e a lavanda como sendo eficazes também.

Seja qual for a sua condição, e quaisquer óleos essenciais que você escolha usar, sempre consulte seu médico antes de embarcar em um novo plano de tratamento.

Além disso, certifique-se de adquirir apenas óleos essenciais de fontes aprovadas e não tente misturar e usar óleos, a menos que tenha sido treinado em um curso de aromaterapia profissional.

 

Onde Comprar Óleos

Na internet existe uma grande variedade de lojas com óleos essenciais maravilhosos, inclusive grandes lojas de varejo comercializam por um preço acessível, e ainda conta com a segurança na hora de efetuar a compra e receber o pedido.

Não compre seus óleos essenciais sem antes ler BAIXAR ESTE E-BOOK 100% GRATUITO.

 

eBook PDF para Baixar

Quero deixar aqui a recomendação de um livro digital especial no formato PDF, que serve tanto para quem já possui óleos essenciais e quer melhorar seu conhecimento sobre eles, como também para quem nunca teve nenhum óleo essencial, mas tem curiosidade em aprender uma nova terapia natural.

Para quem é o eBook PDF sobre Aromaterapia?

  • Este livro é para você que quer aprender como cuidar de toda a família com soluções naturais que realmente funcionam.
  • ​​É para você que quer aprender como ter mais energia ao longo do dia, sem precisar de açúcar, cafeína ou outros estimulantes.
  • É para você que quer aprender como reduzir o uso de medicamentos e cosméticos artificiais feitos com substâncias sintéticas e que só trazem efeitos colaterais negativos.
  • LINK PARA FAZER O DOWNLOAD

 

Onde e Como Fazer um Curso de Aromaterapia

A forma mais prática e acessível de fazer um curso de aromaterapia é online. Existem diversos cursos, e um deles, recomendo aqui por ser muito completo, de fácil entendimento e aplicação.

Este método fundamentado e especializado de cura holística é uma mistura de aromaterapia e cura energética. Saiba Mais Detalhes Aqui 

Espero que tenha gostado do artigo. Compartilhe !

 

Veja também: Como Funciona o App Insight Timer e Baixe Grátis

Termos relacionados: curso, lavanda, pdf, difusor, para ansiedade e alecrim. Ansiedade, autismo, artigos, animais e auto estima. História, by samia, definição e comprar.

Fontes: https://www.aromaweb.com/articles/history.asp , https://www.organicfacts.net/health-benefits/other/benefits-of-aromatherapy.html

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Redação O Poder do Ser

Sobre o autor | Website

Fabio Alves é um profissional dedicado ao desenvolvimento pessoal e bem-estar, formado em Gestão de Recursos Humanos e especialista em PNL e hipnose. Ele é um dos autores do blog O Poder do Ser, um espaço de reflexão e crescimento. Obrigado por se juntar a nós!

Despertar Interior

Junte-se à Nós e embarque em uma viagem de autoconhecimento e espiritualidade

Somos Contra Spam