Hipnose: O que é, Como Funciona, Benefícios + PDF

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Esse artigo tem o intuito ajudar a desmistificar a hipnose, explicar o que é, como funciona, para que serve, benefícios, como praticar auto Hipnose e algumas recomendações de PDF’s para Baixar Gratuitamente.

Ainda há um desentendimento das pessoas sobre como funciona a ferramenta e uma má interpretação por muitos a respeito do seu real efeito, e isso se deve a afirmações como por exemplo, que o hipnotizado perderia o controle da sua mente, entre outras distorções.

Conheça um material completo logo abaixo sobre comportamento, autoconhecimento e espiritualidade:

AcesDiret - Hipnose: O que é, Como Funciona, Benefícios + PDF

Hipnose o que é

hipnose

A Hipnose tem várias definições entre elas, de acordo com um dos maiores institutos de hipnoterapia do mundo, a Omni,  é o processo de atravessar o fator crítico da mente consciente e estabelecer no Subconsciente um pensamento ou sentimento exclusivo aceitável.

Ou seja, hipnose é fazer com que o fator crítico consciente seja rebaixado para que um pensamento ou sentimento seja aceito pelo subconsciente como verdadeiro.

O foco, a concentração e a imaginação são catalizadores desse processo e nós a utilizamos sem saber a todo instante.

 

Mas o que é Fator Crítico?

O que é fator crítico? É o filtro do consciente que impede que entre informações incompatíveis com o que está na mente Subconsciente estabelecido como verdade.

Fator crítico da mente consciente é o porteiro do nosso subconsciente. É como se fosse um segurança que analisa o que pode entrar ou não no cofre forte (mente subconsciente).

A questão é que por muitas vezes, nosso fator crítico interpreta o que é falso como real e o que é real como falso baseado no que foi impresso no subconsciente. Complicado né rs? Existe uma série de fatores que contribuem para que essa confusão ocorra, como a emoção associada ao fato, assim como crenças embutidas na sua mente de acordo com a criação, ou meio social em que vive.

Uma emoção forte e negativa sobre um fato por exemplo, pode atravessar o fator crítico e ser aceita rapidamente pelo subconsciente, ativando a área instintiva de segurança, fazendo com que aquele fato seja possivelmente generalizado pela mente e que, ative emoções como medo, ansiedade para que você evite vivenciar aquela situação novamente.

Analisando isso de forma racional, sabemos que na nossa vida teremos momentos bons e ruins, isso é fato. No entanto, interpretação traumática sobre o que experimentamos depende de nós e muitas vezes não é fácil se conscientizar disso.

Para se ter uma ideia, muitas pessoas vivem no automático, não refletem sobre seus pensamentos repetitivos, emoções recorrentes que interferem na paz e felicidade de si próprio. Com isso, estabelecem no subconsciente “verdades” que podem dar trabalho para reescrever depois de forma consciente.

A Hipnose clínica (hipnoterapia) chega como uma ferramenta incrível, pois facilita a reprogramação da mente subconsciente do sujeito, de forma colaborativa e totalmente ativa, digo isso porque mesmo que um hipnoterapeuta utilize suas melhores técnicas de hipnose, se o sujeito não se comprometer, o fator crítico fará o trabalho de descartar tudo o que for benéfico para a mente.

 

História

história e origem

Esse é apenas um breve resumo. Existem registros do uso do transe hipnótico em civilizações muito antigas como Egito e Grécia, mas a Hipnose começou a ser mais desenvolvida e pesquisada cientificamente a partir de Franz Anton Mesmer (1734-1815) .

Mesmer estudou filosofia, teosofia, direito, música, astrologia, medicina, foi o primeiro a tirar do contexto religioso e trazer a Hipnose para o conhecimento cientifico em meados de 1759. Era austríaco. Ele apresentou uma tese sobre a influência dos astros no organismo das pessoas, dando o nome de fluido universal. Mesmer foi o criador da teoria do magnetismo animal.

Outro grande nome que veio em seguida é James Braid (1795-1860), um médico neuro cirurgião. Desenvolveu as melhores técnicas de indução para época através do cansaço ocular.

Baseado na sua interpretação na época, ele cunhou a palavra Hipnose, derivada da palavra grega “Hypnos”, que significa sono. Porém, logo descobriu que a mesma não havia ligação com o sono, mas o termo já havia propagado e acabou ficando até hoje.

Veja abaixo alguns outros grandes nomes de para o desenvolvimento da hipnose:

Jean Martin Charcot (1825-1893), foi um médico e cientista francês que ensinou técnicas de Hipnose a Freud.

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico neurologista que desenvolveu a psicanálise, e descobriu o inconsciente através do Transe Hipnótico.

Milton Erickson (1901-1980) foi médico psiquiatra, psicanalista, modificou a abordagem da Hipnose para que fosse mais centrada no sujeito. Desenvolveu uma sugestão indireta, permissiva e assim, não se preocupava com níveis de Transe. Usava uma linguagem vaga para que o próprio sujeito descobrisse a cura interior de suas questões.

Ivan Pavlov (1849-1936) médico fisiologista, foi o primeiro a estudar os fenômenos do Transe Hipnótico no cérebro. Entrou para a história por sua pesquisa em um campo que se apresentou a ele quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado).

Dave Elman (1900-1967) foi um dos pioneiros no uso médico da hipnose. Apesar de não ter sido médico, e sim um radialista, e posteriormente, se dedicou ao estudo e prática, se tornando hipnotista. Dave Elman foi solicitado por médicos a dar cursos, por conta da sua eficiência e rapidez com que hipnotizava em suas apresentações e com isso ganhou notoriedade e seus métodos são admirados e utilizados até hoje.

 

Como Funciona

Se trata de um truque, farsa ou magia? Sério, existem pessoas que ainda pensam assim.

Não, a Hipnose funciona utilizando a capacidade natural da nossa mente.

Por exemplo, do ponto de vista de quem assiste uma apresentação de Hipnose de entretenimento, em que o objetivo é impressionar quem está assistindo, os fenômenos podem sim ser confundidos com algum truque, ou que o profissional possui algum poder especial e está no controle da mente da pessoa. Garanto que tudo isso é mito.

Na verdade, a hipnose funciona no nosso cérebro porque existe a crença, o foco, concentração e a imaginação sobre algo. Tudo que você espera que aconteça tende a acontecer.

Para simplificar isso, vou detalhar os três segredos incríveis do nosso cérebro:

1) Ele é atemporal, ou seja, passado, presente e futuro é a mesma coisa, pois ele só opera no presente

2) Ele não distingue o real do imaginário

3) Ele trabalha todo o tempo para produzir o que ele visualiza

Talvez você já deve ter ouvido falar que: Toda hipnose é uma auto hipnose. Ou seja, se o sujeito não estiver comprometido com o processo, ele não vai aceitar sugestões alguma, porque só ele está no controle da sua mente e com isso, responsável com que as mudanças ocorram.

Mas para que você compreenda melhor sobre como funciona, podemos dar exemplos de como ela faz parte do nosso dia a dia, veja abaixo exemplos cotidianos:

  • Sabe quando você assiste um filme na TV ou Cinema e se envolve de tal maneira, que se emociona, fica feliz ou triste, enfim… entra dentro da história como se ela fosse real? Então, seu fator crítico foi rebaixado por você mesmo, um acordo que fez para que desfrutasse do entretenimento que um filme pode promover.
  • Quando você era criança e caiu, se machucou e começou a chorar. Sua mãe lhe fala com firmeza: isso é nada filho, já passou. E por milagre, a dor diminui. Nesse caso o subconsciente da criança aceitou a sugestão sem que o fator crítico duvidasse, pois a mãe tem uma autoridade e tudo que ela fala é Confiável.
  • Já se pegou indo em direção a outro caminho totalmente diferente do que queria? Isso acontece porque você está tão focado em um outro pensamento, que acaba fugindo da sua realidade e sua mente subconsciente lhe indica o caminho mais conhecido registrado
  • Esse alto nível de concentração pode acontecer também quando você está assistindo aquele filme ou novela, e alguém te chama e você não ouve

Enfim, quis lhe mostrar que você é hipnotizado o tempo todo e não somente quando está em um consultório de hipnose clínica.

Manipulamos nossas emoções a todo instante através das programações que aceitamos e acreditamos serem coerentes. Logo, tudo que é coerente para nós, entra no subconsciente com maior facilidade.

A mudança ocorre no subconsciente primeiro e depois você tomará consciência dela.

 

Porque a Hipnose Funciona?

Ela funciona porque o conteúdo registrado em nossa mente subconsciente pode ser acessado por nós mesmos e com isso, dar um novo significado ao que não está coerente com o que desejamos.

Para que esse processo ocorra, existem técnicas específicas que o Hipnólogo ou Hipnoterapeuta utilizam para facilitar esse processo.

 

Para que Serve a Hipnose:

benefícios da hipnose clínica

A Hipnose serve para tratar a causa que originou sintomas físicos ou emocionais desagradáveis em uma pessoa.

Onde está a causa? Uma verdade instalada no subconsciente. Essa “verdade” pode ser ressignificada com a participação ativa do hipnotizado. Sem a permissão e engajamento, não é possível ter sucesso.

A hipnose serve para tratar diversas doenças de causa emocional como:

1) parar de fumar

2) Emagrecer

3) parar de beber

4) Deixar de usar drogas

5) impotência sexual

6) Insônia

7) Síndrome do Pânico

8) Gagueira

9) Timidez

10) Autoestima

11) Ansiedade

12) Relacionamentos

Entre outras.

 

Benefícios da Hipnose

Os benefícios são imensos pois ela abrange o campo físico, mental e emocional de uma pessoa.

Acredito que o maior benefício ao compreender como funciona a hipnose é saber que o comportamento, assim como muitas doenças emocionais são desenvolvidas por nós mesmos através do que pensamos e sentimos, criando registros na mente subconsciente e sendo reforçada pelo nosso consciente.

Sabendo disso, a hipnose abre-se as portas pra que tenhamos maior responsabilidade sobre o que pensamos, sentimos e possamos tratar do que nos incomoda com sabedoria e menos sofrimento.

 

Auto-hipnose ( Baixar PDF )

A auto-hipnose é uma forma de se utilizar ativamente da hipnose no dia a dia para aprimorar a si mesmo em várias áreas.

É possível melhorar a autoestima, aumentar o foco em metas ou estudos, enfim… É uma forma de se programar diariamente para o que deseja.

Analisando sob uma perspectiva mais ampla, só existe a auto hipnose. Ou seja, o hipnólogo é um condutor, que sabe quais os meios eficazes para que induzir você e fazer com que sua mente acredite ou reprograme.

O processo funciona através do foco, concentração e imaginação, por isso a estimulação dos sentidos auditivos, visuais e cinestésicos são ferramentas para que você foque internamente.

Quero compartilhar com você a primeira de três recomendações, uma técnica de Auto Hipnose desenvolvida por Betty Erickson, que vai fazer você sentir na prática o que quero dizer. Segue o download em PDF

 

Hipnose Clínica (Hipnoterapia)

A Hipnose clínica ou hipnoterapia está em constante expansão por conta de excelentes resultados serem alcançados com um número bem menor de sessões.

Como o próprio nome diz, trata-se de realizar uma terapia aplicando a hipnose como ferramenta.

Sim, a hipnose é uma poderosa ferramenta, mas é imprescindível que haja um processo terapêutico aplicado pelo Hipnoterapeuta.

Logo, é necessário muito estudo e habilidade para que a ferramenta hipnose possa “cirurgicamente” tratar as questões emocionais dos pacientes.

A hipnoterapia consegue com os recursos psíquicos do sujeito, Psico educar suas crenças, seus esquemas mentais, suas projeções do inconsciente, suas manifestações simbólicas introjetadas, auxiliando a romper associações semânticas e cognitivas de pensamentos negativos, modificando padrões de comportamentos e pensamentos

 

Hipnose de Entretenimento

A hipnose teve e ainda tem uma grande grande divulgação para o público através das apresentações de palco e nas ruas.

Na mídia, há espaço para apresentações de palco, mas muitas vezes ela foi vista com receio e medo pelos espectadores por alguns fatores, entre eles, determinadas rotinas mais “apelativas” como por exemplo, expor o voluntário a comer cebola, pensando que era maçã.

Ou seja, o nível de exposição dos convidados e a falta de uma ampla explicação do que é hipnose, acabaram distanciando as pessoas de um fenômeno que é natural, mas que transmitia a impressão de magia ou algum truque de comum acordo com a plateia.

Claro que os Hipnólogos evoluíram suas apresentações e hoje em dia grandes profissionais demonstram o poder da mente das pessoas através da hipnose, e ao mesmo tempo desmistificam e quebram crenças antigas e irreais sobre a ferramenta.

 

Hipnose à Distância (Online)

É uma realidade que tem crescido bastante pela comodidade de ser atendido através do computador, além de ter o custo menor. No entanto, alguns terapeutas não veem com bons olhos o atendimento em hipnose clínica à distância.

Isso tem uma lógica simples: ao se aprofundar nas memórias do subconsciente o cliente pode ter uma abreação, ou seja, uma intensa descarga emocional desencadeada por lembranças de um acontecimento traumático.

Nesse caso, atendendo alguém a distância, de forma online, o hipnoterapeuta poderia ter uma dificuldade de lidar com isso, da mesma forma se a energia elétrica acabasse em um dos ambientes.

Entretanto, há diversos profissionais que atendem a distância e alegam que há protocolos de segurança usados que evitam que o cliente corra qualquer risco. Por isso é importante pesquisar e saber as avaliações positivas que o Hipnoterapeuta tem com essa prática.

 

Tipos ou Técnicas de Hipnose:

Ao longo da história da hipnose, alguns métodos foram definidos e seguidos por serem mais eficientes, entre os mais conhecidos estão:

1) Hipnose Condicionativa

É um método desenvolvido e cunhado por Luiz Carlos Crozera, inspirado no condicionamento clássico de Pavlov, onde o paciente não conversa com o hipnoterapeuta durante a sessão, apenas ouve passivamente e recebe sugestões para que ressignifique suas questões internas e tenha sugestões pós hipnóticas para que seja motivado a reeducar as emoções continuamente no dia a dia.

2) Hipnose Clássica

É um método onde o hipnólogo utiliza técnicas para engajar a pessoa a um estado de foco interno e comprometimento. É um formato onde o hipnólogo o guia em uma forma mais imperativa de linguagem para aprofundar, reconhecer e ajudar o sujeito a ressignificar suas questões emocionais.

3) Hipnose Ericksoniana (Conversacional)

É um modelo de hipnose baseada no método que Milton Erickson utilizava para hipnotizar. Nesse formato, o hipnólogo utiliza técnicas conversacionais para que a pessoa comece a buscar em si mesma a solução para os seus problemas de uma forma não invasiva e mais permissiva, dando mais opções e comandos embutidos na fala ao invés de comandos claros utilizados na Hipnose clássica.

 

Regressão de Idade (Vidas Passadas)

A terapia de regressão de idade ou vidas passadas é muito efetiva e utilizada por hipnoterapeutas para localizar um ou mais pontos traumáticos na história de vida da pessoa e com isso, dar um novo significado para que os traumas se dissolvam e as lembranças não sejam mais dolorosas e influenciadoras em um comportamento negativo no presente.

Em relação a vidas passadas muitas pessoas não acreditam e isso não importa para que a terapia ocorra com sucesso. De fato, mesmo as pessoas que não acreditam podem regredir a memórias antigas para que haja compreensão e reinterpretação dessas memórias subconscientes, que ajudarão o cliente a resolver suas questões emocionais traumáticas conscientes.

Ao se recobrar uma memória existem 3 formas de ela ser feita e é importante esclarecer cada uma para que não haja confusão:

HIPERMNÉSIA : relembrar com riqueza de detalhes uma cena, uma situação

REVIVIFICAÇÃO: lembrar uma memória revivendo com as emoções relacionadas

REGRESSÃO : regredir a idade passada, revivendo todas as experiências e sensações no tempo presente

 

eBook Grátis sobre Como Hipnotizar as Pessoas Rapidamente

ebook pdf grátis baixar hipnose

 

Se você chegou até aqui é claro que tem interesse em se aprofundar mais e aprender de fato como hipnotizar pessoas. Sabendo disso, quero deixar pra você um eBook PDF Grátis escrito por um dos maiores nomes da Hipnose do Brasil. Quer Saber quem é ? Então faça agora o Download.

 

Curso Online de Hipnose Clínica

A última recomendação para terapeutas ou psicólogos que desejam aprender de forma avançada todos os detalhes na prática que envolvem a hipnose clínica , veja abaixo os módulos incluídos no treinamento online inédito no Brasil:

  • Conceitos Básicos da Hipnose
  • Hipnose em Estado de Vigília
  • Induções Rápidas
  • Induções de Choque
  • Hipnose Impromptu
  • Psicologia e Terapia
  • Hipnose Clássica – Dave Elman
  • Hipnose Conversacional
  • Protocolos Específicos de Terapia
  • Ganhando Dinheiro com a Hipnose
  • Certificado internacional Dave Elman Hypnosis Institute

Acesse Agora Mesmo para saber mais e tirar suas dúvidas. O curso foi criado pelo mesmo autor do eBook, ou seja, de extrema qualidade e confiança. Ao acessar a página, se as inscrições já estiverem sido encerradas, deixe seu e-mail para entrar na lista de espera e ser avisado quando houver reabertura.

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Redação O Poder do Ser

Sobre o autor | Website

Fabio Alves é um profissional dedicado ao desenvolvimento pessoal e bem-estar, formado em Gestão de Recursos Humanos e especialista em PNL e hipnose. Ele é um dos autores do blog O Poder do Ser, um espaço de reflexão e crescimento. Obrigado por se juntar a nós!

Despertar Interior

Junte-se à Nós e embarque em uma viagem de autoconhecimento e espiritualidade

Somos Contra Spam