A vida pode ficar caótica e às vezes só precisamos apertar o botão de reset.
Mas o que significa fazer uma “reinicialização completa do corpo e da mente”? Trata-se de dar um passo atrás, reavaliar e renovar seu estado físico e mental.
Existem alguns passos simples que podemos seguir para esse rejuvenescimento. E acredite em mim, é mais fácil do que você imagina.
Aqui estão oito maneiras simples de fazer uma reinicialização completa do corpo e da mente. Vamos mergulhar.
1) Abrace a atenção plena
Vivemos em um mundo que está constantemente repleto de atividades. Esse turbilhão ininterrupto muitas vezes pode nos deixar sobrecarregados e esgotados.
Entra em cena a atenção plena, um conceito enraizado na psicologia e praticado durante séculos de várias formas.
Mindfulness tem tudo a ver com estar presente no momento, concentrando-se no seu estado atual e reconhecendo seus pensamentos e sentimentos sem julgamento. Não se trata de esvaziar a mente, mas sim de encontrar paz no caos.
Praticar a atenção plena pode ser tão simples quanto reservar alguns minutos todos os dias para se concentrar na respiração ou realmente saborear o sabor do seu café da manhã.
De acordo com a psicologia, mindfulness tem inúmeros benefíciosincluindo redução do estresse e maior clareza mental. Ao incorporar a atenção plena em sua rotina diária, você está dando um passo significativo para redefinir o corpo e a mente.
Então, por que não tentar? Você pode se surpreender com o impacto que isso pode ter.
Não se trata de perfeição, mas de prática.
2) Desenvolva uma rotina matinal
Admito que nem sempre fui uma pessoa matinal. Mas assim que estabeleci uma rotina matinal, as coisas começaram a mudar.
Uma rotina matinal dá o tom para o resto do dia. Trata-se de começar o dia nos seus termos, em vez de ser arrastado pelas exigências da vida.
Inicialmente, minha rotina matinal era simples. Acorde, beba um copo d’água e faça alongamentos por 10 minutos. Com o tempo, adicionei outros elementos como um diário e um café da manhã saudável.
Agora, minha rotina matinal é algo que anseio. Isso me ajuda a começar o dia sentindo-me com os pés no chão e pronto para enfrentar o que quer que surja no meu caminho.
A psicologia também confirma isso. Uma manhã consistente rotina pode ajudar a reduzir o estresseaumentar a produtividade e melhorar o bem-estar geral.
Portanto, reserve algum tempo para desenvolver uma rotina matinal que funcione para você. Não precisa ser extravagante ou demorado – apenas algo que ajude você a começar bem o dia.
3) Mexa-se
Atividade física não se trata apenas de manter o corpo em forma – é também uma ferramenta poderosa para o bem-estar mental.
Quando você se exercita, seu corpo libera substâncias químicas chamadas endorfinas. Estes são frequentemente chamados de hormônios do “bem-estar” porque desencadeiam sentimentos positivos no corpo, semelhantes aos da morfina.
Isso não significa que você precisa treinar para uma maratona. Mesmo algo tão simples como uma caminhada rápida pela vizinhança ou uma curta sessão de ioga pode fazer a diferença.
Reservar um tempo para atividades físicas pode ajudar a clarear a mente, reduzir o estresse e melhorar o humor. Então, amarre esses sapatos e mexa-se – seu corpo e sua mente vão agradecer.
4) Priorize o sono
O sono costuma ser a primeira coisa que sacrificamos quando a vida fica agitada. Mas dormir pouco pode ter sérias repercussões tanto para a nossa saúde física como mental.
Durante o sono, nosso corpo trabalha para se reparar e se restaurar. É também um momento crítico para o nosso cérebro, pois ele processa as informações do dia e se prepara para o dia seguinte.
Sem dormir o suficiente, podemos sentir-nos confusos, irritados e com dificuldade de concentração. Com o tempo, a falta crónica de sono pode contribuir para vários problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas e depressão.
Então o negócio é o seguinte: torne o sono inegociável. Procure ter de 7 a 9 horas de sono de qualidade todas as noites. Crie um ambiente favorável ao sono e siga um horário regular de dormir.
Ao priorizar o sono, você dá ao corpo e à mente o tempo de inatividade necessário para reiniciar e recarregar.
5) Pratique a gratidão
Num mundo onde buscamos constantemente mais, é fácil ignorar as coisas que já temos.
Praticando gratidão trata-se de reconhecer e apreciar as coisas boas em nossas vidas. Trata-se de mudar nosso foco do que está faltando para o que está presente.
Isto pode parecer simples, mas pode ter efeitos profundos no nosso bem-estar geral. A pesquisa mostra que praticar a gratidão pode levar ao aumento da felicidade, à redução da depressão e à melhoria dos relacionamentos.
Reserve um momento todos os dias para reconhecer as coisas pelas quais você é grato. Pode ser tão grandioso quanto uma família amorosa ou tão simples quanto uma xícara de café quente em um dia frio.
Ao cultivar uma atitude de gratidão, você está redefinindo sua mente para se concentrar na positividade e na abundância, em vez de na carência e na escassez. E isso pode fazer toda a diferença.
6) Desconecte para reconectar
Vivemos em uma era digital em que estamos constantemente conectados a telas. Embora a tecnologia tenha seus benefícios, ela também pode ser extremamente desgastante.
Houve um tempo em que eu ficava verificando constantemente meu telefone, mesmo quando não havia notificações. A rolagem interminável tornou-se um hábito, deixando-me exausto e desconectado do mundo ao meu redor.
Então tomei uma decisão consciente de desligar regularmente. Isso significa estabelecer limites com a tecnologia – como desligar as notificações após um determinado horário ou designar zonas livres de tecnologia em minha casa.
Desconectar-me do mundo digital permitiu-me reconectar-me comigo mesmo e com as pessoas ao meu redor. Isso me deu espaço para respirar, pensar e simplesmente ser.
Então experimente.
Desconecte-se do mundo digital por um tempo todos os dias – você pode se surpreender ao ver como se sente recarregado.
7) Nutra seu corpo
O que colocamos em nossos corpos impacta diretamente a forma como nos sentimos física e mentalmente.
Comer uma dieta balanceada rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras pode fornecer os nutrientes de que nosso corpo precisa para funcionar de maneira ideal. Por outro lado, muitos alimentos processados, açúcar e cafeína podem nos deixar com uma sensação de letargia e tontura.
Mas nutrir seu corpo não envolve apenas o que você come. É também uma questão de ouvir os sinais do seu corpo sobre fome e saciedade e respeitar esses sinais em vez de ignorá-los.
Comida é combustível.
Ao optar por nutrir seu corpo com alimentos saudáveis, você apoia sua saúde física e seu bem-estar mental. Portanto, faça da alimentação consciente uma prioridade – seu corpo agradecerá.
8) Procure ajuda profissional quando necessário
Não há vergonha em procurar ajuda. Se você estiver se sentindo sobrecarregado, ansioso ou simplesmente paralisado, procurar um profissional de saúde mental pode ser extremamente benéfico.
Um terapeuta ou conselheiro treinado pode fornecer ferramentas e estratégias para controlar o estresse, lidar com emoções difíceis e melhorar seu bem-estar geral.
Não subestime o poder da ajuda profissional para redefinir seu corpo e sua mente. A saúde mental é importante – e, por vezes, todos precisamos de um pouco de apoio extra.
Abrace a jornada
A jornada de uma redefinição completa do corpo e da mente não deve ser apressada ou encarada levianamente. É uma jornada de autodescoberta, autocuidado e autoaperfeiçoamento.
O poder destas oito maneiras simples não reside na sua complexidade, mas na sua simplicidade. Eles não estão enraizados em mudanças drásticas, mas em mudanças sutis em nossos hábitos e mentalidade diários.
Trata-se de lutar pelo progresso, por menor que pareça.
Um passo de cada vez, um dia de cada vez – é assim que a verdadeira mudança acontece.
Portanto, permita-se fazer essa jornada no seu próprio ritmo. Seja gentil consigo mesmo. Comemore suas vitórias, por menores que pareçam.
Porque no final das contas, esta jornada é sobre você – sua saúde, seu bem-estar, sua felicidade.
E você vale a pena.