O Efeito Sombra em você: Saiba Como Lidar

Descubra o efeito sombra que há em você

Olá, falarei neste artigo  sobre o documentário baseado no livro o efeito sombra e sua revelação de extrema importância para nós.

 

O que significa: o efeito sombra?

O que significa: o efeito sombra?O Efeito sombra pode ser entendido como tudo aquilo que não aceitamos de negativo em nós mesmos e que não queremos mostrar aos outros.

É aquilo que nos incomoda, mas escondemos, ignoramos, porque temos medo de lidar com eles, são sentimentos, emoções, traumas adquiridos desde nossa infância.

 

Quando adquirimos essas sombras?

Na verdade todos nós temos uma sombra negativa dentro de nós. Isso é normal, pois somos seres humanos em busca de aprendizado e evolução e somos expostos ao mal (negação do amor) a todo o momento.

O problema é em não conhecer essa sombra e tentar esconde-la. Quando criança, sentimentos foram instalados  em nós. Eu atitudes que tentávamos esconder dos nossos pais, pois éramos advertidos como algo ruim ou errado em nós.

A partir daí, começamos a nos mostrar fragmentados, pois não queríamos ser vistos de forma negativa pelas pessoas.

 

A mascara criada pelo ego – A Persona

A mascara criada pelo ego - A PersonaNinguém gosta de admitir que erre, que tem defeitos e isso facilita a expansão da sombra em nós. Para lidarmos com nossas falhas,  sensação de inferioridade,  o ego se encarrega de proteger a nos mesmos destas (sujeiras).

O ego esconde nossa sujeira embaixo do tapete. O ego sendo uma visão criada por nós sobre quem realmente somos, se encarrega De criar uma máscara (persona), onde apresentamos muito mais qualidades que defeitos para nós e principalmente para os outros.

 

Aceitação externa

Vivemos em uma sociedade onde temos modelos de tudo, padrões a ser seguido. As roupas seguem a moda, os cabelos, as gírias, os grupos, as músicas etc. A sociedade tem regras para aceitação do que é certo e errado e cada um aprende a mostrar somente seu lado bom, para poder conviver com as pessoas e ser aceito como normal.

Se para ser aceito, é necessário copiar aquele estilo, copiamos para estarmos inseridos na sociedade. Isso cria uma figura fragmentada, manipulada pela mídia, amigos, e sem um fortalecimento do seu verdadeiro Eu.

Usamos máscaras para atingirmos nossos objetivos, mostrarmos que somos bons, simpáticos, engraçados, calmos, mas na verdade, escondemos tudo isso até que alguma coisa desencadeia em nós nossa sombra adormecida.

 

O efeito sombra e suas máscaras

Usamos várias máscaras, cada um se identifica com uma delas:

O agressor, o valentão, o encantador, a mocinha boa, o intelectual, o piadista, o vencedor, a sedutora, a durona, os super queridos.

Usamos máscaras para escondermos de falhas que evitamos serem julgadas pelos outros, e por nós mesmos através do Ego, que se encarregou de esconder, como se não existisse aquele comportamento, mas enquanto não aceitarmos e abraçarmos quem somos de verdade, nunca iremos nos libertar do sofrimento que estará adormecido em nós.

A luz sobre nossas frustrações e fraquezas nos dará forças para lidar com o efeito sombra construído em nossa personalidade.

 

Quando não se consegue mais esconder

Nossas falhas ou podemos dizer que tudo que não gostamos e evitamos em nós, é acumulado, até o momento em que o efeito sombra se manifeste em uma situação e desencadeie aquele sentimento ou reação impulsiva, que você nem se dá conta do motivo de ter ocorrido.

Após o surto, você se sente envergonhado, reconhece (às vezes) o erro, mas trata de ignora-lo novamente como sendo normal ou um traço de sua personalidade. Esta sabotagem que faz consigo mesmo, lhe deixará mais cego diante de quem você é.

 

A projeção de quem somos

Até agora eu falei em como sabotamos as nossas falhas e coisas que não gostamos em nós mesmos.

Mas falarei agora de como isto é posto pra fora de uma forma trapaceira, da mesma forma que sabotamos em nosso interior, isso é feito quando identificamos comportamentos negativos nas outras pessoas, e que nos atingem de tal forma, que perdemos nosso controle. A projeção.

 

O papel da projeção

A projeção tem um papel fundamental na descoberta de nossas sombras. No momento em que acusa, se incomoda, se sente ferido pelo outro, você deixa nítido que tem algo fragmentado daquele comportamento em você.

Quando recebemos uma informação somente como um acontecimento, sem nos envolvermos emocionalmente com ele, isso não se caracteriza sombra. Mas quando somos abalados emocionalmente pelo que enxergamos ao nosso redor, provavelmente estamos sendo vítimas do efeito sombra.

Essa é uma realidade difícil de aceitar, mas quando aceitamos, será o início da transformação em nosso ser.

 

O termômetro

Através de como você julga as pessoas ao seu redor, até mesmo pessoas famosas, lhe mostrará quem você está tentando esconder dentro de si, em seu eu falso criado pelo ego e que sofre por nunca estar plenamente feliz.

Faça uma análise de como se comporta daqui para frente e comece uma transformação em sua vida, aceitando e amando quem você realmente é. Só assim, suas sombras lhe deixarão em paz, libertando-as com o amor de Deus.

O efeito sombra é uma pessoa que não queremos ser, e dessa forma não gostamos de vê las nas pessoas, por isso nos incomodamos.  O que não gostamos na gente, não aceitamos no outro.

 

Os 3 cérebros

No documentário: o efeito sombra, um neurologista explica o fato de termos três cérebros diferentes, são eles:

Cérebro reptiliano: um cérebro muito primitivo, que é ativado instantaneamente respondendo a uma situação de perigo. Ele é ativado e desligado em seguida, nas situações de nossa sobrevivência no dia a dia.

Cérebro límbico (dos mamíferos): é responsável por dosar as reações instintivas do cérebro reptiliano.  Ele administra e controla os momentos de ativação e desativação do cérebro reptiliano baseando-se pela emoção.

Cérebro neocortex: é a parte do cérebro mais desenvolvida nos seres humanos e que consegue compreender e analisar com mais inteligência nossas reações e atitudes.

O desenvolvimento do neocortex é essencial para que possamos ter o controle de nossas atitudes, não sermos conduzidos pelo cérebro reptiliano, que age por impulso, pode ser perigoso, quando estimulado De forma equivocada.

 

As emoções desencadeiam doenças

É fato que hoje em dia existe uma preocupação maior com a saúde, através da conscientização no consumo de alimentos mais saudáveis, livres de gorduras e colesterol.

Todos nós sabemos o mal que um lanche de fast-food faz para nosso corpo. Mas ainda não compreendemos que as emoções, sendo um fator aparentemente invisível, é o maior desencadeador de doenças físicas.

Muitos pensam que as emoções afetam somente nossa psique, mas estudiosos confirmam que as emoções negativas interferem nas moléculas do nosso organismo.

O efeito sombra, que são nossas angústias, medos, traumas mal resolvidos em nós, desencadeiam transtornos não só na mente, mas no corpo físico.

 

Como eliminar o efeito sombra

A escuridão dos nossos sentimentos negativos que criou o efeito sombra só podem ser iluminadas com luz.

A luz é o perdão.  A aceitação de quem você é, pelo que lhe envergonha e lhe deixa frustrado. O perdão liberta nosso Eu menosprezado, mas existente procurando sair para se expressar.

Quando entendemos isso, e não disparados ódio, vergonha, e qualquer sentimento de repulsa à sombra, ela é eliminada pela luz da nossa consciência, agora atuando, deixando o ego em segundo plano.

Só podemos evoluir, quando aceitamos nossas sombras, e utilizamos dela para criar mais luz em nós. Tudo tem um propósito em nossas vidas, e não devemos fugir de nossas falhas, pois elas nos ensinarão a ser uma pessoa melhor.

 

Baixar eBook PDF O Efeito Sombra

Somente com o amor, acenderemos luz em nós mesmos e no mundo. Obrigado por ler o artigo e vou deixar para você para baixar o livro O Efeito Sombra em PDF Aqui .

Caso tenha gostado do artigo, recomende no Facebook

Veja também: 5 Passos para Desenvolver a Inteligência Emocional

Compartilhe se Gostou do Artigo

Sobre o autor (a) | Website

Meu nome é Fabio Alves, e criei o blog https://opoderdoser.com/, com o intuito de compartilhar conteúdo sobre desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, além de dar espaço para profissionais da área fazerem o mesmo. Muito Obrigado por você estar aqui

RECEBA 100% GRÁTIS em seu E-Mail um PDF sobre THETAHEALING e Novas Atualizações de Artigos 

100% seguro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!