Espiritualidade: O Que é, Como Desenvolver

O termo espiritualidade tem sido usado com muita frequência hoje em dia, mas o que exatamente significa e como isso se relaciona com a vida?

Muitas pessoas gostam de dizer que são pessoas “espiritualizadas”, provavelmente para que saibam que não são materialistas ou superficiais.

No entanto, espiritualidade tem uma profundidade bem maior no seu significado, e cada um vai defini-lo a sua maneira, mas nesse artigo vamos dar algumas pistas para vivenciar a espiritualidade sem misticismo ou credo religioso.

 

O que é Espiritualidade, Qual o Significado

espiritualidade significado

Tradicionalmente, ser uma pessoa espiritual ou espiritualizada significava ter um apego aos valores religiosos, ou questões do espírito, ao invés de interesses materiais ou mundanos.

Porém, mais recentemente o significado passou a alcançar níveis mais elevados de consciência, onde se utiliza práticas de meditação, Yoga e outras práticas similares.

A espiritualidade é melhor pensada como uma dimensão sem limites da experiência humana. Algo que não está aberto a metodologias normais de investigação científica. Não pode ser definido ou fixado, então como compreender o significado?

A espiritualidade pode ser pensada como o “ingrediente ativo” das principais religiões do mundo, mas ela não cabe somente dentro da religião.

Na minha visão, considero a espiritualidade como um estado em que estamos conectados a Deus, a Natureza, uns aos outros e a parte mais profunda de nós mesmos.

 

Porque é Importante

A espiritualidade é importante para que possamos funcionar plenamente, todos os aspectos de nós mesmos devem ser equilibrados. Nossa mente, corpo e espírito precisam estar em harmonia uns com os outros.

Não podemos nos concentrar no material e negligenciar o espiritual. As pessoas podem pensar que ser uma pessoa espiritualizada é difícil e exigente, mas não é verdade.

Você pode experimentar a espiritualidade quando gosta de ouvir uma bela peça de música, ao olhar para uma incrível obra de arte, ao ler um livro ou um poema inspirador.

É espiritual quando você está imerso e obtendo dele prazer, ele toca sua alma e conecta você ao artista e a própria criação (Deus).

 

Como é ter espiritualidade

Você experimenta momentos espirituais quando caminha pela floresta e se conecta com a natureza, caminha ao longo de uma bela praia, quando vê o pôr do sol ou quando acalma a sua mente, independente de onde esteja.

Você pode experimentar uma conexão espiritual com os outros quando trabalha em conjunto para alcançar um objetivo comum, como por exemplo, angariar fundos para ajudar os necessitados, praticar um esporte de equipe, fazer parte de uma banda musical ou orquestra, ou seja, qualquer coisa que envolva trabalho em equipe e cooperação com outras pessoas.

Quando estamos em sintonia com Deus, a Natureza, o outro e a nós mesmos, estamos sendo espirituais ou agindo com espiritualidade.

Há tantas maneiras maravilhosas que podemos fazer e aproveitar o tempo para “nos conectarmos”.

 

Como Desenvolver a Espiritualidade no Dia a Dia

Eis aqui algumas dicas que parecem simples, mas que fazem toda a diferença se realizado com frequência.

  • Tire um tempo para si mesmo. Rejuvenesça o seu espírito e nutra-se ouvindo uma música relaxante. Leia livros que te inspirem.

 

  • Ajude aqueles que precisem de sua ajuda. Quando você ajuda alguém, você se conecta automaticamente melhor com o resto da humanidade.

 

  • Pratique a gratidão. Há tantas coisas pelas quais podemos ser gratos na vida. No entanto, a maioria das pessoas focam apenas nas dificuldades do dia a dia para reclamar.  Reserve um tempo para refletir sobre tudo que você tem e pode agradecer agora mesmo. Reconheça o quanto somos afortunados por termos uma família, amigos e oportunidades infinitas de vivenciar uma realidade diferente.

 

  • Pratique a atenção plena. Torne-se consciente do seu ambiente. Esteja ciente de si mesmo dentro do seu ambiente. Aprecie as cores e os cheiros da natureza ao seu redor. Aprecie a sensação da chuva caindo sobre o nariz e o vento soprando em seu rosto. Essas pequenas coisas o colocará em um estado revitalizante e tranquilo de consciência.

 

  • Expresse-se. Se você ainda não se dedica a atividades artísticas ou expressivas, aprenda a dançar, cantar, tocar um instrumento musical ou fazer aulas de arte. Fazer isso coloca você em contato com o lado criativo do cérebro, o lado direito. Todos nós precisamos equilibrar os aspectos lógicos e lineares  de nós mesmos.

 

  • Pratique afirmações positivas. Temos a liberdade de contemplar e emitir palavras que te faz sentir bem. Escolha elogiar a si mesmo e afirmar o que deseja de melhor no mundo, pois assim, criará um mundo melhor dentro de ti. Faça afirmações com frases positivas no presente e sua mente entenderá que já recebeu o que deseja, isso traz bem estar e lhe move em direção ao seu objetivo.

 

  • Estude. O conhecimento modifica nossa forma de pensar e agir. Aprenda sobre a mente humana, filosofia e tudo que lhe desperte o desejo de refletir, pois irá ajudar muito a ser uma pessoa mais equilibrada em todas as situações.

 

Estar presente no agora e cultivar a a espiritualidade contribui grandemente para a nossa alegria e felicidade em geral. Nunca é tarde demais para se desenvolve ainda mais e aproveitar os seus benefícios.

 

Um Estudo Profundo pra Você ir Além

Se você deseja dar um passo além, recomendo fortemente que acesse o conteúdo único logo abaixo, pois vai agregar muito mais conhecimento na sua busca por ser um ser humano melhor.

curso de espiritualidade

 

 

 

Conheça os benefícios do Shiatsu

Termos relacionados: espiritualidade significado, dos gatos, no dia a dia, quantica, frases, religiosidade, budista e pdf

Compartilhe se Gostou do Artigo

Sobre o autor (a) | Website

Meu nome é Fabio Alves, e criei o blog https://opoderdoser.com/, com o intuito de compartilhar conteúdo sobre desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, além de dar espaço para profissionais da área fazerem o mesmo. Muito Obrigado por você estar aqui

RECEBA 100% GRÁTIS em seu E-Mail um PDF sobre THETAHEALING e Novas Atualizações de Artigos 

100% seguro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!