Terapia EFT: Libere Traumas e Viva Plenamente

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Terapia EFT: A Técnica da Libertação Emocional Você já ouviu falar da Terapia EFT, a Técnica de Libertação Emocional que está redefinindo a maneira como nos relacionamos com nossas emoções e estresse? Semelhante à acupuntura, uma ciência milenar, a EFT capacita-nos a controlar nossas emoções, mas sem o uso de agulhas.

Pense em aliviar sentimentos negativos e ultrapassar barreiras emocionais com simples toques! Este artigo propõe um exame aprofundado do fascinante mundo da Terapia EFT.

Como essa técnica surpreendente realmente funciona? O que está por trás de sua crescente popularidade? Clique no botão abaixo para se Aprofundar em Vídeo Aulas sobre EFT:

AcesDiret - Terapia EFT: Libere Traumas e Viva Plenamente

 

O que é o método EFT?

A técnica chamada Tapping, ou EFT (Técnica de Libertação Emocional), é uma abordagem de cuidado integral que une elementos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), em particular a acupuntura, com as modernas práticas de autoajuda da psicologia.

O foco está em tocar, com os dedos, determinados pontos de acupressão localizados em nossas mãos, rosto e corpo. Tudo isso é feito enquanto se dá atenção a emoções ou preocupações que causam desconforto, e também se utilizam afirmações positivas para equilibrar tais sentimentos. Isso é o que nos conta a EFT International.

Vários estudos indicam que a prática de EFT pode ser eficaz para reduzir o estresse, controlar desejos, aumentar a performance e até mesmo suavizar sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

Mas, como essa técnica opera, na prática? Será que o simples toque nos pontos de acupuntura pode, de fato, gerar uma transformação perceptível em nosso estado emocional e mental?

 

História da Terapia EFT

A utilização de pontos de acupuntura para aliviar doenças é uma prática antiga, de milhares de anos. O método mais conhecido é a acupuntura, que utiliza agulhas para estimular esses pontos, conforme um artigo de pesquisa sobre Medicina Tradicional Chinesa.

Embora a acupuntura seja originária de cerca de 100 a.C., a terapia EFT que é bastante popular atualmente nos Estados Unidos, foi concebida pelo engenheiro Gary Craig na década de 1990. Esta abordagem é amplamente inspirada no trabalho do psicólogo clínico Roger Callahan, PhD.

O processo criado por Craig, que a maioria das pessoas pode aprender em cerca de cinco minutos, ensina a tocar em diferentes pontos enquanto pronuncia uma afirmação específica. Esse processo ajuda a sintonizar os indivíduos com seus sentimentos.

Essa técnica tem evoluído ao longo dos anos, à medida que Craig e outros terapeutas licenciados aplicaram a terapia EFT e adicionaram seus próprios aprimoramentos à abordagem.

Atualmente, muitos recorrem ao Tapping EFT para amenizar o estresse e a ansiedade do cotidiano, melhorar seu desempenho e controlar os desejos alimentares. Em um contexto clínico, profissionais licenciados utilizam a técnica para tratar pacientes com trauma, fobias e outros desafios de saúde mental.

 

Como fazer a técnica do EFT?

Imagine que você tem o poder de acalmar sua mente e seu corpo em suas próprias mãos. Você está pronto para aprender? Agora, essa é a proposta do EFT, uma técnica surpreendente e, ao mesmo tempo, simples.

A jornada começa identificando seu desconforto emocional ou físico. Certo, você reconhece. O que é que te preocupa agora? Em seguida, cria-se uma afirmação, uma frase que expresse sua dor, intercalada com palavras de autoaceitação. É tipo: “Embora eu esteja sentindo essa dor, eu me aceito completamente.”

Agora, começamos a parte do “tapping”, ou toque. Com a ponta dos dedos, toque levemente os pontos de acupuntura, concentrando-se no seu desconforto enquanto recita sua afirmação. Os pontos incluem o topo da cabeça, sobrancelhas, canto dos olhos, abaixo dos olhos, abaixo do nariz, queixo, clavícula, debaixo do braço. É um ciclo.

Repetir esse ciclo várias vezes pode ajudar a liberar a energia estagnada e proporcionar alívio. Intrigante, não acha? E se isso pudesse transformar sua vida? Agora, que tal experimentar a terapia EFT hoje?

 

Porque a Terapia EFT funciona?

A técnica de Tapping, ou terapia EFT, tem paralelos com a acupuntura ao utilizar pontos de acupuntura estabelecidos.

Na Medicina Tradicional Chinesa, o corpo humano possui mais de 2000 pontos de acupuntura, interligados por meridianos, vias por onde flui a energia vital, conhecida como “chi”.

A saúde é mantida pelo fluxo equilibrado dessa energia, e desequilíbrios podem provocar doenças. Estimular pontos de acupuntura específicos é acreditado para promover o fluxo de energia e a saúde.

Estudos sugerem que existe uma resposta fisiológica aos estímulos nesses pontos de acupuntura – eles não são meros locais aleatórios do corpo. Exames microscópicos revelam uma alta concentração de terminações nervosas, fibras que controlam sensações de frio e calor e uma quantidade significativa de glóbulos brancos, conforme uma revisão.

Outra pesquisa aponta que a estimulação dos pontos de acupuntura provoca a liberação de diversas substâncias químicas cerebrais, incluindo opioides endógenos (aliviadores da dor), serotonina (responsável por regular o sono, humor e memória) e ácido gama-aminobutírico (com efeito calmante no corpo), segundo um artigo de pesquisa.

“A estimulação dos pontos de acupuntura é uma prática milenar, mas hoje em dia podemos realmente mensurar os efeitos observando a expressão genética, ondas cerebrais, hormônios e neurotransmissores”, afirma Dawson Church, PhD, fundador e CEO da EFT Universe.

 

Perguntas Frequentes sobre a Terapia EFT:

Quais são os pontos EFT?

A magia do EFT está no toque – mas onde, exatamente? Primeiro, respire fundo. Os pontos-chave: topo da cabeça, sobrancelhas, canto dos olhos, abaixo dos olhos, sob o nariz, queixo, clavícula e abaixo do braço.

Parecem aleatórios, certo? Na verdade, cada um é um portal para a sua energia vital. Imagine só: bem nas pontas dos seus dedos, o alívio que você busca. Que tal experimentar?

Quanto custa uma sessão de EFT?

O preço de uma sessão de terapia EFT é variável. De um lado, temos os profissionais com anos de experiência, com preços que podem ultrapassar R$ 200 por sessão. Por outro, temos a opção de autoaplicação, que é muito mais conveniente, e você pode aplicar em você quando precisar.

Para isso, é importante aprender como funciona a EFT com um profissional da área qualificado. Eu recomendo que aprenda através de vídeo aula Clicando Neste Link.

Porque devemos focar no negativo quando fazemos EFT?

Quando praticamos EFT, por que focamos no negativo? Não é uma celebração da dor, mas sim um reconhecimento. Um encontro frente a frente com nossos medos, angústias, anseios. Ao reconhecê-los, eles perdem poder.

Com cada toque, nos libertamos um pouco mais deles. A sombra se vai e a luz entra. EFT não é sobre abraçar o negativo, mas sobre libertar-se dele.

Como repreender um pensamento negativo?

Como lidar com um pensamento negativo? Primeiro, não o ignore. Reconheça sua presença. Em seguida, questione sua veracidade. Ele é realmente válido ou apenas uma criação da sua mente? Respire profundamente, permitindo-se relaxar. Ao expirar, deixe o pensamento negativo ir embora.

Substitua-o por uma afirmação positiva e fortalecedora. Lembre-se, você tem o controle sobre seus pensamentos. É um processo de autodomínio e transformação pessoal.

Por que eu só penso negativo?

Talvez você tenha entrando em um loopping “círculo vicioso”, e se conscientizar disso já é um grande começo. Ter pensamentos negativos as vezes é normal, mas sempre não é. Procure ajuda profissional, e também aprenda através de livros e artigos como funciona a mente e o poder que você tem de modificar os padrões negativos que deseja.

 

Conclusão

Ao chegar ao final deste artigo, espero que tenha despertado o seu interesse em saber mais dos benefícios que a terapia EFT pode trazer. Os resultados são simplesmente fantásticos, proporcionando alívio do estresse, liberação de emoções negativas e um verdadeiro equilíbrio emocional.

Estamos falando de uma abordagem comprovada, com estudos e histórias reais de pessoas que passaram por transformações profundas em sua saúde mental e bem-estar geral.

A prática do toque nos pontos de acupuntura combinado com afirmações positivas tem o poder de mudar vidas, superando traumas, medos e padrões negativos.

O melhor de tudo é que a terapia EFT é acessível a todos. Você pode praticá-la por conta própria ou com o auxílio de um profissional qualificado. A simplicidade e flexibilidade dessa técnica permitem que você a integre facilmente em sua rotina diária.

Eu gostaria de pedir a você que compartilhe este artigo com todas as pessoas que você conhece. Vamos espalhar essa mensagem de transformação e ajudar mais pessoas a encontrar o equilíbrio emocional e a plenitude que tanto desejam. Juntos, podemos fazer a diferença e promover uma verdadeira mudança positiva.

 

Leia também :

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Redação O Poder do Ser

Sobre o autor | Website

Em nossa jornada de espiritualidade e autoconhecimento, você é peça fundamental. Nossos conteúdos visam desbloquear seu potencial máximo. Celebre essa descoberta conosco, compartilhe nosso propósito com quem você ama. Juntos, crescemos. Obrigado por se juntar a nós!

Despertar Interior

Junte-se à Nós e embarque em uma viagem de autoconhecimento e espiritualidade

Somos Contra Spam