Vedanta: O Que é e os Benefícios Para Sua Vida

O Vedanta é uma das filosofias espirituais mais antigas do mundo e uma das mais amplas, baseada nos Vedas, as escrituras sagradas da Índia.

É o fundamento filosófico do hinduísmo; mas, embora o hinduísmo inclua aspectos da cultura indiana, o Vedanta é universal em sua aplicação e é igualmente relevante para todos os países, culturas e contextos religiosos.

vedanta o que é benefícios

 

O Vedanta Aborda:

  • A unicidade da existência
  • A divindade da alma, e
  • A harmonia de todas as religiões.

Um olhar mais atento à palavra “Vedanta” é revelador: “Vedanta” é uma combinação de duas palavras: “Veda”, que significa “conhecimento” e “anta”, que significa “o fim de” ou “o objetivo de”.

Nesse contexto, a meta do conhecimento não é intelectual – o conhecimento limitado que adquirimos lendo livros. “Conhecimento” aqui significa o conhecimento de Deus, bem como o conhecimento de nossa própria natureza divina.

O Vedanta, então, é a busca pelo autoconhecimento e a busca por Deus.

O que queremos dizer quando dizemos Deus? Segundo o Vedanta, Deus é existência infinita, consciência infinita e bem-aventurança infinita.

O termo para essa realidade transcendente e impessoal é Brâman, a base divina do ser. No entanto, o Vedanta também sustenta que Deus também pode ser pessoal, assumindo a forma humana em todas as épocas.

Mais importante, Deus habita em nossos próprios corações como o Eu divino ou Atman. O Atman nunca nasce, nem jamais morrerá. Nem manchado por nossas falhas nem afetado pelas flutuações do corpo ou da mente, o Atman não está sujeito a nossa dor ou desespero, doença ou ignorância.

Puro, perfeito, livre de limitações, o Atman, declara o Vedanta, é um com Brâman. O maior templo de Deus está dentro do coração humano.

O Vedanta afirma que o objetivo da vida é realizar e manifestar nossa própria divindade. Essa divindade é a nossa natureza real, e a realização dela é o nosso direito de nascença. Estamos caminhando em direção a esse objetivo à medida que crescemos com conhecimento e experiências de vida.

É inevitável que, eventualmente, nesta ou nas vidas futuras, descubramos que a maior verdade de nossa existência é nossa própria natureza divina.

O Vedanta afirma ainda que todas as religiões ensinam as mesmas verdades básicas sobre Deus, o mundo e nosso relacionamento entre si. Milhares de anos atrás, o Rig Veda declarou: “A verdade é uma, os sábios a chamam por vários nomes”.

As religiões do mundo oferecem abordagens variadas a Deus, cada uma verdadeira e válida, cada religião oferecendo ao mundo um caminho único e insubstituível para a realização de Deus. As mensagens conflitantes que encontramos entre as religiões se devem mais à doutrina e ao dogma do que à realidade da experiência espiritual.

Embora existam divergências nas observâncias externas das religiões do mundo, as internas têm notáveis semelhanças.

vedanta prática meditação

De acordo com os ensinamentos do Vedanta, existem quatro caminhos que podemos seguir para alcançar o objetivo de entender nossa natureza divina.

Esses caminhos são conhecidos como os quatro iogas. Podemos escolher um caminho com base em nossa personalidade ou inclinação, ou seguir as práticas dos caminhos em qualquer combinação.

 

Bhakti Yoga

Bhakti Yoga é o caminho do amor e da devoção. O devoto se aproxima de Deus através de um relacionamento amoroso. Esse caminho enfatiza práticas como oração, canto e meditação em Deus como uma presença amorosa em nossas vidas.

 

Jnana Yoga

Jnana Yoga é o caminho do conhecimento. Nesse caminho, o buscador usa a razão e o discernimento para descobrir a natureza divina interior, rejeitando tudo o que é falso ou irreal. Essa prática nos mostra que a Realidade Suprema reside dentro.

 

Karma Yoga

Karma Yoga é o caminho do trabalho desinteressado. Aqueles que seguem esse caminho trabalham como oferenda a Deus e não esperam nada pessoal em troca.

O Karma Yoga nos ensina a praticar desapego e equanimidade em nosso trabalho, e a entender que os resultados de qualquer ação estão além do nosso controle.

 

Raja Yoga

Raja Yoga é o caminho da meditação. A meditação é uma prática importante em todos os caminhos, pois nos permite experimentar estados mais elevados de consciência, onde alcançamos uma compreensão mais profunda de nossa natureza divina.

Sri Ramakrishna, um santo dos dias modernos e seu aluno Swami Vivekananda, que trouxe o Vedanta ao mundo ocidental, enfatizaram o uso de uma técnica de meditação baseada em mantras e imagens simbólicas do divino.

 

Benefícios do Vedanta

  • Vedanta é aquele estudo ou filosofia que nos permite recuperar nossa verdadeira identidade ou personalidade original da Divindade através da Auto-Realização. Nós somos o Ser Supremo, Deus ou Realidade, que é o princípio mais sutil e estimulante que sustenta a vida a partir do âmago do nosso ser.
  • O Vedanta nos permite desenvolver e praticar virtudes nobres ou princípios superiores da vida, essenciais para uma vida sensível e saudável. Algumas das virtudes que desenvolvemos através do Vedanta são: Humildade, Não-ódio contra outros seres, Não-Egoísmo, Não-possessividade, Perdão, autocontrole, Auto-suficiência, Amizade, Limpeza, Retidão, Paciência, etc.
  • O Vedanta ajuda a ganhar consistência de propósitos e nos dá a sabedoria de aceitar nossas áreas de ignorância e trabalhar com dedicação, perseverança e firmeza para gradualmente alcançar ideais de vida mais nobres.
  • O Vedanta refina nossa personalidade dos distúrbios do ego e dos desejos da mente e nos permite concentrar nossas energias na conquista de ideais sublimes.
  • O Vedanta nos faz perceber que é necessário conquistar-se na vida para conquistar o mundo. Isso é perceber que a Divindade ou o Ser Supremo de alguém é o objetivo final deste nascimento e existência humana.
  • O Vedanta ajuda a se livrar de complexos da vida, como os de superioridade e inferioridade. Torna uma pessoa com pensamentos sólidos, emoções positivas e ações altruístas.

 

Saber Mais Sobre Meditação e Vedanta

Recomendo este Material incrível para quem está iniciando nas práticas de meditação e deseja se aprofundar mais .

Espero que goste: ACESSAR MATERIAL AVANÇADO CLICANDO AQUI

 

Fonte: https://vedanta.org/what-is-vedanta/

Compartilhe se Gostou do Artigo

Sobre o autor (a) | Website

Meu nome é Fabio Alves, e criei o blog https://opoderdoser.com/, com o intuito de compartilhar conteúdo sobre desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, além de dar espaço para profissionais da área fazerem o mesmo. Muito Obrigado por você estar aqui

RECEBA 100% GRÁTIS em seu E-Mail um PDF sobre THETAHEALING e Novas Atualizações de Artigos 

100% seguro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!