Chi Kung (QiGong) 35 Benefícios Incríveis para a Saúde

Com uma prática regular, os benefícios do Chi Kung (qigong) podem ser sentidos quase imediatamente. O qigong é uma forma antiga de yoga chinês que cultiva o “qi” (energia vital), também conhecido como chi, e incorpora respiração profunda e alongamento.

Xamãs chineses, taoístas e monges budistas praticavam originalmente o Chi Kung (qigong) há milhares de anos como uma maneira de buscar paz e harmonia com a natureza.

 

A diferença entre Chi Kung (Qigong) e Tai Chi

Muitas pessoas confundem Chi Kung (qigong) e tai chi, mas são diferentes. O Tai chi conecta uma série de movimentos suaves de arte marcial, enquanto o Chi Kung (qigong) são apenas movimentos simples e suaves, feitos individualmente. Os movimentos são fáceis, mas trabalham o corpo e a mente em todo o seu potencial.

 

35 Benefícios do Chi Kung (Qigong)

chi kung qigong benefíciosSe você puder incorporar alguns movimentos de qigong à sua rotina diária da manhã após acordar, poderá começar a colher os frutos.

Abaixo estão os 35 benefícios do Chi Kung (qigong) que você pode experimentar praticando este exercício suave de mente-corpo.

 

Benefícios do Chi Kung (Qigong) para Saúde Mental

Reduz o estresse. Chi Kung é um exercício que trabalha o corpo e a mente. À medida que você flui através da prática, sua mente e corpo começam a relaxar e, enquanto você relaxa, seu estresse diminui.

Equilibra emoções. À medida que o estresse diminui, suas emoções ficam equilibradas e você é capaz de desenvolver uma mente clara e tranquila. Esses benefícios podem ajudar aqueles que sofrem de depressão e ansiedade.

Melhora o bem-estar geral. Como o Chi Kung fortalece o corpo e a mente, uma prática regular fornecerá uma sensação aprimorada de bem-estar.

Aumenta o foco. Estudos de praticantes de Chi Kung (qigong) encontraram um aumento nas ondas beta, que indicam um forte foco e nitidez da mente.

Melhora a memória. Dado que o Chi Kung aprimora nosso foco, ajuda a melhorar nossa memória.

Melhora a qualidade de vida de pacientes com câncer. Estudos mostraram que o Chi Kung pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes com câncer, ajudando a reduzir o estresse e a fadiga. Também ajudou a melhorar o sono, o equilíbrio e a força.

Maior energia e vitalidade. Qigong melhora o fluxo de chi, o que naturalmente leva ao aumento da energia e vitalidade.

 

Benefícios de Qigong para a saúde física

Ajuda na digestão. Seus órgãos digestivos são massageados durante essa prática, o que lhes traz mais sangue oxigenado. Isso melhora a função geral do sistema digestivo.

Cria densidade óssea. Estudos demonstraram aumento da densidade óssea entre praticantes de Chi Kung, mais notavelmente em mulheres na pós-menopausa.

Estimula o sistema imunológico. Um estudo realizado mostrou que a prática de Chi Kung aumentou as quantidades de monócitos e linfócitos, que são dois tipos de glóbulos brancos que compõem a maior parte do sistema imunológico linfático.

Diminui a pressão sanguínea. Em um estudo de 30 anos, os pesquisadores descobriram que os praticantes de qigong eram capazes de diminuir a medicação para pressão arterial ou abandonar completamente os remédios para pressão arterial.

Diminui o risco de derrame. No mesmo estudo sobre pressão arterial, os pesquisadores também descobriram que esses mesmos praticantes de qigong desfrutavam de um risco reduzido de derrame.

Destrói os radicais livres. Em um estudo realizado em indivíduos saudáveis e indivíduos que sofrem de uma variedade de doenças, a concentração de radicais livres foi drasticamente reduzida para todos os indivíduos através do tratamento com qigong.

Melhora o sono. O relaxamento profundo e o silêncio mental ao praticar qigong ajudam a desfrutar de um sono mais profundo e restaurador.

Retarda a respiração. Praticar Chi Kung a longo prazo diminui a respiração. Este abrandamento da respiração nos permite absorver mais oxigênio.

Melhora a asma. Um benefício adicional de desacelerar a respiração é que os bloqueios de qi nos pulmões são aliviados. Acredita-se que esses bloqueios de qi sejam a causa raiz da asma.

Melhora a função cardio-pulmonar. A respiração lenta e profunda do qigong fortalece o coração e os pulmões.

Melhora a circulação. Ao aumentar a elasticidade dos vasos sanguíneos, a prática de qigong ajuda a melhorar a circulação.

Melhora a flexibilidade. Os movimentos do Chi Kung (qigong) demonstraram aumentar a flexibilidade de seus praticantes.

Melhora a função renal. Qigong tem um exercício que visa os rins. Estimula o qi dentro dos rins, o que lhes permite curar em pacientes com doença renal crônica.

Melhora a postura. Os músculos usados para a respiração também são os músculos que sustentam a postura. Por causa do foco do qigong na respiração correta e profunda e relaxada, a postura também é melhorada.

Melhora a elasticidade da pele. Os radicais livres são uma das principais causas de degeneração tecidual e, como o qigong destrói os radicais livres, ajuda a melhorar a elasticidade da pele.

Aumenta o equilíbrio. Devido aos movimentos deliberados de baixo impacto de qigong, pode ajudar a melhorar o equilíbrio dos praticantes.

Acelera a recuperação. Pode-se praticar qigong após lesão ou cirurgia. Fazer movimentos suaves usando as partes não lesionadas pode ajudar a acelerar a recuperação, aumentando a circulação e o fluxo de energia para todas as partes do corpo.

Solta os músculos. Como o qigong cria um poder relaxado, ajuda a relaxar os músculos.

Reduz a frequência cardíaca em repouso. Um estudo de um programa de treinamento de 12 semanas de Chi Kung (qigong) e na conclusão, os praticantes de qigong experimentaram uma freqüência cardíaca significativamente melhorada.

Normaliza o eletrocardiograma. O controle deliberado do sistema nervoso autônomo, que regula a freqüência cardíaca, ajuda a normalizar o eletrocardiograma.

Previne lesões nas articulações. O melhor equilíbrio que você aprende ao praticar qigong ensina como se mover sem forçar ou travar as articulações. Os alongamentos suaves que aumentam a flexibilidade também são úteis para evitar lesões nas articulações.

Previne espasmos musculares. Como mencionado anteriormente, o qigong também ajuda a desenvolver a respiração lenta e profunda, que abre os vasos sanguíneos contraídos. Este processo ajuda a reduzir espasmos musculares.

Reduz a dor. A dor é frequentemente associada a bloqueios de qi. Praticar qigong remove esses bloqueios, permitindo o fluxo de qi que reduz a dor.

Alivia a bronquite. Uma prática regular de qigong pode aliviar a bronquite, pois abre e fortalece os pulmões.

Alivia enxaquecas. Outro grande benefício do qigong é que ele pode ajudar a aliviar a enxaqueca, criando um relaxamento profundo, fortalecendo os órgãos e recuperando o equilíbrio interno.

Acessível a pessoas gravemente doentes e acamadas. Uma grande variedade de pessoas com uma ampla variedade de capacidades físicas pode praticar qigong, porque é uma prática muito suave. Uma pessoa em uma condição enfraquecida pode realizar esses exercícios sentados ou deitados, e isso permitirá que ela fortaleça seu corpo e órgãos internos.

Fortalece os ligamentos. Da mesma maneira que fortalece as articulações, o Chi Kung (qigong) pode fortalecer os ligamentos.

Fortalece os nervos. O qi (ou chi) flui ao longo dos nervos e as técnicas de qigong fortalecem a conexão mente-corpo. Com a prática contínua de qigong, a consciência corporal cresce, colocando-nos em contato com o sistema nervoso. Isso, por sua vez, fortalece nossos nervos.

 

Como Aprender Chi Kung Passo a Passo?

Esta oportunidade é destinada para quem deseja aprender como Aplicar as práticas mais saudáveis, energéticas e poderosas do Chi Kung. Aprenda Chi Kung passo a passo através da melhor escola terapêutica do Brasil.

Clique Neste Link ou no botão abaixo para assistir um vídeo gratuito e saber todos os detalhes de como funciona.

Fonte: https://microabode.com/qigong-benefits/

Compartilhe se Gostou do Artigo

Sobre o autor (a) | Website

Meu nome é Fabio Alves, e criei o blog https://opoderdoser.com/, com o intuito de compartilhar conteúdo sobre desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, além de dar espaço para profissionais da área fazerem o mesmo. Muito Obrigado por você estar aqui

RECEBA 100% GRÁTIS em seu E-Mail um PDF sobre THETAHEALING e Novas Atualizações de Artigos 

100% seguro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!