Ayurveda: O Que é, Como Funciona e os Benefícios

Descubra como funciona e os benefícios da Ayurveda.

O principal objetivo da medicina ayurvédica é ajudar as pessoas a viver vidas longas, saudáveis e equilibradas, sem a necessidade de medicamentos prescritos, cirurgias complicadas ou sofrendo com condições dolorosas. De fato, a própria palavra Ayurveda significa algo em sânscrito semelhante a ” expectativa de vida baseada no conhecimento ” ou “ciência da vida”.

Embora as pessoas que moram na Índia confiem nas práticas tradicionais da medicina ayurvédica para curar tudo, desde a infertilidade até as questões digestivas há séculos, felizmente nos últimos anos – à medida que as práticas complementares e alternativas de saúde se tornaram cada vez mais populares em todo o mundo – a Ayurveda tem ganhado notoriedade mundial, sendo praticada efetivamente hoje.

Ayurveda o que é benefícios

O que é o Ayurveda?

Ayurveda é um sistema de cura natural de cinco mil anos que realmente resistiu ao teste do tempo. Originada pela primeira vez na cultura védica da Índia, é considerada por muitos a ciência de cura mais antiga que existe.

A medicina ayurvédica é baseada na premissa de que existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha.

Outra crença central do Ayurveda é que doenças e enfermidades se originam de um desequilíbrio nas três energias e uma desconexão da natureza.

Qual é o seu tipo de corpo ayurvédico? Depende de coisas como a sua composição corporal, metabolismo, digestão e outros fatores.

Para que é benéfico o tratamento ayurvédico? De acordo com um relatório de 2015 publicado pelo Centro Médico da Universidade de Maryland, a medicina ayurvédica e uma dieta ayurvédica apropriada podem ajudar a tratar condições inflamatórias, hormonais, digestivas e autoimunes , incluindo:

  • doença de Alzheimer
  • Ansiedade ou depressão
  • Asma
  • Câncer
  • Demência
  • Dismenorreia (menstruação dolorosa)
  • Herpes
  • Pressão alta ou colesterol
  • Mal de Parkinson
  • Problemas perimenopausais
  • Síndrome pré-menstrual (TPM) e cãibras

Ervas, práticas e recomendações ayurvédicas, incluindo ioga e / ou meditação, também demonstraram ser úteis como remédio caseiro para acne , aliviando constipação crônica ou SII , combatendo a síndrome de fadiga crônica , reduzindo a dor e diminuindo o risco de obesidade.

 

Como Funciona a Medicina Ayurvédica?

Um dos princípios centrais do Ayurveda, e o que o diferencia da medicina ocidental, é que leva em conta a bioindividualidade e toda a conexão corpo-mente-espírito de um paciente.

Em vez de tratar os sintomas com drogas e ignorar os problemas subjacentes, a medicina ayurvédica visa examinar a raiz da doença e como ela está relacionada aos pensamentos, crenças e estilo de vida de uma pessoa – em outras palavras, a “energia vital” de uma pessoa.

O que é especialmente interessante para os pesquisadores que estudam sintomas tradicionais de cura como o Ayurveda é o poder da mente e sua conexão com o corpo .

Como vários estudos reconhecem que as crenças certamente têm a capacidade de alterar a saúde de alguém, mesmo depois de controlar os placebos, novos modelos de saúde estão começando a se concentrar mais em incluir a mente e sua interação com o corpo como principal alavanca na cura de doenças.

Melhor controle do estresse parece ser um dos principais benefícios do Ayurveda, de acordo com um ponto de vista médico ocidental. Sabemos que o estresse crônico pode arruinar sua qualidade de vida e que níveis mais baixos de estresse estão correlacionados com melhor saúde, longevidade, controle de peso e felicidade geral.

Uma dieta mais saudável, ervas naturais , melhor sono, massagem ayurvédica e ioga e melhor equilíbrio hormonal também provavelmente desempenham um papel na cura com a medicina ayurvédica.

 

Os 3 Doshas da Ayurveda

Os profissionais ayurvédicos usam uma dieta saudável equilibrada, mudanças no estilo de vida, alívio do estresse e vários remédios à base de plantas para curar todos os tipos de condições, ajudando a trazer o corpo de volta ao equilíbrio.

A crença geral é que a doença e o sofrimento resultam de um desequilíbrio nos três doshas , que são formas de categorizar os três tipos básicos de energia do corpo: Vata, Pitta e Kapha.

De acordo com a medicina ayurvédica, todos são únicos em termos de seu equilíbrio individual entre esses três tipos de energia (ou personalidade) .

Todo mundo tem algum Vata, Pitta e Kapha em sua personalidade, mas geralmente um ou dois dos doshas são mais dominantes em uma pessoa em particular – e isso finalmente governa o tipo de corpo, o apetite, os níveis de energia, os humores e as tendências.

Cada dosha tem características físicas e emocionais; portanto, os praticantes ayurvédicos usam os três doshas para descrever traços comuns do tipo de corpo e da personalidade de alguém.

Ao contrário da abordagem de tamanho único para o tratamento médico ocidental que falha em abordar a enorme diversidade entre os pacientes, o Ayurveda leva em conta a individualidade ao prescrever tratamentos holísticos.

 

Quais são os três tipos de Corpos Ayurvédicos?

Vata – Diz-se que a energia vata é como o vento. É responsável principalmente pela mobilidade, movimento, circulação, respiração e outras funções essenciais do corpo.

Sabe-se que os tipos de vata são criativos e energéticos quando estão em equilíbrio, mas temerosos, estressados e “cérebros dispersos” quando não estão.

Fisicamente, os tipos Vata geralmente são finos, têm ossos menores e tendem a não engordar facilmente. Eles também podem estar frios a maior parte do tempo, ter um sistema digestivo delicado e pele seca e sensível.

Pitta – Pitta é a força energética que governa a maioria das atividades metabólicas, incluindo digestão, absorção de nutrientes, temperatura corporal e gasto de energia. Os tipos Pitta tendem a ser inteligentes, trabalhadores e motivados (até competitivos) quando em equilíbrio, mas podem ser excessivamente zangados e agressivos quando não estão.

Eles tendem a ter uma constituição média, são atléticos e são versáteis em termos de ganho de peso ou músculo.

Kapha – Kapha controla o crescimento do corpo e é considerado o dosha nutritivo. Fornece hidratação às células e órgãos e ajuda a manter um forte sistema imunológico.

Os Kaphas são conhecidos por serem fundamentados, solidários, amorosos e perdoadores quando em equilíbrio – quase como um tipo maternal. No entanto, eles também podem ser preguiçosos, inseguros, invejosos e tristes quando não estão em equilíbrio.

Ajudando a equilibrar os três doshas – não deixando que um tipo se torne excessivamente dominante e outro seja ignorado -, espera-se que seja mais fácil lidar com o estresse, seguir uma dieta saudável, lidar com mudanças e manter relacionamentos.

Dois dos aspectos mais importantes da restauração do equilíbrio dos doshas no Ayurveda são:

  • Sintonizando os ritmos naturais do seu corpo.
  • E também sincronizando seu estilo de vida com a natureza e seus padrões cíclicos. Isso inclui alinhar seu nível de atividade, escolhas alimentares, sono e assim por diante com a hora do dia, as estações do ano e, para as mulheres, até o ciclo menstrual.
  • O Ayurveda pode ajudar a aliviar o estresse e restaurar um ritmo circadiano saudável dessa maneira, o que beneficia tudo, desde os hormônios ao apetite.

A fim de ajudar a reequilibrar seus doshas e prescrever uma certa dieta, ervas medicinais e práticas repousantes, um médico ayurvédico registrará seu histórico médico, verificará seus sinais vitais, como pulso e reflexos, examinará sua pele, examinará suas gengivas e sua boca, dentro da boca. língua e falar com você sobre seu sono e relacionamentos.

Todos esses fatores ajudam o profissional a determinar primeiro seu dosha primário e depois descobrir quais aspectos dos doshas podem estar desequilibrados – por exemplo, se você estiver trabalhando demais, dormindo ou não consumindo nutrientes suficientes.

 

7 benefícios da Medicina Ayurvédica (Ayurveda)

1. Ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade
Como o estresse está relacionado a quase todos os aspectos da saúde geral, um praticante de medicina ayurvédica pode exigir várias técnicas diferentes usadas para tratar naturalmente os sintomas de ansiedade e depressão , reduzir o cortisol e reequilibrar os hormônios ou “energia” do corpo. Isso pode incluir meditação, ioga, exercícios respiratórios, tratamentos com ervas, escovar a pele, visualização ou repetir mantras inspirados.

Estudos descobriram que a meditação transcendental, um componente de um ramo do Ayurveda chamado Maharishi, ajuda a diminuir os sintomas de ansiedade com a prática regular.

Pranayama, uma série de vários exercícios de respiração direcionada , também ajuda a acalmar os nervos e resulta em melhor energia, sono reparador e melhora da função hormonal.

E embora o yoga nem sempre seja necessariamente incluído no plano de recuperação de alguém, ele também oferece benefícios bem documentados para reduzir o estresse e a ansiedade.

Nas últimas décadas, esforços têm sido realizados para ajudar a encontrar terapias não farmacológicas para aliviar o estresse e a ansiedade. A ioga Ayurveda demonstrou ser uma opção simples, de baixo custo e eficaz para muitas pessoas.

Uma revisão em larga escala conduzida pelo St. Elizabeth’s Medical Center, em Massachusetts, descobriu que, depois de revisar mais de 35 estudos que investigavam os efeitos do yoga, os resultados de 25 estudos mostraram melhorias significativas nos sinais e sintomas de estresse e ansiedade .

Quatorze dos 35 estudos também relataram melhorias bioquímicas e fisiológicas em vários marcadores de estresse e ansiedade.

Outras pesquisas mostram que a prática regular de ioga pode melhorar as funções nervosas autonômicas, acionando mecanismos neuro-hormonais e suprimindo a atividade simpática , ou a resposta de “luta ou fuga” do corpo.

Vários relatórios sugerem que o yoga é benéfico para a saúde física de pacientes com câncer e pode combater efetivamente os danos causados pelos radicais livres .

2. Reduz a pressão sanguínea e o colesterol
Por que o Ayurveda é eficaz na redução dos fatores de risco para doenças cardíacas?

Estudos demonstraram que dietas e técnicas de relaxamento Ayurveda podem diminuir a hipertensão, a inflamação e ajudar a reduzir o acúmulo de placas, até mesmo revertendo o espessamento das paredes das artérias conhecidas como aterosclerose em adultos saudáveis e naqueles com maior risco de doença cardíaca.

Uma dieta Ayurveda também inclui muitos alimentos que apoiam a saúde do coração, como legumes, legumes, ervas e especiarias.

A aterosclerose é uma doença lenta e complexa na qual colesterol, gorduras e outras substâncias se acumulam no revestimento interno de uma artéria. Esse acúmulo, conhecido como placa, pode levar a ataque cardíaco e derrame.

Felizmente, as técnicas ayurvédicas reduzem o colesterol naturalmente e naturalmente diminuem a pressão sanguínea .

3. Ajuda na recuperação de lesões e doenças
A pesquisa apoia a ideia do conceito ayurvédico de imunomodulação e cura. Ao direcionar a inflamação , que é a raiz da maioria das doenças , a medicina ayurvédica – junto com o yoga e a massagem ayurvédica – pode ajudar a diminuir a dor e o inchaço, melhorar o fluxo sanguíneo e combater condições inflamatórias como artrite e fibromialgia , assim como medicamentos.

Um estudo de 2011 publicado no The Journal of Clinical Rheumatology descobriu que, depois de comparar o Ayurveda clássico, o tratamento medicamentoso com metotrexato (MTX) e uma combinação dos dois em um estudo randomizado duplo-cego, todos os grupos foram comparáveis aos sintomas de cura da artrite reumatóide em adultos por um período de 36 semanas.

Os efeitos adversos também foram menores no grupo somente Ayurveda, que experimentou melhorias significativas e sem efeitos colaterais ou interações medicamentosas.

Ayurveda também é especialmente útil na desintoxicação do corpo, usando várias ervas, chás, alimentos saudáveis e muito descanso. Certas práticas também aumentam a circulação e a função hepática – por exemplo, Abhyanga é a prática de esfregar a pele com ervas ou óleos essenciais para aumentar o fluxo sanguíneo e ajudar a extrair toxinas do corpo através da pele.

Os praticantes de Ayurveda também podem prescrever várias ervas que ajudam a reduzir o cortisol , como o manjericão ou o ashwagandha .

4. Promove uma dieta rica em nutrientes e rica em antioxidantes
A medicina ayurvédica promove uma dieta baseada principalmente em plantas, preenchida com uma variedade de alimentos reais e integrais.

Embora a dieta de cada pessoa dependa do tipo de corpo e das necessidades, as dietas ayurvédicas para os três tipos diferentes de dosha incluem várias ervas frescas, especiarias, chás, vegetais, gorduras saudáveis, alimentos com alto teor de antioxidantes e proteínas.

As diretrizes alimentares gerais do Ayurveda enfatizam o consumo de alimentos frescos, quentes e fáceis de digerir, levando em consideração muitas variações que dependem dos ancestrais, costumes e tradições de alguém. Por exemplo, os praticantes de Ayurveda consideram variáveis sociais, geográficas e climáticas ao prescrever uma dieta para equilibrar os doshas.

Nas áreas costeiras, alimentos fermentados refrigerantes e desintoxicantes são comuns. Por exemplo, alimentos em conserva e ricos em probióticos são prescritos para ajudar na digestão e na regulação da temperatura.

Em outras regiões e nas partes mais frias do ano, as gorduras saudáveis e os alimentos quentes são mais enfatizados para ajudar a aquecer o corpo e promover uma melhor circulação.

5. Pode ajudar com perda de peso ou manutenção
Embora a perda rápida de peso não seja necessariamente o objetivo principal, a medicina ayurvédica pode ajudar alguém a perder peso naturalmente usando uma dieta saudável, redução do estresse e até o uso de óleos essenciais para a perda de peso .

Um estudo de 2009 conduzido pelo Centro de Sistemas NutriHealth em Nova Délhi, Índia, descobriu que o ajuste da dieta saudável de alguém para levar em consideração as preferências e necessidades alimentares individuais ajudou os participantes a perder peso de maneira eficaz.

Isso é provável porque o Ayurveda promove a conformidade e acredita que uma dieta deve ser equilibrada, prática e fácil de seguir.

Entre os 200 indivíduos, 27,5% eram Vatta com tipos de corpo magro, 41,5% eram Pitta com tipos de corpo médio e 31% eram dominantes em Kapha com tipos de corpo maiores.

No começo, o povo Kapha e Pitta pesava mais que o pessoal do Vatta. Após os três meses de terapia, o grupo Pitta perdeu mais peso. A diminuição em todas as medidas foi maior nos indivíduos de Pitta e Kapha do que nos indivíduos de Vatta, e as dietas baseadas na constituição ayurvédica mostraram-se úteis na promoção da perda de peso para quem precisava.

6. Reduz a inflamação
A medicina ayurvédica baseia-se no pressuposto de que uma combinação de dieta pobre, má digestão, descanso ou sono insuficientes e ar insuficiente (vaayu) inalado causa estresse oxidativo e inflamação. Isso resulta em um desequilíbrio no metabolismo – ou em outras palavras – nos três doshas.

O foco da cura ayurvédica considera o uso de várias maneiras de reduzir a inflamação, com a esperança de regular o coração e o sistema circulatório, o trato digestivo e os meios de eliminação de resíduos.

É prescrito às pessoas uma combinação de tratamentos à base de plantas, antioxidantes para saciar os radicais livres, exercícios leves, mas que estimulam o metabolismo e a circulação e uma combinação de fitoquímicos das ervas naturais.

Ao abordar muitos fatores, incluindo estresse, intolerância alimentar individual, superestimulação e falta de nutrientes, muitas pessoas experimentam níveis mais baixos de inflamação e aumento de energia e cura.

Os pesquisadores descobriram que um benefício do Ayurveda é a crença de que uma erva ou um medicamento isoladamente não podem curar o desequilíbrio dos doshas para todos.

Portanto, na maioria dos casos, os profissionais de Ayurveda recomendam uma combinação de ervas e plantas ou alimentos básicos para diferentes tratamentos inflamatórios. Um bom exemplo é a recomendação antiga para uma formulação à base de plantas de açafrão combinado com pimenta preta.

Estudos descobriram que essa mistura aumenta a biodisponibilidade de compostos benéficos, reduz a toxicidade e acelera a cicatrização. Sabe-se agora que a biodisponibilidade da curcumina (ingrediente ativo do açafrão) é aumentada pela piperina (um composto ativo da pimenta preta), impedindo a glucuronidação da curcumina.

7. Ajuda com equilíbrio hormonal
As pessoas recorrem ao Ayurveda para equilibrar os hormônios naturalmente, conceber e ter uma gravidez natural saudável ou ciclo menstrual há milhares de anos.

Estudos até mostraram que vários efeitos terapêuticos do Ayurveda têm sido eficazes para ajudar a tratar a subfertilidade devido à SOP , um distúrbio endócrino comum em mulheres em idade reprodutiva, resultante da resistência à insulina e desequilíbrios hormonais.

Um estudo de 2010 realizado pelo Instituto de Medicina Indígena da Universidade de Colombo, no Sri Lanka, descobriu que o uso diário de vários óleos essenciais para equilibrar hormônios , tratamentos à base de plantas e mudanças no estilo de vida por um período de seis meses resultou em 85% das pacientes do sexo feminino superando com sucesso síndrome do ovário policístico e 75% dos pacientes são capazes de conceber naturalmente.

Os regimes de tratamento ayurveda também ajudaram as mulheres durante séculos a superar períodos ausentes (amenorréia) ou menstruação infrequente, períodos irregulares , ovulação infrequente ou sem ovulação, múltiplos folículos imaturos, níveis aumentados de hormônios masculinos, queda de cabelo, crescimento excessivo de pelos faciais e corporais e vários sintomas de PMS, incluindo acne e pele oleosa.

 

Medicina Ayurvédica é segura?

Considerando que a medicina ayurvédica é praticada há milhares de anos, geralmente é considerada muito segura. No entanto, existe alguma preocupação com o risco de toxicidade ao usar formulações e ervas Ayurveda, que não são reguladas de perto e podem conter substâncias nocivas, como metais pesados.

É importante visitar um profissional ayurvédico qualificado e sempre comprar preparações de uma fonte respeitável. Lembre-se de que a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA não regula produtos ayurvédicos e afirma que alguns podem ser “potencialmente prejudiciais” devido à contaminação, como chumbo e mercúrio.

Dito isto, os estudos encontraram principalmente efeitos positivos da medicina ayurvédica integrada na melhoria da qualidade de vida em pessoas com muitas condições de saúde, considerando que a intervenção ayurvédica inclui mudança de estilo de vida segura e saudável, como melhorias na dieta, ioga e controle do estresse.

Para sua segurança, não use remédios ayurvédicos para adiar a consulta com um médico convencional. Converse com seu médico sobre qualquer produto ayurvédico que você pretenda usar se estiver tomando medicamentos.

 

Considerações finais + Recomendação

A medicina ayurvédica é um sistema médico indiano antigo, baseado em abordagens naturais e holísticas para promover a saúde física e mental.
O Ayurveda leva em conta a bioindividualidade e toda a conexão corpo-mente-espírito de um paciente.

De acordo com a medicina ayurvédica, todos são únicos em termos de seu equilíbrio individual entre três tipos de energia (ou personalidade) chamados doshas.

Os profissionais ayurvédicos usam uma dieta saudável equilibrada, mudanças no estilo de vida, alívio do estresse e vários remédios à base de plantas para curar todos os tipos de condições, ajudando a trazer o corpo de volta ao equilíbrio.

A medicina ayurvédica é usada para tratar doenças e sintomas como artrite, diabetes, doenças inflamatórias intestinais, desequilíbrios hormonais, doenças auto-imunes, ansiedade ou depressão, alergias, fadiga, pressão alta ou colesterol, doenças da pele e muitas outras.

Curso 100% Gratuito de Ayurveda clicando abaixo:

Recomendo Este Material Inédito para que Possa se Aprofundar na Ayurveda

 

Fonte: https://draxe.com/health/ayurvedic-medicine/

Compartilhe se Gostou do Artigo

Sobre o autor (a) | Website

Meu nome é Fabio Alves, e criei o blog https://opoderdoser.com/, com o intuito de compartilhar conteúdo sobre desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, além de dar espaço para profissionais da área fazerem o mesmo. Muito Obrigado por você estar aqui

RECEBA 100% GRÁTIS em seu E-Mail um PDF sobre THETAHEALING e Novas Atualizações de Artigos 

100% seguro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!