Meditação : O que é, Como Fazer, Benefícios + PDF Baixar

O que é e como praticar a Meditação? Recomendo que faça o download dos conteúdos disponibilizados ao final do artigo para ajudar ainda mais no seu estudo.

 

Meditação O que é?

A Meditação vem sido praticada há milênios, principalmente no oriente, como forma de desenvolvimento espiritual e paz interior. Através do uso de mantras e técnicas diversas, tem como intuito de “forma resumida”, acalmar a mente e trazer a paz e harmonia interior.

O Significado da Meditação varia conforme a cultura e objetivos esperados. Veja alguns significados do que é Meditação:

  • Acalmar a mente através da atenção plena a respiração, objeto, mantra ou músicas relaxantes
  • O estado alcançado quando a mente está quieta e sem pensamentos
  • Um mergulho ao ser “consciência” através da percepção do silêncio interno, por trás da mente.

A definição que será abordada neste artigo é a última, muito difundida por Osho, líder indiano, mestre na arte da meditação.

como fazer a meditação

 

Para que Serve?

Vivemos em um mundo repleto de cobranças sociais iniciada desde a infância. Todas as cobranças e papéis sociais que aprendemos a vivenciar são desenvolvidos na mente.

Mente é o processo onde há construção de pensamentos, compreensão, comportamentos, inteligência, imaginação, memórias etc.

Logo, ela está sempre ligada a uma atividade, essencial no desenvolvimento e compreensão de tarefas e aprendizado de novos conhecimentos.

Voltando a falar nos papéis sociais, nossa percepção de EU está ligada intimamente a mente, onde o Ego se desenvolve.

Ego é a identificação com uma personalidade construída por você baseada na interpretação de suas experiências, como forma de mostrar uma identidade aceita para a sociedade, evitando assim ser ameaçado, convivendo pacificamente com as pessoas “entre aspas”.

Utilizamos a mente a todo instante para estudar, trabalhar, traçar metas e objetivos, nos divertir e resolver problemas do dia a dia.

O problema é que não somos a mente, a possuímos. Existe uma consciência, o ser, onde a mente está instalada. Quando sua mente lhe repete pensamentos, traumas, desejos, aquilo não é você em essência.

A Meditação serve para perceber a consciência única existente por detrás da mente. Quando aquietamos a mente através do silêncio interno, os pensamentos perdem força, pois mudamos o foco para observador e aos poucos atingimos uma bela sensação de paz e harmonia com o divino.

Através da prática constante da meditação, você se desvincula do barulho da sua mente e com isso, consegue viver mais atento às suas intuições, obtendo clareza em atitudes, sem agir por impulso de pensamentos nocivos.

 

Benefícios da Meditação para o Cérebro

A prática da meditação ativa o sistema nervoso parassimpático de diversas formas – tira a atenção de assuntos estressantes, relaxa e traz um estado de consciência ao corpo.

Ao estimular o sistema nervoso parassimpático e outras partes do sistema nervoso, a meditação regular:

  • aumenta a massa cinzenta na ínsula (Hölzel et al. 2008; Lazar et al. 2005), no hipocampo (Hölzel et al. 2008; Luders et al. 2009) e no córtex pré-frontal (Lazar et al. 2005; Luders et al. 2009), reduz o desgaste cortical resultante do envelhecimento nas regiões pré- frontais fortalecidas pela meditação (Lazar et al. 2008) e melhora as funções psicológicas associadas com essas regiões, incluindo atenção (Carter et al. 2005; Tang et al. 2007), compaixão (Lutz, Brefczynski-Lewis et al. 2008) e empatia (Lazar et al.
    2005);
  • reforça a ativação de regiões frontais do lado esquerdo, o que melhora o humor (Davidson 2004);
  • aumenta o poder e a amplitude de ondas cerebrais gama em meditadores tibetanos experientes (Lutz et al. 2004); as ondas cerebrais são as ondas elétricas fracas, mas mensuráveis, produzidas por grandes quantidades de neurônios que disparam ritmicamente em conjunto;
  • diminui o cortisol, que está relacionado com o estresse (Tang et al. 2007);
  • fortalece o sistema imunológico (Davidson et al. 2003; Tang et al. 2007);
  • ajuda a melhorar diversos problemas clínicos, como doenças cardiovasculares, asma, diabetes tipo 2, tensão pré-menstrual (TPM) e dores crônicas (Walsh e Shapiro 2006);
  • auxilia em muitos problemas psicológicos, como insônia, ansiedade, fobias e distúrbios alimentares (Walsh e Shapiro 2006).

A meditação aumenta a massa cinzenta nas regiões do cérebro envolvidas com atenção, compaixão e empatia. E ainda ajuda na recuperação de várias doenças, fortalece o sistema imunológico e melhora a área psicológica.

 

Meditação Guiada e Conduzida

louise hay meditar A meditação guiada ou conduzida são expressões para quando se utiliza uma fonte externa (voz, sons) para buscar o relaxamento da mente e com isso, a possibilidade de inserir mudanças de comportamento, pois a mente consciente estará relaxada e menos propensa a racionalizar, questionar uma sugestão.

Na meditação conduzida, você está atuando com a mente. É uma maneira muito eficiente de acalmá-la, acessar o subconsciente e induzir novos comportamentos e crenças, principalmente antes de dormir.

As meditações guiadas mais conhecidas são de Louise Hay.

Louise Hay é autora de vários livros motivacionais de auto-ajuda, que fazem sucesso no mundo inteiro. A essência de seu ensinamento é que as doenças que adquirimos são reflexos do nosso padrão negativo de comportamento, e que através da prática de afirmações positivas, podemos nos curar.

As afirmações positivas foram desenvolvidas por ela para várias situações, utilizando a meditação conduzida, uma ferramenta para auxiliar na mudança de suas crenças e comportamentos.

 

O Uso de Mantras 

Os mantras são sons sagrados repetidos muitas vezes como o intuito de facilitar o mergulho no silêncio interior.

É uma ferramenta que auxilia na atenção da mente a um determinado som contínuo. Logo, após certo tempo, a mente se cansará de entoar a mesma palavra, pois não haverá novidade, e assim, você conseguirá “anestesiar” sua atividade, atingindo o silêncio, a consciência do ser.

 

Meditação Transcendental

Dentre as práticas de meditação, existe uma que faz sucesso principalmente entre os artistas e políticos: A meditação transcendental.

Nessa técnica, usam-se também mantras, mas a diferença é que um mestre da prática fornecerá um mantra único de acordo com cada pessoa.

Os mantras específicos atuam na mente e promete “transcende-la”, atingindo um estado de silêncio interior completo e profundo relaxamento. Para isso, é necessário fazer um curso com um mestre capacitado.

 

Autoconhecimento 

 

Com a prática da meditação, o fato de se desvincular dos pensamentos, lhe ajudará principalmente a deixar de ser refém da mente, muitas vezes barulhenta com centenas de pensamentos criados com a expectativa para o futuro, gerando ansiedade ou pensamentos reinterpretados do passado, gerando melancolia e arrependimento.

A meditação promove o descanso da mente, revigorando-a para que você possa tomar decisões mais sábias com intuição, saindo do “modo automático” que os pensamentos exercem quando há identificação com eles.

É possível observar as sensações, os pensamentos, as emoções, quando se está em meditação. Quando você vira o espectador da sua mente, é muito mais fácil compreender o que deve ser mudado, o motivo de um trauma, da raiva, das reações sem pensar, que até então, você sempre atribuiu ao seu jeito de ser e que não havia domínio sobre tais características.

 

O Estado Natural do Ser

O estado natural de paz está dentro e não fora de você. Os recursos materiais, conquistas causam uma satisfação momentânea.  No entanto, a plenitude só é conseguida quando enxergamos Deus em nosso interior através da paz que está no vazio do nosso ser.

 

Porque parece tão Difícil Meditar?

A princípio a meditação é muito difícil para as pessoas, pois nos acostumamos a viver sempre pensando demasiadamente, preocupado com todas as demandas sociais que fazemos parte e confundindo nossos pensamentos com nosso verdadeiro Eu.

Assim sendo, dá a impressão que parar por certo período de tempo, mesmo alguns minutos e não pensar seria um desperdício.  A mente não está acostumada a isso, e tende a rejeitar o silêncio com os pensamentos viciados que foram cultivados durante sua vida até agora.

Mas é possível condicionar a mente através de prática, para que a meditação aconteça de forma espontânea, sem esforço, apenas com a observação da mente sem interpretação e identificação.

 

Outros Benefícios da Meditação

Redução de ansiedade, estresse e Depressão. Aumento da densidade de matéria cinzenta no hipocampo, conhecido por ser importante para a aprendizagem, memória e nas estruturas associadas a autoconsciência, compaixão, e introspecção.

Ajuda a manter o foco, processamento de informações e tomada de decisões. Diminuição das sensações de dores, e também ajuda a melhorar o humor e bem estar.

Aumento da imunidade e redução da pressão arterial. Melhora a auto-estima e as emoções positivas além de outros inúmeros benefícios que a meditação promove.

 

 

Dicas de Como Meditar

O ato de meditar é uma experiência única e cada pessoa deve procurar um método que se identifique mais, que flua melhor dentro de suas características pessoais.

postura para meditarAlgumas Dicas de Como Meditar:

 

  1. Encontre um local onde não será incomodado e se desligue de preocupações
  2. Não há regra de postura para meditar, mas a posição sentada permite que você se mantenha mais alerta. Deitado é desaconselhável porque há uma grande chance de você somente relaxar até dormir
  3. Agende no celular um alarme com o tempo que você vai destinar a Meditação (10 à 20 minutos é um bom tempo para começar)
  4. Olhos abertos ou fechados, isso dependerá de você. Não há regra
  5. Se o ambiente ao redor tiver barulho, apenas ouça sem interpretar. Acolha-os e eles não incomodarão
  6. Observe sua respiração, procurando não interferir conscientemente
  7. Os pensamentos podem surgir, observe-os, sem identificação, eles perderão força se não forem alimentados por sua imaginação
  8. Tenha percepção do seu corpo, e aos poucos o silêncio e paz interna começa a ser vivenciado

 

PDF para Baixar e a Prática de 21 Dias 

Através da prática da meditação, é possível gerenciar a mente, compreender melhor a si mesmo, cuidando das emoções e deixando de ser uma pessoa reativa perante aos acontecimentos, mas sim presente com o ser.

Desenvolvemos o amor incondicional a nós mesmos, suprindo a carência de amor que as pessoas costumam projetar nos relacionamentos afetivos. Assim, nos tornamos inteiros para amar as pessoas como a nós mesmos.

Além dos inúmeros benefícios citados acima, comece a praticar a meditação hoje mesmo.

Recomendo que Baixe os Conteúdos Gratuitos logo abaixo:

curso online meditação

 

Se você gostou deste artigo, eu peço que curta e compartilhe no Facebook.  Muito Obrigado!

Veja também: O que é Fitoenergética

Referências: http://news.harvard.edu/gazette/story/2011/01/eight-weeks-to-a-better-brain/

http://liveanddare.com/benefits-of-meditation/

Aprendendo a Silenciar a Mente, Osho

O Cérebro de Buda, Rick Hanson

Compartilhe se Gostou do Artigo

Sobre o autor (a) | Website

Meu nome é Fabio Alves, e criei o blog https://opoderdoser.com/, com o intuito de compartilhar conteúdo sobre desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, além de dar espaço para profissionais da área fazerem o mesmo. Muito Obrigado por você estar aqui

RECEBA 100% GRÁTIS em seu E-Mail um PDF sobre THETAHEALING e Novas Atualizações de Artigos 

100% seguro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!