Logoterapia: Definição, Benefícios e 3 Técnicas de Viktor Frankl

Nesse artigo, vamos viajar no tema Logoterapia e suas incríveis peculariedades, que trazem inúmeros benefícios para as pessoas que buscam por sentido e significado em suas vidas.

logoterapia de viktor frankl

Viktor Frankl

O que é Logoterapia?

A logoterapia é uma abordagem terapêutica que auxilia as pessoas a encontrar um significado pessoal na vida, um sentido. É uma forma de psicoterapia focada em nossa capacidade de suportar dificuldades e sofrimentos por conta da busca de um propósito.

Em comparação com a “ vontade de prazer ” de Sigmund Freud e a “ vontade de poder ” de Adler , a logoterapia baseia-se na ideia de que somos movidos por uma “ vontade de sentido ” ou um desejo interior de encontrar propósito e sentido na vida.

O psiquiatra e psicoterapeuta Viktor Frankl desenvolveu a logoterapia após sobreviver aos campos de concentração nazistas na década de 1940. Sua experiência e teorias são detalhadas em seu livro, “Em Busca de Sentido”.

Viktor Frankl acreditava que as pessoas são motivadas por algo chamado “vontade de sentido”, que é o desejo de encontrar sentido na vida. Ele argumentou que a vida pode ter significado mesmo nas circunstâncias mais miseráveis ​​e que a motivação para viver vem de encontrar esse significado.

Esta opinião foi vivenciada por ele próprio em suas experiências nos campos de concentração e sua intenção de encontrar significado através de seu sofrimento. Dessa forma, ele acreditava que quando não podemos mais mudar uma situação, somos obrigados a mudar a nós mesmos.

Como seres humanos, muitas vezes respondemos a situações nas duas primeiras dimensões do funcionamento (físico/psicológico) com reações condicionadas e automáticas. Exemplos dessas reações incluem diálogo interno negativo, ações irracionais, explosões e emoções negativas.

Os animais também respondem nas duas primeiras dimensões. No entanto, é a terceira dimensão do funcionamento que separa os humanos de outras espécies. Essa é a beleza única da logoterapia.

Enquanto os seres humanos podem sobreviver como os animais que vivem nas duas primeiras dimensões (satisfação das necessidades físicas e do pensamento), a logoterapia oferece uma conexão mais profunda com a alma e uma oportunidade de explorar o que nos torna exclusivamente humanos.

 

Quais são os princípios básicos da logoterapia:

  •  A vida humana tem sentido
  • Os seres humanos anseiam por experimentar seu próprio sentido de significado da vida
  • Os seres humanos têm o potencial de experimentar significado em toda e qualquer circunstância.

 

Quem foi Victor Frankl?

Viktor Frankl era professor de neurologia e psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Viena.

O psiquiatra e neurologista austríaco nasceu em 26 de março de 1905 e é mais conhecido por suas memórias psicológicas descritas no livro Em Busca de Sentido e como o pai da logoterapia.

Ele publicou 40 livros que foram traduzidos para 50 idiomas, demonstrando que amor, liberdade, significado e responsabilidade transcendem raça, cultura, religião e continentes.

Seu livro de memórias mais famoso, “Em Busca de Sentido”, começa descrevendo uma experiência pessoal através dos horríveis campos de concentração de Auschwitz. Os três anos que passou em campos de concentração tornaram-se mais do que uma história de sobrevivência. Viktor Frankl incorpora a definição moderna de resiliência.

Ele reflete sobre a busca por significado, o poder transcendental do amor, encontrando humor e descobrindo coragem diante da dificuldade. Nas piores circunstâncias imagináveis, Frankl manteve a crença de que a liberdade mais crítica é a capacidade de um indivíduo de escolher sua atitude.

 

A teoria de Victor Frankl

Victor Frankl via a logoterapia como uma forma de aprimorar as terapias existentes, enfatizando a “dimensão-significado” ou dimensão espiritual dos seres humanos. Três conceitos filosóficos e psicológicos compõem a logoterapia de Frankl: liberdade de vontade, vontade de sentido e sentido da vida.

A liberdade da vontade afirma que os seres humanos são livres para decidir e podem tomar uma posição em relação às condições internas e externas. A liberdade neste contexto é definida como um espaço para moldar a própria vida dentro dos limites de possibilidades específicas. Proporciona ao cliente espaço para autonomia diante da doença somática ou psicológica. Em essência, somos livres para escolher nossas respostas, independentemente de nossas circunstâncias.

Vontade de sentido afirma que os seres humanos são livres para alcançar objetivos e propósitos na vida. Frustração, agressão, vício, depressão e tendências suicidas surgem quando os indivíduos não conseguem realizar sua “vontade de sentido”. Como seres humanos, nosso principal motivo é buscar significado ou propósito em nossas vidas.

O Sentido da vida é baseado na ideia de que o significado é uma realidade objetiva e não meramente uma ilusão ou percepção pessoal. Os seres humanos têm liberdade e responsabilidade para desenvolver o melhor de si possível, percebendo o significado do momento em todas as situações.

Podemos encontrar significado em todas as circunstâncias, mesmo no sofrimento inevitável? Podemos descobrir o significado da vida por meio de pistas criativas, valores experienciais e valores atitudinais.

 

Exercícios (Técnicas na Logoterapia)

Viktor Frankl acreditava que era possível transformar o sofrimento em conquista e realização. Ele enxergava a culpa como uma oportunidade de mudar a si próprio para melhor e as transições de vida como a chance de agir com responsabilidade.

Dessa forma, a logoterapia visa ajudá-lo a fazer melhor uso de seus recursos “espirituais” para resistir às adversidades. Três técnicas da Logoterapia destinadas a ajudar nesse processo, que são a derreflexão, a intenção paradoxal e o diálogo socrático.

 

Derreflexão

A derreflexão visa ajudá-lo a se concentrar longe de si mesmo e em direção a outras pessoas, permitindo que você se torne “inteiro” e passe menos tempo se sentindo preocupado com um problema ou preocupação.

Esta técnica destina-se a combater a “hiper-reflexão”, ou foco extremo em uma situação ou objeto que provoca ansiedade. A hiper-reflexão é frequentemente comum em pessoas com ansiedade antecipatória .

 

Intenção Paradoxal

A intenção paradoxal é uma técnica que o convida a desejar aquilo que você mais teme. Isso foi originalmente sugerido para uso no caso de ansiedade ou fobias , em que o humor e o ridículo podem ser usados ​​​​quando o medo é paralisante.

Por exemplo, se você tem medo de parecer tolo, pode ser encorajado a tentar parecer tolo de propósito. Paradoxalmente, seu medo seria removido quando você estabelecesse a intenção de se comportar da maneira mais tola possível.

 

Diálogo Socrático

O diálogo socrático é uma ferramenta usada para ajudá-lo no processo de autodescoberta, observando e interpretando suas próprias palavras. Durante o diálogo socrático, seu terapeuta ouve atentamente a maneira como você descreve as coisas e aponta seus padrões de palavras, ajudando você a ver o significado nelas.

Acredita-se que esse processo o ajude a perceber suas próprias respostas para o que te aflige, e que muitas vezes, elas já estão presentes dentro de você e estão apenas esperando para serem descobertas.

 

Os 6 Pressupostos da Logoterapia de Frankl

A logoterapia consiste em seis pressupostos que molda a Teoria de busca de sentido:

1) Corpo, Mente e Espírito. O ser humano é uma entidade que consiste em um corpo (soma), mente (psique) e espírito (nóos). Viktor Frankl argumentou que temos corpo e mente, mas o espírito é o que somos, ou nossa essência. A teoria de Frankl não era baseada em religião ou teologia, mas muitas vezes tinha paralelos com elas.

2) A vida tem sentido em todas as circunstâncias. Viktor Frankl acreditava que a vida tem sentido em todas as circunstâncias, mesmo nas mais miseráveis. Isso significa que, mesmo quando as situações parecem objetivamente terríveis, há um nível mais alto de ordem que envolve significado.

3) Os seres humanos têm uma vontade de significado. A logoterapia propõe que os seres humanos tenham uma vontade de sentido, o que significa que o sentido é nossa principal motivação para viver e agir, e que nos permite suportar a dor e o sofrimento. Esse fato é visto como diferente da vontade de alcançar poder e prazer.

4) Liberdade para encontrar significado. Frankl argumentou que, em todas as circunstâncias, os indivíduos têm a liberdade de acessar essa vontade de encontrar significado. Isso se baseia em suas experiências de dor e sofrimento e na escolha de sua atitude em uma situação que ele não poderia mudar.

5) Significado do momento. A quinta suposição defende que, para que as decisões sejam significativas, os indivíduos devem responder às demandas da vida cotidiana de maneira que corresponda aos valores da sociedade ou à sua própria consciência.

6) Indivíduos são únicos. Frankl acreditava que cada indivíduo é único e insubstituível.

 

Para que serve a Logoterapia?

Há fortes evidências de que o significado da vida se correlaciona com uma melhor saúde mental. Este conhecimento pode ser aplicado em áreas como Ansiedade, Depressão, Luto, Dor, Fobias, Transtorno de estresse pós-traumático, Esquizofrenia, Abuso de substâncias e Tendência suicida.

Viktor Frankl acreditava que muitas doenças ou problemas de saúde mental são angústias existenciais disfarçadas e que as pessoas lutam com a falta de significado, que ele chamou de “vácuo existencial”.

A logoterapia aborda essa falta de significado diretamente, ajudando as pessoas a descobrir um sentido e reduzir seus sentimentos de angústia.

 

Quais são os Benefícios da Logoterapia

A logoterapia pode melhorar a resiliência, ou a capacidade de suportar adversidades, estresse e dificuldades. Isso pode ser devido às habilidades que essa forma de terapia estimula as pessoas a desenvolver, como: Aceitação, Permissão de estresse “saudável” e Altruísmo.

Promove uma abordagem ativa da vida (em vez de uma abordagem evasiva ou excessivamente passiva), e uma Reavaliação cognitiva, ou reinterpretação do significado de um evento.

Aumenta a Coragem para enfrentar os medos, melhora o Humor, o Otimismo mesmo diante da tragédia, Senso de Responsabilidade, Espiritualidade (que pode ou não ser religiosa) e um Estilo de vida baseado em valores.

 

Qual é a Eficácia da Logoterapia

Ter um significado ou propósito na vida (ou se engajar em uma busca por significado) parece estar conectado à sua saúde geral, felicidade e satisfação com a vida. Também atua como uma influência positiva na sua resiliência.

Pesquisas apoiam essa conexão e mostram que algumas pessoas com problemas de saúde mental ou física podem ter dificuldades para sentir que suas vidas têm significado.

A logoterapia parece melhorar o senso de significado das pessoas e é eficaz em:

  • Melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças físicas
  • Inibir a ausência de pertencimento no mundo
  • Aumentar a satisfação em todas as áreas da vida
  • Diminuir Sintomas de Tristeza e Depressão
  • Aumentar a Capacidade de Resiliência diante das Adversidades

Entre outros.

 

As Melhores Frases de Viktor Frankl em Vídeo sobre a Logoterapia

Embora encontrar o sentido da vida pareça estar na vanguarda da logoterapia, Frankl argumentou que, em vez de fazer essa pergunta, o indivíduo deve perceber que é ele quem está sendo questionado pela vida.

“Não importa realmente o que esperávamos da vida, mas o que a vida esperava de nós.”

“Quando a circunstância é boa, devemos desfrutá-la; quando não é favorável devemos transformá-la e quando não pode ser transformada, devemos transformar a nós mesmos”.

“O sofrimento é uma parte inextirpável da vida, mesmo como destino e morte. Sem sofrimento e morte a vida humana não pode ser completa”.

“Pois o sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido; deve acontecer, e só o faz como efeito colateral não intencional da dedicação pessoal de alguém a uma causa maior do que si mesmo ou como subproduto de sua rendição a uma pessoa diferente de si mesmo”.

“Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida”.

 

Assista este Vídeo Explicativo Bem Completo sobre a Logoterapia por Alberto Nery

Conclusão sobre a Logoterapia

Viktor Frankl deixou um grande legado para a humanidade ao examinar o ser humano e suas aspirações. Acredito que a Logoterapia é uma ferramenta incrível que deve ser aplicada por todos os que estão aflitos e perdidos em seus anseios e questionamentos.

Espero que este artigo tenha trazido uma motivação maior em sua vida. Compartilhe com quem você ama.

Veja também:

 

Fontes: https://www.verywellmind.com/an-overview-of-victor-frankl-s-logotherapy-4159308, https://positivepsychology.com/viktor-frankl-logotherapy/, https://psychcentral.com/lib/logotherapy-how-to-find-more-meaning-in-your-life#3

Compartilhe se Você Gostou
  
 
 
    
Fabio

Sobre o autor (a) | Website

Meu nome é Fabio, e criei o blog https://opoderdoser.com/, com o intuito de compartilhar conteúdo sobre desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, além de dar espaço para profissionais da área fazerem o mesmo. Muito Obrigado por você estar aqui

RECEBA 100% GRÁTIS um PDF sobre THETAHEALING e Novas Atualizações de Artigos 

100% seguro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!