Como Perdoar uma Pessoa: 5 Dicas

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Como perdoar uma pessoaEm suma, saber como perdoar uma pessoa é muito importante para não guardar sentimentos negativos.

Não há como negar que o perdão é sim capaz de fazer com que uma pessoa se sinta mais liberta e com uma extrema paz interior.

No entanto, por mais que seja uma grande virtude, nem sempre é fácil oferecer o perdão a alguém, ainda mais quando se trata de uma experiência traumática.

Por isso, no artigo de hoje, iremos dar algumas dicas de como perdoar uma pessoa que com certeza irá facilitar esse processo.

Como perdoar uma pessoa?

Descobrir formas de perdoar uma pessoa pode ser um processo longo e bastante doloroso, mas que com certeza vale muito a pena.

Afinal de contas, a sensação de paz interior é indescritível. Existem inúmeros motivos para oferecer o perdão, uma vez que isso pode se refletir em benefícios para a nossa própria saúde física e mental.

Mas, sabendo que esse pode ser um processo difícil, acaba sendo necessário entender um pouco a respeito de dicas ou técnicas que podem contribuir para esse objetivo.

Quanto a esse respeito, entenda que há várias coisas das quais você pode fazer para contribuir com o perdão. Dentre as nossas dicas, podemos mencionar as seguintes:

Entenda a situação

A primeira coisa que você precisa saber para poder liberar o perdão é justamente entender a situação a qual está vivendo.

Nesse sentido, o que você pode fazer é entender o outro. Quais foram as razões para que ele agisse de determinada forma?

Fora isso, pode ser interessante saber como ele está se sentindo depois de ter causado essa mágoa. Óbvio que esse exercício requer um certo altruísmo, mas com certeza é algo que vale a pena.

Ainda que seja um processo dificultoso, ele é necessário para que possamos nos desvencilhar do nosso próprio olhar.

Na grande maioria das vezes, acaba sendo necessário assumir uma conduta um pouco mais fria, algo mais complicado no começo. Mas, à medida que praticamos isso, vai se tornando tudo mais natural.

A jornada do autoconhecimento é algo que irá contribuir não apenas para liberar o perdão, mas também irá contribuir para várias áreas e situações da sua vida.

Afinal, conhecer-se a si mesmo é uma forma de entender a origem de cada sentimento.

Permita-se sentir

Tenha em mente que perdoar é algo que leva tempo. É justamente por isso que se fala sobre o “processo do perdão”.

Então, não se sinta obrigado a perdoar a tudo e a todos de forma imediata. Permita-se sentir. O ódio, rancor ou a angústia fazem parte de sermos humanos.

Óbvio que tudo tem um limite saudável, mas é preciso entender que você não deve se cobrar para oferecer o perdão a todo instante.

Antes do perdão, você pode se afundar em vários outros sentimentos negativos, como remorso, decepção, desprazer etc.

Pode parecer algo ruim, mas às vezes é algo que deve fazer parte para que você possa chegar ao estágio do perdão.

Então, procure estar sempre aberto a essas novas emoções, porque são elas que irão lhe guiar a chegar nas melhores conclusões.

Se perdoe também

Você não deve somente liberar o perdão ao outro, mas também a si mesmo. Às vezes, sentimos que foi a nossa culpa passar por uma determinada situação.

Se foi ou não, entenda que você fez tudo o que estava ao seu alcance, de acordo com a maturidade e entendimento que possuía. Não tem como perdoar o outro se você não perdoar a si mesmo.

Faça terapia

Perdoar não é fácil e nem sempre conseguimos fazer isso sozinho. Mas a verdade é que você não tem a obrigação de seguir solitário nesse caminho.

Lembra do autoconhecimento? Ele é uma das principais chaves para destrancar o perdão. E uma das melhores formas de desenvolver essa habilidade é através da terapia.

Hooponopono

O hooponopono é uma prática havaiana antiga de reconciliação e perdão. Essa prática envolve quatro etapas simples: Arrependimento, Perdão, Gratidão e Amor. A ideia é que, ao repetir essas quatro frases: “Sinto muito. Por favor, me perdoe. Obrigado. Eu te amo”, você começa a limpar dentro de si mesmo qualquer negatividade ou dor.

Essa prática funciona com a crença de que somos todos conectados e, portanto, qualquer dor ou negatividade que sentimos é uma responsabilidade compartilhada.

Ao aceitar a responsabilidade e buscar o perdão, podemos liberar a dor e encontrar a paz interior.

Leia também :

Compartilhar é se Importar. Compartilhe:

Redação O Poder do Ser

Sobre o autor | Website

Fabio Alves é um profissional dedicado ao desenvolvimento pessoal e bem-estar, formado em Gestão de Recursos Humanos e especialista em PNL e hipnose. Ele é um dos autores do blog O Poder do Ser, um espaço de reflexão e crescimento. Obrigado por se juntar a nós!

Despertar Interior

Junte-se à Nós e embarque em uma viagem de autoconhecimento e espiritualidade

Somos Contra Spam