Feng Shui: O Que é – Dicas para Casa, Sala, Quarto, Banheiro…

Você já se reparou que quando você organiza um ambiente de sua casa, limpando e se desfazendo do que é velho e sem uso, você se sente mais leve, assim como o local ? O Feng Shui tem muito a ver com isso. Confira.

feng shui sala quarto banheiro

O que é Feng Shui – Significado

O Feng Shui é uma corrente de pensamento analítico com tradição de mais de 3000 anos. Os mestres chineses que o estruturaram teriam percebido que cada área natural, terreno ou edificação seria dotada de sua própria vibração influenciada pela presença do QI (energia vital), e estaria sujeita às várias influências do ambiente que a circunda.

Constatando que certos tipos de vibrações presentes no ambiente e em seu entorno poderiam agir de modo benéfico para o corpo e a mente, enquanto que outros tipos tenderiam a ser prejudiciais, compreenderam a importância de estudar como situar as edificações, móveis e objetos da maneira mais adequada para favorecer seus usuários, segundo esta interpretação da natureza.

Assim, quando as pessoas buscam este equilíbrio com as forças benéficas da Natureza, podem gozar de saúde, boa sorte e prosperidade. Quando as ignoram e se alinham com influências nocivas, podem experimentar dificuldades e obstáculos que podem se expressar como doenças, má sorte ou indisposição.

Uma vez que a boa sorte vem de muitas maneiras, como melhor saúde, uma carreira bem sucedida ou uma vida amorosa plena, a possui dicas detalhadas para praticamente qualquer área da sua vida. Se baseia-se na  visão taoista e na compreensão da natureza, particularmente na ideia de que a terra está viva e cheia de Qi, ou energia.

 

Benefícios

Os chineses comparam os benefícios que o tratamento que o Feng Shui pode proporcionar a um espaço com os resultados que a terapia da acupuntura pode oferecer a um paciente.

Segundo eles, da mesma forma que o Acupunturista, diagnostica os bloqueios na circulação de energia de um paciente e aplica agulhas em uma parte do corpo para curar uma outra parte ou órgão, o consultor de Feng Shui detecta as influências visíveis e invisíveis em um ambiente e recomenda curas em uma área particular do imóvel que são capazes de alterar as características da circulação de energia no todo.

Cada avaliação é única, relativa às influências magnéticas do local, da edificação e de seus habitantes.

O conhecimento destas “influências” pode explicar muitos fenômenos que percebemos apenas de forma intuitiva, por exemplo: o que nos faz sentir confortáveis em determinado ambiente; porque certas áreas de uma edificação são pouco ou nunca ocupadas; porque alguns dos seus moradores sempre estão adoentados; porque certas edificações ou áreas em uma cidade são bem ocupadas enquanto outras são evitadas pelos habitantes.

Na sequência, vamos listar algumas dicas de Feng Shui para sua casa ficar mais harmoniosa.

 

Área Externa da Casa

Cultive um lindo jardim, não importa quão pequeno, ajudará a atrair a energia benéfica do Feng Shui para sua casa e transmutar as energias estagnadas.

 

Porta de Entrada

Uma casa com bom uso do Feng Shui tem um fluxo de energia suave, forte e claro para a sua porta da frente.  O  Chi , ou energia, pode ser bloqueada no caminho para sua porta da frente quando há materiais velhos e sem utilidade no caminho. Mantenha a porta de entrada limpa.

 

Cozinha

A localização, o design e os princípios básicos de organização na sua cozinha são considerados muito importantes em uma boa planta do Feng Shui. Na verdade, sua cozinha é parte da chamada trindade do Feng Shui  – o quarto, o banheiro e a cozinha – por sua maior importância para sua saúde e bem-estar.

Na cozinha é interessante ter flores e plantas naturais, para trazer mais cores e alegria. Além disso, a cozinha deve ser bem iluminada naturalmente, para que conserve os alimentos como frutas, assim como as plantas e flores.

 

Sala

A aplicação na sala de estar será feita na mesma base de energia do Feng Shui para toda a casa. A regra básica é limpeza e organização, com uma boa qualidade do ar são os bons princípios mínimos para qualquer espaço onde se vive.

Na sala, uma dica é posicionar o sofá de modo que esteja virado para a porta de entrada. Assim, quando alguém entra na casa percebe imediatamente a presença de um símbolo de acolhimento e hospitalidade. Além disso, o sofá deve ter seu encosto perto da parede para dar uma sensação de proteção a quem vai se sentar.

 

Quarto

Evite excesso de aparelhos eletrônicos no quarto pois o contato frequente com os campos elétricos não são benéficos para a nossa saúde.  As cores recomendadas para o quarto são as chamadas “cores da pele”, e sabemos que as cores da pele humana variam do branco pálido ao rico castanho chocolate.

 

Banheiro

No banheiro deve-se evitar que a porta não esteja de frente com a cozinha, por conta do risco de  contaminação por germes. É recomendável manter a porta do banheiro fechada e que tenha uma janela que transmita bastante claridade durante o dia, além de deixar o local arejado.

 

Quero Me Aprofundar no Estudo e Aplicações

Esse artigo foi introdutório para dar uma noção de como a arrumação do ambiente utilizando o Feng Shui pode influenciar o campo energético da casa, e assim, transmitir uma vibração leve e positiva, contribuindo para a melhoria da sua vida como um todo.

A matéria é feita de energia e interagimos com ela a todo momento, por isso a importância de darmos foco ao templo sagrado, que é nosso lar.

Se você tem interesse em se aprofundar no estudo do Feng Shui como forma de destravar as energias densas da sua vida e ter um ambiente que atraia a prosperidade em todos os aspectos, recomendo fortemente que Acesse o conteúdo Avançado clicando no botão vermelho abaixo:

Fontes: https://www.thespruce.com – https://pt.wikipedia.org/wiki/Feng_shui

Veja também: Como funciona a Terapia Holística

Compartilhe se Gostou do Artigo

Sobre o autor (a) | Website

Meu nome é Fabio Alves, e criei o blog https://opoderdoser.com/, com o intuito de compartilhar conteúdo sobre desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, além de dar espaço para profissionais da área fazerem o mesmo. Muito Obrigado por você estar aqui

RECEBA 100% GRÁTIS em seu E-Mail um PDF sobre THETAHEALING e Novas Atualizações de Artigos 

100% seguro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!