Como Vencer o Medo: Resgatando seu Empoderamento Feminino

Como vencer o medo: no amor, na aparência, trabalhando; na vida, conheça os caminhos através deste artigo.

O medo é um sentimento muitas vezes prejudicial ao desenvolvimento pleno das pessoas. Há vários tipos de medo, e os principais são tratados neste artigo. Fique comigo até o final e desfrute desse precioso conteúdo, eu sou a Coach e Terapeuta Sistêmica Iracema Rodrigues e se quiser saber um pouco mais sobre meu trabalho e cursos online Clique Aqui.

 

vencer o medo de ser feliz

Como Vencer o Medo no Amor

Quando nos sentimos incompletos, imaginamos que a melhor maneira de resolver isso, ao menos temporariamente, é através de um relacionamento. E, assim fazemos de tudo para que ele funcione ou pareça funcionar. Isso nos leva a uma porção de comportamentos distorcidos. Embora o ditado popular diga que “É melhor viver sozinho do que mal acompanhado”, na prática, muitas pessoas preferem ficar em relacionamentos abusivos do que viverem fora de um relacionamento.

Com relação a esse assunto minha dica é: Cuidado com as concessões. Perceba quando somente você cede naquilo em que discordam, relacionamentos abusivos assim como os vícios, não começam grandes, eles começam pequenos, quase imperceptíveis e quando se vê a situação está tão complicada que nem mesmo a pessoa entende porque ou como se colocou em situação tão humilhante.

Leia Meu eBook em PDF: Sucesso na Vida à Luz da Constelação Familiar ►►Saiba Mais 

 

Medo em Relação à Aparência

como vencer o medo em relação a aparência

Esse talvez seja o medo mais recorrente entre as mulheres e seu auge acontece durante a adolescência e não poderia ser diferente pois é na adolescência que as mudanças no corpo ficam mais visíveis e exacerbadas. Contudo na verdade os medos que envolvem a aparência na maioria das vezes não tem tanto a ver com como o corpo está, mas sim, com que a mídia impõe como “adequado”.

 

Medo no Trabalho

O trabalho é parte central na vida de praticamente todo ser humano adulto. Para muitos de nós o trabalho constitui uma parte fundamental da maneira pela qual nos expressamos no mundo. Ele provê identidade e também propósito.

 

Medo de ser ambiciosa e assertiva

Além das ansiedades de cargo e carreira que todos enfrentam, as mulheres têm temores específicos que se centram no paradoxo de manter relacionamentos e de permanecer “feminina”, fazendo mesmo assim um bom trabalho. Esses são o medo de ambição e da assertividade. Muitas vezes a mulher enfrenta conflito entre ser uma profissional e ser uma boa boa esposa e\ou mãe. A incorporação desse medo começa cedo. As garotas iniciam a vida com tanta ambição quanto os garotos, mas lentamente perdem entusiasmo na adolescência, quando a conseqüência a respeito dos papéis sexuais começa a se infiltrar.

O resultado é que as mulheres recebem a mensagem clara que a ambição não é feminina. Mesmo quando as mulheres conseguem continuar sonhando grande, ainda existe diferença entre a maneira pela qual nosso sucesso e os sucessos dos homens são recebidos. Quando somos bem sucedidas, temos maior probabilidade de que os homens fiquem pouco à vontade com o reconhecimento público do nosso sucesso. Recusamos elogios e qualquer progresso que venha com eles. Existe uma crença geral de que “ambição não combina com feminino”.

 

Medo de fracasso e sucesso

É claro que ninguém gosta de fracassar, mas em algumas pessoas ele paralisa o progresso natural pelo pavor em assumir riscos e não perseguir os próprios sonhos. Observe se tem algum projeto ou ideia que poderia ser colocado em prática mas não o faz por não estar 110% pronto e perfeito. Esse medo tem a ver com o medo da crítica e muitas vezes está lado a lado com o medo do sucesso, sim, também existe o medo do sucesso. A ideia de que se formos longe demais, perdemos nossa conexão com a família e amigos, com aquilo que é “real”. Enquanto o medo afetar nosso comportamento no trabalho, o medo de sucesso afetará nossos sonhos de realização.

 

Como Vencer o Medo

empoderamento feminino medo

 

Se você quer aprender como vencer o medo, a primeira coisa que você precisa fazer é reconhecê-lo. Saiba que destemor não é ausência de medo. Na verdade, é seu domínio. Coragem, disse Sócrates, é o conhecimento daquilo que não deve ser temido. Então conheça seus medos, olhe-os de frente.

O segundo passo é entender que ele é importante em nossa vida, sim o medo é muito importante. Ele nos mantém vivos, porque temos medos fazemos coisas estúpidas que coloquem nossa vida em perigo.

E finalmente, para aprender como vencer o medo precisamos olhar pra trás e reconhecer cada vitória já tida em nossas vidas. Recordar é viver… Quando recordamos nossas vitórias conseguimos reunir forças para vencer as batalhas atuais. Também pode pensar em vitórias que você não tem em sua memória recente, mas sabe que elas aconteceram.

Exemplo: Andar pela primeira vez…. Nossa… Quantas vezes caímos até aprender a andar ereto com as próprias pernas, mas você conseguiu. E nossa maior vitória, aqui nessa vida…. Sabe qual é? O nascimento. Nascer foi o nosso primeiro e maior desafio e nós vencemos, tudo o mais que vier é possível vencer!

Quando dominamos e vencemos o medo nos tornamos pessoas mais empoderadas.

 

O Que é Empoderamento Feminino

Empoderamento é uma palavra utilizada em diversos âmbitos e sua significação varia um pouco dependendo do contexto (social, político e até mesmo racial).

Em termos de Desenvolvimento Pessoal entendo empoderamento como a conexão com nossa essência sagrada, assim uma pessoa empoderada é aquela que vive de acordo com sua verdade interior, reconhece suas qualidades e seus pontos de melhoria, e ainda assim consegue se expressar livremente e ser autêntica.

Empoderamento é a apropriação de um direito de nascença que temos de sermos quem nascemos pra ser, é quando desenvolvemos nossa coragem e fé em nós mesmo.

Empoderar-se é despertar do torpor imposto por uma sociedade patriarcal, machista e preconceituosa que diz: “você não pode ser ou fazer tal coisa. Mas saiba: VOCÊ PODE TUDO QUE ACHA QUE PODE. Você tem a força e o poder dentro de si, está tudo aí guardado e nada nem ninguém tem o direito ou possibilidade de tirar. Você e eu somos luz!

Pra finalizar o artigo sobre como vencer o medo, não poderia deixar de falar um pouco sobre coragem

 

O Que é Coragem

Coragem é uma palavra do latim caraticum que em sua etimologia trás o radical ”cor” que vem de “coração”. Assim ter coragem significa viver de acordo com seu coração. É dar um lugar especial às suas emoções e ser capaz de agir mesmo nas situações mais extremas.

E aí? vamos nos conectar de coração?

Eu sou Iracema Rodrigues Silva e meu trabalho é te ajudar a desenvolver sua coragem pra alcançar a vida que deseja ter. Se quiser entender melhor como vencer o medo, eu posso te ajudar,  Clique Aqui que te explico tudo direitinho.

Me encontre também no instagram: https://www.instagram.com/iracemarodrigues.oficial/

E no https://www.facebook.com/IracemaRodrigues.Oficial

(Trechos deste artigo está baseado no livro Best Seller nos EUA – Mulheres corajosas sempre vencem de Arianna Huffington)

Veja também: O que é Feng Shui e Como Funciona

Compartilhe se Gostou do Artigo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  
  •  
  •  

Sobre o autor (a) | Website

Apaixonada por desenvolvimento humano e de negócios, formou-se em Administração pela Universidade Católica de Brasília; Em Coaching pela Academia Brasileira de Coaching, certificada pelo BCI - Certificadora internacional. Em PNL pelo Instituto Ânima de Desenvolvimento Humano; Em Hipnose Clínica pelo NAVE - Núcleo de Apoio à Vida em Expansão e em Constelação Familiar pelo Instituto Adoleser com Ternise Torres Atualmente atende online por vídeo chamada e presencial em Brasília - Águas Claras DF onde atende individual, casal e conduz grupos de Constelação Familiar. Tem uma vasta experiência em orientação a empreendedoras autônomas com Coaching, PNL e princípios da Administração de Empresas. Para falar com Iracema Rodrigues Clique neste link (https://opoderdoser.com/contato-iracema)

RECEBA 100% GRÁTIS em seu E-Mail um PDF sobre THETAHEALING e Novas Atualizações de Artigos 

100% seguro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!