Yoga Online Funciona? Afinal, Yoga é Bom Para Que ?

A Yoga Online funciona da mesma forma que estando em um local físico assessorado por um Instrutor(a)? A Yoga é bom para que, quais os benefícios a saúde física e mental?

Nesse artigo vamos conversar a respeito dessa prática milenar que promove equilíbrio e bem estar.

yoga online e os benefícios para que serve

O Que é Yoga

Yoga ou ioga, significa controlar, unir. É um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta. Yoga é um conceito, uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica.

Com a prática, podemos viver mais saudáveis ​​e produtivos, e ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de nossas vidas de forma geral.

 

História do Yoga

Yoga tem uma longa história de ajudar as pessoas a alcançar o equilíbrio mental e físico.
Não há registro escrito do inventor do yoga.

Praticantes de yoga masculino são conhecidos como iogues e praticantes de yoga feminino são chamados yoginis. Ambos praticaram e ensinaram yoga muito antes de qualquer relato escrito de yoga ter surgido.

Nos cinco milênios seguintes, os iogues transmitiram a disciplina aos seus alunos, e muitas escolas diferentes de ioga se desenvolveram à medida que a prática expandia seu alcance e popularidade global.

O “Yoga Sutra”, um tratado de 2.000 anos sobre a filosofia iogue feito pelo sábio indiano Patanjali, é um guia sobre como dominar a mente, controlar as emoções e crescer espiritualmente. O Yoga Sutra é o mais antigo registro escrito de yoga e um dos textos mais antigos existentes e fornece a estrutura para todo o yoga moderno.

Yoga é bem conhecido por suas posturas e poses, mas eles não eram uma parte fundamental das tradições originais de yoga na Índia. Aptidão não era um objetivo primário. Praticantes e seguidores da tradição iogue concentraram-se em outras práticas, como expandir a energia espiritual usando métodos de respiração e foco mental.

A tradição começou a ganhar popularidade no Ocidente no final do século XIX. Uma explosão de interesse no yoga postural ocorreu nas décadas de 1920 e 1930, primeiro na Índia e depois no Ocidente.

 

Filosofia

Para transmitir sua mensagem espiritual e orientar as sessões, o yoga muitas vezes usa a imagem de uma árvore com raízes, um tronco, galhos, flores e frutas. Cada “ramo” do yoga representa um foco diferente e um conjunto de características.

Os seis ramos são:

  • Hatha Yoga: Este é o ramo físico e mental projetado para preparar o corpo e a mente.
  • Raja Yoga: Este ramo envolve meditação e adesão estrita a uma série de medidas disciplinares conhecidas como os “oito membros” do yoga.
  • Karma Yoga: Este é um caminho de serviço que visa criar um futuro livre de negatividade e egoísmo.
  • Bhakti yoga: visa estabelecer o caminho da devoção, uma maneira positiva de canalizar as emoções e cultivar a aceitação e a tolerância.
  • Jnana yoga: Este ramo do yoga é sobre sabedoria, o caminho do estudioso e o desenvolvimento do intelecto através do estudo.
  • Tantra Yoga: Este é o caminho do ritual, cerimônia ou consumação de um relacionamento.
    Aproximar-se da ioga com um objetivo específico em mente pode ajudar a pessoa a decidir qual ramo seguir.

 

É bom pra Que? Veja 13 Benefícios do Yoga

  • 1) Pode diminuir o Estresse

Yoga é conhecido por sua capacidade de aliviar o estresse e promover o relaxamento.

De fato, vários estudos mostraram que ele pode diminuir a secreção de cortisol, o principal hormônio do estresse.

Um estudo demonstrou o poderoso efeito do yoga sobre o estresse, seguindo 24 mulheres que se consideravam emocionalmente angustiadas.

Depois de um programa de yoga de três meses, as mulheres tiveram níveis significativamente mais baixos de cortisol. Eles também tinham níveis mais baixos de estresse, ansiedade, fadiga e depressão.

Outro estudo de 131 pessoas teve resultados semelhantes, mostrando que 10 semanas de yoga ajudaram a reduzir o estresse e a ansiedade . Também ajudou a melhorar a qualidade de vida e a saúde mental.

Quando usado sozinho ou junto com outros métodos de aliviar o estresse, como a meditação, o yoga pode ser uma maneira poderosa de manter o estresse sob controle.

 

  • 2) Alivia a Ansiedade

Muitas pessoas começam a praticar yoga como uma maneira de lidar com sentimentos de ansiedade.

Curiosamente, há poucas pesquisas mostrando que a ioga pode ajudar a reduzir a ansiedade.

Em um estudo, 34 mulheres diagnosticadas com transtorno de ansiedade participaram de aulas de ioga duas vezes por semana durante dois meses.

No final do estudo, aqueles que praticavam yoga tinham níveis significativamente mais baixos de ansiedade do que o grupo controle.

Outro estudo acompanhou 64 mulheres com transtorno de estresse pós-traumático, que é caracterizado por ansiedade severa e medo após a exposição a um evento traumático.

Após 10 semanas, as mulheres que praticavam ioga uma vez por semana tinham menos sintomas do Transtorno.

Não está totalmente claro exatamente como a ioga é capaz de reduzir os sintomas de ansiedade. No entanto, enfatizo a importância de estar presente no momento e encontrar uma sensação de paz, o que poderia ajudar a tratar a ansiedade.

 

  • 3) Pode reduzir Inflamação

Além de melhorar sua saúde mental, alguns estudos sugerem que praticar yoga também pode reduzir a inflamação.

A inflamação é uma resposta imunológica normal, mas a inflamação crônica pode contribuir para o desenvolvimento de doenças pró-inflamatórias, como doenças cardíacas, diabetes e câncer.

Um estudo de 2015 dividiu 218 participantes em dois grupos: aqueles que praticavam ioga regularmente e os que não praticavam. Ambos os grupos realizaram exercícios moderados e extenuantes para induzir estresse.

No final do estudo, os indivíduos que praticavam ioga tinham níveis mais baixos de marcadores inflamatórios do que aqueles que não o praticavam.

Da mesma forma, um pequeno estudo de 2014 mostrou que 12 semanas de ioga reduziram os marcadores inflamatórios em sobreviventes de câncer de mama com fadiga persistente.

Embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar os efeitos benéficos da ioga na inflamação, esses achados indicam que ela pode ajudar a proteger contra certas doenças causadas pela inflamação crônica.

 

  • 4) Pode melhorar a saúde do coração

Do bombeamento de sangue por todo o corpo até o fornecimento de nutrientes importantes aos tecidos, a saúde do seu coração é um componente essencial da saúde geral.

Estudos mostram que a ioga pode ajudar a melhorar a saúde do coração e reduzir vários fatores de risco para doenças cardíacas.

Um estudo descobriu que os participantes com mais de 40 anos de idade que praticavam ioga há cinco anos apresentavam uma pressão arterial e pulsação mais baixas do que aqueles que não o praticavam.

A hipertensão arterial é uma das principais causas de problemas cardíacos, como ataques cardíacos e derrame. Diminuir a pressão arterial pode ajudar a reduzir o risco desses problemas.

Algumas pesquisas também sugerem que a incorporação da ioga em um estilo de vida saudável poderia ajudar a retardar a progressão da doença cardíaca.

Um estudo acompanhou 113 pacientes com doença cardíaca, observando os efeitos de uma mudança de estilo de vida que incluiu um ano de treinamento em Yoga combinado com modificações dietéticas e controle do estresse.

Os participantes viram uma queda de 23% no colesterol total e uma redução de 26% no colesterol LDL “ruim”. Além disso, a progressão da doença cardíaca parou em 47% dos pacientes.

Não está claro o quanto o papel da ioga influenciou em comparação com outros fatores como a dieta. No entanto, pode minimizar o estresse, um dos principais contribuintes para doenças cardíacas.

 

  • 5) Melhora a Qualidade de vida

O Yoga está se tornando cada vez mais comum como terapia adjunta para melhorar a qualidade de vida de muitos indivíduos.

Em um estudo, 135 idosos foram designados para seis meses de ioga, caminhada ou grupo de controle. A prática de ioga melhorou significativamente a qualidade de vida, bem como o humor e a fadiga, em comparação com os outros grupos.

Outros estudos analisaram como a ioga pode melhorar a qualidade de vida e reduzir os sintomas em pacientes com câncer.

Um estudo acompanhou mulheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico. O Yoga diminuiu os sintomas da quimioterapia, como náuseas e vômitos, além de melhorar a qualidade de vida geral.

Um estudo semelhante analisou como oito semanas de yoga afetaram mulheres com câncer de mama. No final do estudo, as mulheres tiveram menos dor e fadiga com melhorias nos níveis de revigoramento, aceitação e relaxamento.

Outros estudos descobriram que a ioga pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, melhorar o bem-estar espiritual, melhorar a função social e reduzir os sintomas de ansiedade e depressão em pacientes com câncer.

 

  • 6) Pode combater a depressão

Alguns estudos mostram que a ioga pode ter um efeito antidepressivo e ajudar a diminuir os sintomas da depressão.

Isso pode ser porque o yoga é capaz de diminuir os níveis de cortisol , um hormônio do estresse que influencia os níveis de serotonina, o neurotransmissor frequentemente associado à depressão.

Em um estudo, os participantes de um programa de dependência de álcool praticaram Sudarshan Kriya, um tipo específico de yoga que se concentra na respiração rítmica.

Após duas semanas, os participantes apresentaram menos sintomas de depressão e níveis mais baixos de cortisol. Eles também tinham níveis mais baixos de ACTH, um hormônio responsável por estimular a liberação de cortisol.

Outros estudos tiveram resultados semelhantes, mostrando uma associação entre a prática de yoga e diminuição dos sintomas de depressão.

Com base nesses resultados, o yoga pode ajudar a combater a depressão, isoladamente ou em combinação com métodos tradicionais de tratamento.

 

  • 7) Pode reduzir a dor crônica

A dor crônica é um problema persistente que afeta milhões de pessoas e tem uma série de possíveis causas, desde lesões à artrite.

Há um crescente corpo de pesquisas demonstrando que praticar yoga pode ajudar a reduzir muitos tipos de dor crônica.

Em um estudo, 42 indivíduos com síndrome do túnel do carpo receberam uma tala de pulso ou fizeram yoga por oito semanas.

No final do estudo, foi identificado que o yoga foi mais eficaz na redução da dor e melhorar a força de preensão do que a imobilização do punho.

Outro estudo em 2005 mostrou que o yoga poderia ajudar a diminuir a dor e melhorar a função física em participantes com osteoartrite dos joelhos.

Embora mais pesquisas sejam necessárias, a incorporação da ioga em sua rotina diária pode ser benéfica para aqueles que sofrem de dor crônica.

 

  • 8) Melhora a qualidade do sono

A má qualidade do sono tem sido associada à obesidade, hipertensão arterial e depressão, entre outros transtornos.

Estudos mostram que incorporar yoga em sua rotina pode ajudar a promover um sono melhor .

Em um estudo de 2005, 69 pacientes idosos foram designados para praticar yoga, tomar uma preparação à base de ervas ou fazer parte de um grupo de controle.

O grupo de ioga adormeceu mais rápido, dormiu mais e sentiu-se mais bem descansado de manhã do que os outros grupos.

Outro estudo analisou os efeitos do yoga no sono em pacientes com linfoma. Eles descobriram que diminuiu os distúrbios do sono, melhorou a qualidade e a duração do sono e reduziu a necessidade de medicamentos para dormir.

Embora a maneira como funciona não esteja clara, a ioga mostrou aumentar a secreção de melatonina, um hormônio que regula o sono e a vigília.

Yoga também tem um efeito significativo sobre a ansiedade, depressão, dor crônica e estresse – todos os contribuintes comuns para problemas de sono.

 

  • 9) Melhora a flexibilidade e o equilíbrio

Muitas pessoas adicionam ioga à sua rotina de exercícios para melhorar a flexibilidade e o equilíbrio.

Há uma pesquisa considerável que apóia esse benefício, demonstrando que ele pode otimizar o desempenho por meio do uso de poses específicas que visam flexibilidade e equilíbrio.

Um estudo recente analisou o impacto de 10 semanas de ioga em 26 atletas universitários do sexo masculino. Fazer ioga aumentou significativamente várias medidas de flexibilidade e equilíbrio, em comparação com o grupo controle.

Outro estudo atribuiu a 66 idosos participantes a prática de yoga ou ginástica calistênica, um tipo de exercício com peso corporal.

Depois de um ano, a flexibilidade total do grupo de ioga aumentou em quase quatro vezes.

Um estudo de 2013 também descobriu que praticar yoga pode ajudar a melhorar o equilíbrio e a mobilidade em adultos mais velhos.

Praticar apenas 15 a 30 minutos de ioga por dia pode fazer uma grande diferença para quem procura melhorar o desempenho, aumentando a flexibilidade e o equilíbrio.

 

  • 10) Pode ajudar a melhorar a respiração

Pranayama, ou respiração yogue, é uma prática em yoga que se concentra em controlar a respiração através de exercícios e técnicas de respiração.

A maioria dos tipos de yoga incorpora esses exercícios de respiração, e vários estudos descobriram que praticar yoga pode ajudar a melhorar a respiração.

Em um estudo, 287 estudantes universitários fizeram uma aula de 15 semanas, onde aprenderam várias posturas de yoga e exercícios de respiração. No final do estudo, eles tiveram um aumento significativo na capacidade vital.

A capacidade vital é uma medida da quantidade máxima de ar que pode ser expelida dos pulmões. É especialmente importante para aqueles com doença pulmonar, problemas cardíacos e asma.

Outro estudo em 2009 descobriu que a prática de respiração yogue melhorava os sintomas e a função pulmonar em pacientes com asma leve a moderada.

Melhorar a respiração pode ajudar a aumentar a resistência, otimizar o desempenho e manter os pulmões e o coração saudáveis.

 

  • 11) Pode aliviar enxaquecas

As enxaquecas são dores de cabeça recorrentes que afetam aproximadamente 1 em cada 7 americanos a cada ano.

Tradicionalmente, as enxaquecas são tratadas com medicamentos para aliviar e controlar os sintomas.

No entanto, evidências crescentes mostram que a ioga pode ser uma terapia adjunta útil para ajudar a reduzir a frequência de enxaqueca.

Um estudo de 2007 dividiu 72 pacientes com enxaqueca em terapia de ioga ou grupo de autocuidado por três meses. Praticar ioga levou a reduções na intensidade, freqüência e dor da cefaleia em comparação com o grupo de autocuidado.

Outro estudo tratou 60 pacientes com enxaqueca usando o tratamento convencional com ou sem ioga. Fazer ioga resultou em uma diminuição maior na freqüência e intensidade da cefaleia do que apenas nos cuidados convencionais.

Pesquisadores sugerem que fazer ioga pode ajudar a estimular o nervo vago, que tem se mostrado eficaz no alívio de enxaquecas.

 

  • 12) Promove hábitos alimentares saudáveis

A alimentação consciente , também conhecida como alimentação intuitiva, é um conceito que estimula a presença no momento da refeição.

Trata-se de prestar atenção ao sabor, cheiro e textura de sua comida e perceber quaisquer pensamentos, sentimentos ou sensações que você experimente ao comer.

Esta prática tem demonstrado promover hábitos alimentares saudáveis ​​que ajudam a controlar o açúcar no sangue, estimular a perda de peso e tratar comportamentos alimentares desordenados.

Como a ioga coloca uma ênfase semelhante na atenção plena, alguns estudos mostram que ela pode ser usada para encorajar comportamentos alimentares saudáveis.

Um estudo incorporou o yoga em um programa ambulatorial de tratamento de transtornos alimentares com 54 pacientes, descobrindo que o yoga ajudou a reduzir tanto os sintomas do transtorno alimentar quanto a preocupação com os alimentos.

Outro pequeno estudo analisou como o yoga afetou os sintomas do transtorno da compulsão alimentar periódica, um distúrbio caracterizado por excessos compulsivos e sensação de perda de controle.

Foi identificado que o Yoga pode causar uma diminuição nos episódios de compulsão alimentar, um aumento na atividade física e uma pequena diminuição no peso.

Para aqueles com e sem comportamentos alimentares desordenados, praticando mindfulness através da ioga pode ajudar no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.

 

  • 13) Pode aumentar a força

Além de melhorar a flexibilidade, o yoga é um ótimo complemento para uma rotina de exercícios por seus benefícios de fortalecimento da força.

Na verdade, existem posturas específicas na ioga que são projetadas para aumentar a força e construir músculos.

Em um estudo, 79 adultos realizaram 24 ciclos de saudações ao sol – uma série de poses fundamentais usadas como aquecimento – seis dias por semana durante 24 semanas.

Eles experimentaram um aumento significativo na força da parte superior do corpo, resistência e perda de peso. As mulheres também tiveram uma diminuição no percentual de gordura corporal.

Um estudo de 2015 teve resultados semelhantes, mostrando que 12 semanas de prática levaram a melhorias na resistência, força e flexibilidade em 173 participantes.

Com base nesses achados, praticar ioga pode ser um meio eficaz de aumentar a força e a resistência, especialmente quando usado em combinação com uma rotina regular de exercícios.

 

Yoga Online Funciona?

A prática de Yoga online funciona muito bem para as pessoas que preferem a praticidade de realizar as aulas de yoga no conforto do seu lar.

É uma tendência que vem crescendo muito pois é uma forma rápida de se praticar yoga por alguns minutos diários, não deixando de colher os benefícios incríveis, já destacados no artigo.

 

Pratique Yoga Online

Tenha acesso agora a uma aula completa totalmente grátis, para que você experimente e se familiarize com a Yoga em sua vida.

Através de vídeo aulas detalhadas, passo a passo, é possível evoluir na prática como se estivesse presencialmente de frente com o instrutor.

A vantagem de como a yoga online funciona melhor é que você pode voltar quantas vezes quiser para compreender melhor os exercícios e as explicações do Instrutor.

►► CLIQUE AQUI PARA ACESSAR VÍDEO AULA GRATUITA 

yoga online funciona mesmo

Termos relacionados: yoga online funciona, é bom para que, cisne, emagrece e para iniciantes. Yogananda, mudra, a yoga e o cristianismo, benefícios e malefícios.

Fontes: http://www.specialyoga.com/what-is-yoga.html , https://www.medicalnewstoday.com/articles/286745.php , https://www.significados.com.br/yoga/ , https://www.healthline.com/nutrition/13-benefits-of-yoga#section3

Compartilhe se Gostou do Artigo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  
  •  
  •  

Sobre o autor (a) | Website

Meu nome é Fabio Alves, e criei o blog https://opoderdoser.com/, com o intuito de compartilhar conteúdo sobre desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, além de dar espaço para profissionais da área fazerem o mesmo. Muito Obrigado por você estar aqui

RECEBA 100% GRÁTIS em seu E-Mail um PDF sobre THETAHEALING e Novas Atualizações de Artigos 

100% seguro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!