Como Definir a Inteligência Emocional

Como Definir a Inteligência EmocionalOlá leitores, abordarei nesse artigo um assunto muito comentado recentemente : a inteligência emocional. Esse tema traz muitas informações extremamente importantes para nosso desenvolvimento humano.

Dividirei o conteúdo em alguns artigos para facilitar a compreensão, e para que o assunto se torne o mais claro possível. Vamos lá então…

 

Como definir a inteligência?

A inteligência pode ser definida como a nossa capacidade mental  de racionalizar os eventos que ocorrem ao nosso redor, planeja-los, resolvermos os problemas através de conhecimentos adquiridos pelo nosso aprendizado.

A inteligência é uma soma de muitas habilidades da nossa mente , não limitando-se apenas a um fator.

Veja abaixo alguns fatores:

Memória: o nosso aprendizado é realizado através da memória que registra nossas atividades

Raciocínio logico: utilizado para se resolver problemas matemáticos, por exemplo.

Raciocínio Espacial: noções de espaço, distancias, localizações .

Raciocínio Musical: habilidade em aprender a tocar instrumentos , sensibilidade aos sons musicais.

Intrapessoal: capacidade de compreender suas próprias emoções, sabendo lidar com elas para atingir seus objetivos.

Interpessoal: a capacidade de lidarmos com as outras pessoas de forma amigável, compreendendo os sentimentos delas e utilizando esse fator para atingir seus objetivos.

 

As três grandes áreas da inteligência

Estudiosos desmembraram a inteligência em três partes. São elas:

A área inconsciente da mente: essa área refere-se a todas as informações que recebemos e armazenamos desde a nossa infância. Seria o HD do computador , e por onde buscamos pensamentos e emoções que foram armazenados ali durante nossa existência ate o momento.

A formação do pensamento: essa área também é inconsciente, são gatilhos vindo da nosso HD (subconsciente) , que nos fazem produzir imagens mentais, idéias, e variáveis existenciais relacionados a como o individuo se vê diante de si e das pessoas.

A terceira área é como a inteligência administra todas essas informações buscadas inconscientemente de nosso HD ,  o nosso grau de memória das informações, nossa capacidade de sermos emocionalmente controlados, ou escravos de nossos pensamentos.

 

E a inteligência emocional?

A inteligência emocional é justamente a capacidade que temos de reconhecer nossas emoções, administra-las e reconhecer-nos nas outras pessoas, controlando nossos sentimentos, sabendo que eles podem nos prejudicar socialmente e intelectualmente.

Há estudos que reconhecem que a inteligência emocional é mais importante que a racional, pois em nosso dia a dia, estamos expostos a decisões, desafios, angústias relacionadas aos problemas, relacionamentos interpessoais, e nossa reação diante de tudo isso é preponderante para nosso crescimento profissional e pessoal.

 

Conclusão

Somos criados e moldados pela sociedade na escola, aprendendo matérias lógicas, muitas vezes, inutilizadas na nossa vida, mas sendo propagada como a desenvolvedora da inteligência humana.

Aprendemos a resolver equações, diversos tipos de contas e problemas, mas em nenhum momento somos ensinados a aprendermos a gerenciar nossas emoções, desenvolver nossas habilidades de lidar com nossos sofrimentos de maneira mais madura.

Tudo isso faz do nosso mundo, um lugar onde valores emocionais são descartados.

No próximo artigo , darei continuidade e explicarei com detalhes a Inteligencia emocional e como ela pode nos libertar das algemas do sofrimento.

Obrigado por ler este Artigo, caso tenha gostado, recomende no Facebook

Recomendo que Veja:

Compartilhe se Gostou do Artigo

Sobre o autor (a) | Website

Meu nome é Fabio Alves, e criei o blog https://opoderdoser.com/, com o intuito de compartilhar conteúdo sobre desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, além de dar espaço para profissionais da área fazerem o mesmo. Muito Obrigado por você estar aqui

RECEBA 100% GRÁTIS em seu E-Mail um PDF sobre THETAHEALING e Novas Atualizações de Artigos 

100% seguro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!